5 dicas para conquistar um bom estágio em Administração

estágio em administração

Desconto nota do Enem

Fazer um estágio em Administração é uma das melhores atitudes que o aluno pode ter durante a sua formação. Na realidade, todo estudante deveria explorar as chances de ter contato com a parte prática de sua carreira e acumular experiência profissional o quanto antes — sem contar que o currículo já começa a ser construído.

Uma das grandes vantagens da área administrativa é a variedade de oportunidades oferecida, já que se trata de um campo bastante amplo. Porém, é preciso se preparar para conseguir algum destaque no mercado de trabalho.

Quer saber como fazer isso durante a sua graduação? Confira as nossas dicas do que fazer para se destacar na concorrência e conseguir um bom estágio!

1. Busque indicações com seus professores

Ser um aluno comprometido e interessado é um dos passos que pode ajudar o estudante de Administração a conseguir indicações de estágio. Acontece que muitos pensam que as oportunidades estão fora da sala de aula e esquecem da importância do relacionamento com os professores.

A verdade é que, durante o curso, todos os alunos são observados. Por sua vez, os professores são experientes na área que lecionam e têm os seus contatos com profissionais que estão atuando no mercado.

Então, uma ótima ideia é sempre manter uma boa relação com os mestres, não só para tirar dúvidas quanto para demonstrar os seus interesses e pedir conselhos. É claro que tudo isso precisa vir acompanhado de muita responsabilidade, o que pode favorecer um retorno positivo desse networking. Lembre-se que qualquer sinal de descompromisso pode deixar o professor inseguro de indicá-lo para uma vaga.

2. Domine bem ferramentas básicas exigidas na área

Toda instituição de ensino de qualidade busca oferecer o máximo de conhecimento possível para preparar os seus alunos para uma determinada profissão. Acontece que o tempo disponível nem sempre é suficiente para transmitir todo conhecimento e ensinar tantas habilidades.

Além do mais, como cada estudante segue uma vertente diferente da carreira, é natural que existam exigências distintas para a formação de cada um deles.

Por exemplo, um administrador que foca na área de vendas provavelmente precisa desenvolver mais a sua capacidade de comunicação, enquanto o que pretende seguir na parte de contabilidade deve aprender a mexer em ferramentas específicas.

Sendo assim, o ideal é pesquisar quais são as necessidades exigidas na sua área de interesse para começar a aprender tudo o que for preciso — e não deixar essa tarefa para mais tarde. Avalie várias questões para definir as suas metas, como: o aprendizado de um segundo idioma, o domínio de softwares, o desenvolvimento de habilidades comportamentais etc.

Mas não se esqueça de que, depois de ter o diploma do curso de Administração em mãos, será preciso continuar a caminhada. O aperfeiçoamento contínuo é o que forma uma pessoa diferenciada para exercer a sua profissão com excelência.

Tour pela prova do Enem

3. Use sua experiência acadêmica a seu favor

Tudo bem que o curso pode não ter sido concluído ainda, mas, a cada semestre, novos aprendizados são incluídos na bagagem dos alunos. Ou seja, é possível considerar que alguns conhecimentos já fazem parte do seu preparo como profissional e muitos deles podem ser colocados em prática.

Logo, vale usar essa experiência acadêmica a seu favor na hora de conseguir um estágio. Nesse caso, a dica é fazer o cadastro no canal Conecta — plataforma de empregabilidade disponível para alunos Unopar — e aproveitar a ferramenta que transforma as disciplinas já cursadas em qualificações profissionais. Essa é uma maneira de valorizar o seu currículo e descrever quais são os assuntos ou competências profissionais que você já domina para chamar atenção nos processos seletivos.

4. Esteja bem preparado para a entrevista

A entrevista de estágio em ADM — como o curso é chamado — é quase sempre motivo de insegurança. Afinal, o estagiário de Administração ainda é um estudante que está sendo preparado, e a falta de experiência pode pesar em alguns momentos, o que deve ser encarado com naturalidade.

Mesmo sem um currículo muito cheio de experiências, o candidato deve chegar confiante da sua capacidade de contribuir com o ambiente de trabalho. Uma boa dica é estudar a empresa com antecedência e se preparar para as perguntas mais comuns. Por exemplo, ter uma boa resposta para os seus objetivos profissionais e sobre as suas principais qualidades.

O mais importante é não criar histórias ou falar mentiras na tentativa de parecer ser mais bem preparado para o cargo oferecido. Os recrutadores sabem das possíveis limitações que um estudante pode apresentar — e colocar a sua credibilidade em risco é uma péssima ideia. É melhor ser sincero com as suas dificuldades e demonstrar vontade de evoluir.

5. Demonstre interesse por diferentes áreas de atuação

Se não tem tanta certeza do que pretende seguir, procure não afastar a chance de aprender com diferentes experiências dentro da sua área. Ainda que seja para descobrir um caminho com o qual você não se identifica, esteja aberto para experimentar as possibilidades de atuação que a graduação em Administração oferece.

Aliás, essa pode ser a ocasião perfeita para conseguir entender um pouco mais de cada vertente da profissão e escolher em qual delas você prefere construir a sua carreira — pelo menos a princípio.

Isso não quer dizer que é preciso se jogar em todas as possibilidades sem o mínimo de foco. Por mais que toda experiência seja válida e garanta algum tipo de aprendizado, vale a pena fazer uma boa pesquisa para selecionar os seus interesses, as melhores empresas para se trabalhar e tentar encontrar as alternativas mais favoráveis ao seu perfil ou plano de carreira.

Enfim, não dá para contar apenas com a sorte. A dedicação de cada um é fator fundamental desde a fase do estágio, até porque concluir o curso e chegar ao mercado de trabalho ainda mais preparado é um bom caminho para o sucesso!

O que achou das nossas dicas para conseguir estágio em Administração? Apesar de ser uma área concorrida, não tenha dúvidas de que investindo na sua capacitação as suas chances de conquistar boas oportunidades serão grandes!

Agora, aproveite para conhecer o canal Conecta que citamos ao longo do texto, um portal que foi criado justamente para facilitar a conexão entre candidatos e vagas de estágio em ADM disponíveis no mercado — não deixe de aproveitar esse benefício da Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 22

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados