Advogado trabalhista: o que é preciso para se tornar um?

mãos representando advogados trabalhistas acordo

Desconto nota do Enem

Está em busca de uma carreira dinâmica e com ótimas perspectivas profissionais? Que tal se tornar um advogado trabalhista? Embora o curso de Direito seja tradicional, ele segue as tendências da sociedade.

E pense em como as relações de trabalho têm mudado nas últimas décadas. O home office é um bom exemplo da adaptação da lei à tecnologia, característica tão marcante da era digital. Esse tipo de atuação remota do empregado não era regulamentada antes da Reforma Trabalhista de 2017.

Hoje ela consta nos artigos 75-A a 75-E da CLT e deixa clara a responsabilidade do empregador de adquirir, manter e fornecer os equipamentos e a infraestrutura necessária ao contratado. Ainda impõe a obrigação de instruir o funcionário sobre precauções para evitar acidentes.

O trabalho remoto é só uma das novidades nem tão novas assim no mundo do advogado trabalhista. Continue a leitura para entender a importância desse profissional para a sociedade.

O que faz um advogado trabalhista?

Ele atua na defesa do empregador ou empregado na Justiça do Trabalho, especializada como a Justiça Militar e a Eleitoral. Esse profissional também vem sendo cada vez mais solicitado pelas empresas para prevenir ações judiciais.

Como está sempre a par das atualizações em lei, esse profissional tem informações necessárias aos empregadores, que não podem alegar desconhecimento das normas de trabalho caso um dos funcionários se machuquem dentro da fábrica, por exemplo. Empreendedores de sucesso entendem a importância do advogado trabalhista.

Nessa profissão, você ainda ajuda o empresário a evitar a sobrecarga do empregado, que é motivo de estresse, alta rotatividade de pessoal, doenças e acidentes laborais. Assim, não é preciso gastar tanto com rescisões, novas contratações e perder tempo treinando os substitutos. Sem falar da economia com ações judiciais.

Sabe quantos processos a Justiça do Trabalho recebeu só em 2019? Mais de 3,37 milhões! Pense nas despesas, nesses litígios se arrastando por meses e anos sendo até capazes de abalar a reputação do negócio afastando clientes e bons profissionais. Você pode evitar tudo isso sendo um advogado nessa área.

Atuação na Justiça do Trabalho

Para resumir, o advogado trabalhista entende de tudo isto:

  • jornada de trabalho;
  • anotações na CTPS;
  • períodos de descanso;
  • adicionais de insalubridade e periculosidade;
  • teletrabalho;
  • férias;
  • composição do salário;
  • gorjetas e comissões;
  • aviso prévio;
  • desvio de funções;
  • estabilidade no emprego;
  • questão sindical, acordos e convenções coletivas de trabalho.

São temas comuns na Justiça do Trabalho e, por isso, ele é o profissional indicado ao empregado que deseja entrar com reclamatória trabalhista ou ao empregador que precisa se defender em uma.

Como ser um advogado trabalhista?

Agora que você já sabe o que faz um advogado trabalhista, vamos falar de valores: a remuneração média de quem ocupa o cargo é de R$ 4.138*. É uma quantia interessante, principalmente se compararmos com a média salarial do Brasil, não é?

Mas para conquistar esse patamar, é preciso construir a sua carreira de advogado trabalhista. Saiba mais a partir de agora!

Ter graduação em Direito

Ser curioso, ter senso crítico apurado, gostar de ler, pesquisar, escrever e argumentar sobre o seu ponto de vista. Se esse é o seu perfil, venha para o curso de Direito da Unopar! Nosso curso tem formas de ingresso facilitadas e duração de 5 anos. A grade curricular é composta por:

Tour pela prova do Enem
  • ciclo básico: aulas de Sociologia, Português, Teoria do Estado e Economia, entre outras disciplinas;
  • ciclo profissionalizante: matérias como Direito Trabalhista, Constitucional, Tributário e outras.

Como as leis são alteradas constantemente, o advogado trabalhista precisa estar sempre se atualizando. Esse profissional é um eterno estudante, requisito fundamental se você quiser se destacar no mercado e cobrar mais pelos seus serviços.

Quero fazer faculdade, mas não tenho dinheiro“. Se esse é o caso, não se preocupe. Além de FIES e Prouni, as melhores instituições de ensino superior do país oferecem bolsas e financiamento ao aluno.

Fazer o exame da Ordem

O diploma da faculdade oferece o título de bacharel em Direito. É preciso passar na OAB para iniciar a vida profissional como advogado. O estudante já pode prestar a prova a partir do 9º semestre de curso e ela acontece 3 vezes por ano.

A primeira fase contém 80 questões alternativas sobre assuntos variados: Constitucional, Administrativo, Trabalhista, Penal e Civil, entre outros. Você segue para a próxima etapa se acertar ao menos 40 perguntas.

Então, você elege uma matéria específica para a segunda fase logo na inscrição, com as opções de Direito do Trabalho, Tributário, Penal e Civil, entre outras. Aqui, as perguntas precisam ser todas respondidas por escrito e é autorizado o uso do Vade Mecum impresso.

Cursar especialização em Direito Trabalhista

Vale a pena investir em uma pós-graduação na área, tendo em vista que o curso de Direito é muito abrangente. Aprofundar-se em assuntos como jornada, férias e salário ajuda o profissional a conquistar o sucesso. Fazer Psicologia Jurídica também pode ser uma ótima opção.

A especialização impulsiona sua carreira com networking, além do tão necessário conhecimento técnico. Ela possibilita o aumento e a melhoria de sua rede de contatos, fator fundamental a quem busca vagas como advogado trabalhista ou já atua no ramo.

Como escolher uma boa faculdade?

Procure uma instituição reconhecida pelo mercado que ofereça ensino altamente qualificado e ótima infraestrutura. Pense em custo-benefício e veja se ela oferece programas de concessão de bolsas e financiamento estudantil. Quer uma dica? Aqui na Unopar nós atendemos a todos esses requisitos!

Nosso aluno ainda tem diferenciais como a Aula Destaque, conduzida por grandes nomes do Direito, a exemplo de Pablo Stolze e Pedro Lenza. Esse projeto é promovido em parceria com a LFG e a Saraiva.

Falando nisso, você também terá aulas gratuitas no curso preparatório para a prova da OAB com a Saraiva Aprova e não precisa carregar uma pilha de livros de legislação todos os dias, pois damos acesso ao Vade Mecum Digital Saraiva Jur.

Quer mais? A Unopar oferece acesso exclusivo ao Canal Conecta, portal de empregabilidade com as melhores vagas disponíveis no mercado.

O advogado trabalhista pode atuar de maneira preventiva ou na Justiça do trabalho, lidando com os processos. De qualquer forma, para alavancar a sua carreira e conquistar o sucesso na área, é essencial investir em uma boa graduação.

Por isso, venha estudar na Unopar! Inscreva-se no vestibular agora mesmo.

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados