Administração financeira: o que é e como trabalhar na área

administração financeira

Desconto nota do Enem

O mercado de trabalho está repleto de oportunidades para quem busca se especializar, não é mesmo? Neste post, falaremos um pouco mais sobre a atuação na área de Administração Financeira, um ramo que ainda tem muito a crescer.

No país do empreendedorismo, não é surpresa dizer que profissionais que se dedicam a contribuir com o sucesso das empresas são valorizados. Mas a verdade é que o mercado financeiro ainda assusta e gera dúvidas em muitas pessoas.

Foi para desmitificar algumas crenças e ajudá-lo a conhecer melhor esse segmento para quem faz o curso de Administração que preparamos este artigo. Acompanhe!

O que é Administração Financeira?

A Administração Financeira é um ramo da Administração de Empresas, porém, é ainda mais focada na gestão financeira de organizações de todos os portes e segmentos. Ou seja, é a área que lida com a coordenação dos recursos e patrimônio de uma companhia.

É papel desse ramo cuidar do planejamento e controle de gastos, sempre visando a melhorar seus resultados no mercado.

A ideia é usar de maneira mais inteligente os recursos disponíveis, bem como fundamentar as decisões em dados contábeis reais e atualizados. Quando bem executada, a empresa consegue aumentar seus lucros e crescer de maneira sólida.

Como é trabalhar na área de Administração Financeira?

Qual negócio não deseja ter uma boa saúde financeira, não é mesmo? Além de outros fatores, a Administração Financeira é uma atividade essencial para a sobrevivência e sucesso empresarial.

Quem tem dúvidas entre os cursos de Empreendedorismo e Administração, precisa saber que o administrador de empresas que decide atuar na área é muito requisitado e valorizado. Afinal, é o principal responsável pelo controle de gastos, planejamento orçamentário e análise de investimentos.

Mas, afinal, como é trabalhar com Administração Financeira? Conheça as diversas possibilidades de atuação desse profissional!

Planejamento Financeiro/Controladoria

O administrador financeiro pode trabalhar realizando o planejamento financeiro das empresas. Nesse caso, tem um papel relevante para o sucesso do negócio, pois ajuda a definir em que o dinheiro será aplicado.

Além disso, pode desempenhar atividades de controladoria. Ou seja, fazendo inventários e análises financeiras para verificar se o planejamento está sendo seguido.

Contábil/Fiscal

Na área contábil e fiscal, o administrador financeiro cuida da organização e recolhimento de tributos. Seu papel é, novamente, de extrema relevância, visto que problemas com o Fisco podem inviabilizar o funcionamento das empresas.

Tesouraria e Contabilidade

Dentro da área de Tesouraria e Contabilidade, sua atuação é um pouco mais ampla. Nesse caso, ele gerencia o setor e auxilia os demais profissionais com rotinas específicas para garantir a saúde financeira da empresa.

Finanças Corporativas

Nesse segmento, o profissional fará a gestão das contas empresariais, bem como a coordenação de seus investimentos. Para isso, ele realiza projeções, toma decisões, avalia relatórios e confere indicadores de desempenho, por exemplo.

Como é o mercado de Administração Financeira?

Tão bom quanto encontrar um vestibular com 100% de bolsa é ter a certeza de que escolheu o curso certo, não é mesmo? Se ainda tem dúvidas, é importante saber como anda o mercado para Administração Financeira.

Você sabia 25% da população brasileira está envolvida com seu próprio negócio? Os números demonstram que somos um país com o empreendedorismo no DNA. E com tantas empresas, é preciso de bons profissionais para mantê-las lucrativas e produtivas, certo?

Em épocas de instabilidade econômica, isso se torna ainda mais importante. Por ser essencial para o controle dos gastos, planejamento tributário e identificação de oportunidades de investimentos, o profissional especializado em Administração Financeira é muito procurado.

Tour pela prova do Enem

O mercado de trabalho é realmente amplo e abre espaço para atuar em diversos cargos, como assistente financeiro, analista, supervisor, gerente e diretor. Aliás, não é por acaso que o curso de Administração está entre os mais procurados pelos estudantes.

Além disso, segundo o MEC, o EAD se confirma como tendência — em 2019, 63,2% das vagas de curso superior foram ofertados nessa modalidade —, o que tem contribuído para o crescimento ainda maior da área.

Todo esse cenário contribui para que o administrador financeiro seja uma profissão com muitas oportunidades. Afinal, ele é capacitado para realizar planejamentos, antecipar problemas, criar metas de gastos e vendas e desenvolver estratégias para driblar a crise e fazer a empresa crescer.

Em outras palavras, esse profissional é exatamente o que um mercado repleto de empresas em fase de desenvolvimento precisa. É alguém com as habilidades e competências prontas para atuar de forma inovadora e criativa.

Quais são as vantagens de se formar em Administração Financeira?

Como vimos, o administrador financeiro é um profissional altamente técnico e capacitado. Ele não trabalha com achismos e busca tomar decisões fundamentadas que contribuam para o crescimento do negócio em que atua.

Ser um personagem essencial para o sucesso empresarial já é muito gratificante, mas isso não é tudo. Existem diversas vantagens de investir nessa ideia quando se sabe tudo sobre o curso de Administração!

Ser um profissional estratégico e requisitado

Diante de tudo o que apresentamos, podemos dizer que as empresas não podem operar sem um bom gestor financeiro. Por ser um colaborador estratégico, ele é muito requisitado no mercado.

Aliás, em tempos de crise e pós-crise, ele se torna ainda mais indispensável e valorizado. Afinal, uma boa administração das finanças é o primeiro passo para se recuperar e voltar a crescer.

Diversidade de atuação

Quem decide se dedicar a essa área e se especializar tem um grande leque de opções de atuação. Isso mesmo! É possível escolher o foco de seu trabalho de acordo com suas aptidões e habilidades.

Aliás, quem aproveita o estágio em Administração para aprender, estudar e mostrar serviço tem grandes chances de já sair empregado da faculdade. Ainda mais quando você escolhe a Unopar para fazer seu curso. Aqui, temos um corpo docente qualificado, formas de ingresso facilitadas e benefícios exclusivos para uma formação completa!

Boa remuneração

Profissionais que buscam se capacitar estão investindo em sua carreira. Exatamente por isso, a boa remuneração é mais uma vantagem experimentada pelo administrador financeiro.

Conforme o Guia Salarial 2019 para a área, os salários podem variar de R$ 2.800,00* a R$ 30 mil*. Existem ótimas oportunidades para os diferentes níveis de atuação, como assistente, analista, coordenador e gerente.

Alto índice de empregabilidade

O mercado está precisando de profissionais qualificados na área de Administração Financeira. Isso significa que há uma demanda que ainda não foi suprida, o que se reflete em um alto índice de empregabilidade. As vagas do Canal Conecta, portal exclusivo para quem estuda na Unopar, são uma prova de que há muitas oportunidades!

Atuar em grandes projetos

Por fim, ao estudar e aprofundar seus conhecimentos nesse segmento, você terá a oportunidade de atuar em grandes projetos. Agora que você já sabe como funciona Administração Financeira, sabe que o profissional é dinâmico e pode contribuir com o sucesso de negócios de todos os portes.

Agora é com você!

Conseguiu entender por que trabalhar com Administração Financeira é uma decisão estratégica? Como vimos, a atividade é fundamental para o setor empresarial, e quem estiver preparado poderá aproveitar bem as oportunidades. Portanto, não perca mais tempo!

Está pronto para dar o primeiro passo rumo a uma carreira de sucesso? Faça sua inscrição no vestibular da Unopar!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 32

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados