Administração ou Gestão Financeira? Qual área seguir?

administração ou gestão financeira

O interesse por um campo profissional pode gerar algumas dúvidas sobre qual graduação escolher, afinal, é possível encontrar várias opções relacionadas. Muitos estudantes ficam em dúvidas entre os cursos de Administração ou Gestão Financeira, que podem ser confundidos por contarem com assuntos parecidos.

Para fazer uma boa escolha, é fundamental conhecer as características de cada um, entender as principais diferenças e como é o mercado de trabalho e as oportunidades que cada alternativa oferece.

Pensando nisso, neste post, mostraremos a diferença entre Administração e Gestão Financeira. Confira!

Quais são as diferenças principais entre Administração e Gestão Financeira?

A faculdade de Administração e a de Gestão Financeira se encontram em áreas com diferenças importantes para quem quer atuar nesse mercado. Os dois campos são complementares, mas entender as suas peculiaridades é fundamental para escolher a ideal para o futuro.

A Gestão Financeira tem o objetivo de gerenciar o dinheiro de uma empresa, controlando o fluxo de caixa de uma instituição, entre outras funções. Um ponto relevante no sucesso de um negócio é a boa gestão de seus recursos financeiros, com planejamento de investimentos e controle de gastos.

Assim, os profissionais que têm as habilidades para executar essas tarefas são muito valorizados no mercado. Já a Administração é utilizada para guiar uma empresa ou um projeto a objetivos específicos. Para isso, os seus conceitos devem ser aplicados para alcançar todos os resultados esperados. Por consequência, os administradores têm um papel essencial em toda organização.

Como é o curso de Administração?

A faculdade de Administração da Unopar é do tipo Bacharelado, tem duração média de 4 anos e pode ser cursada na modalidade de ensino presencial e semipresencial (EAD, com atividades no campus). O objetivo é formar profissionais capazes de dirigir, planejar e organizar instituições privadas e públicas.

A graduação abrange vários conteúdos, de Comunicação e Marketing até Finanças. Vale lembrar a importância de a faculdade ser capaz de aliar prática e teoria, direcionando a formação dos alunos às principais demandas do mercado.

A grade curricular se divide em ciclo básico, voltado para as Ciências Humanas, e um ciclo profissional com matérias técnicas. Algumas das principais disciplinas abordadas durante o curso são:

  • Análise de Custos;
  • Sistemas de Informação Gerencial;
  • Gestão Mercadológica na Era Digital;
  • Pesquisa e Inteligência de Marketing;
  • Empreendedorismo e Inovação;
  • Responsabilidade Social e Ambiental.

Nesse caso, os profissionais saem capacitados para entender o funcionamento de todas as áreas do negócio em relação à estratégia, ao planejamento, aos processos, às rotinas e à gestão.

Como é o mercado de trabalho para a área da Administração?

O mercado de trabalho para quem se forma em Administração de Empresas está em expansão, e a função principal do profissional é conduzir uma corporação. Ou seja, deve assumir a responsabilidade de alcançar as metas, colocando em prática os conceitos que permitem monitorar, planejar e organizar a execução das atividades da instituição.

Em muitos casos, as atividades do dia a dia incluem até mesmo a melhoria, o controle e a construção de um sistema. Algumas áreas de atuação em alta no mercado são:

Por exercerem várias funções, o salário do profissional costuma ser atrativo. A média é de R$ 4.169,21* para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais. Mas saiba que é possível aumentar os ganhos ao optar pela especialização e ao estudar em uma faculdade reconhecida no mercado.

Teste Vocacional Rápido

Como é o curso de Gestão Financeira?

A faculdade de Gestão Financeira é um Tecnólogo com duração de 2 anos. Esse tipo de graduação é mais rápida quando comparada ao Bacharelado e apresenta aulas com um direcionamento maior para a prática profissional, além de formação específica. Na Unopar, você pode cursá-la na modalidade presencial, semipresencial e no 100% online, contando com todas as vantagens que essa categoria oferece.

Como é comum em cursos de Gestão, essa graduação se inicia com a formação básica, que tem a intenção de fornecer conhecimentos generalistas aos estudantes. Após esse período, os alunos entram em contato com a formação específica, com matérias que proporcionam o conhecimento técnico necessário para atuarem como gestor financeiro, com teoria e ferramentas práticas.

Algumas das principais disciplinas específicas estão:

  • Modelos de Precificação de Ativos Financeiros;
  • Planejamento Tributário;
  • Análise de Crédito, Cobrança e Risco;
  • Mercado de Capitais.

Esses temas são muito importantes na atuação dos profissionais que desejam gerir o ramo financeiro de uma corporação.

Como é o mercado de trabalho para a área da Gestão Financeira?

A função do gestor financeiro é essencial na estabilidade e no crescimento de empresas de diferentes portes. É ele quem investiga os melhores investimentos, acompanha o fluxo de caixa, controla os gastos da corporação e procura por novas estratégias financeiras.

No mercado de trabalho, os profissionais são muito valorizados em períodos de instabilidade econômica. Durante uma crise é necessário planejar as finanças e elaborar orçamentos detalhados. Nesse caso, o papel do gestor financeiro é de grande importância.

No ramo do planejamento tributário, o gestor é responsável por pagar os impostos devidos. Ele elabora um plano de redução de carga tributária, respeitando as obrigações fiscais. Em relação às áreas de atuação, você pode se especializar naquelas que estão em alta, como:

  • Planejamento Financeiro;
  • Compliance e Riscos;
  • Investimentos;
  • Contabilidade, Auditoria e Controladoria;
  • Crédito e Cobrança.

O salário do gestor financeiro varia de acordo com o nível de experiência e a evolução do seu plano de carreira. Contudo, a média salarial é de R$ 3.260,00* — muito bom, não é mesmo?

Independentemente da sua escolha, estudar em uma instituição de ensino reconhecida é fundamental para ter uma base completa e de qualidade. Aqui na Unopar, você encontrará a melhor formação para o mercado de trabalho, com metodologias que conciliam estudo e trabalho.

Ademais, com o Canal Conecta, é possível acessar conteúdos sobre planejamento de carreira e empregabilidade, além de vagas de estágio e trabalho em empresas parceiras. Também encontrará formas de ingresso facilitadas e bolsa de estudos integral — excelentes vantagens, certo?

Agora é com você!

Se você tinha dúvidas sobre Administração ou Gestão Financeira, percebeu que as duas graduações contam com excelentes oportunidades e salários promissores. Por isso, no momento de fazer a escolha, considere o seu perfil e suas aptidões pessoais.

Gostou de saber mais sobre os cursos e quer estudar em uma faculdade conceituada? Então, inscreva-se no vestibular Unopar!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.