Analista administrativo: o que ele faz na prática?

analista administrativo

O analista administrativo é uma das profissões com mais empregabilidade, pois o profissional é demandado em praticamente qualquer empresa. Além disso, mesmo nos departamentos especializados, ele pode encontrar oportunidades para atuar nas rotinas administrativas e tomar providências para atingir os objetivos da organização.

Atualmente, em regra, o cargo exige curso superior de Administração. É difícil encontrar um contratante que dispensa esse requisito, de modo que as pessoas ainda sem diploma costumam fazer faculdade para conquistar uma promoção ou contratação como analista.

Logo abaixo, explicamos as principais características do cargo e como o profissional atua no dia a dia. Continue a leitura e conheça uma excelente opção de carreira!

A carreira de analista administrativo

O analista planeja, executa, avalia e melhora os sistemas administrativos, buscando alcançar os objetivos do negócio. Isso ocorre principalmente por meio de rotinas e processos eficientes, que ajudem a empresa a ter produtividade.

Dizer que a empresa é formada de sistemas significa que as partes— pessoas, materiais, dinheiro e tecnologia — são organizadas para atingir uma finalidade comum. Assim, podemos considerá-las como um todo, chamado organização, e não apenas como coisas separadas.

Estrutura de carreira

O analista administrativo atua para otimizar os sistemas da empresa inteira ou de um departamento. É mais fácil entender o trabalho se olharmos para os segmentos especializados.

Por exemplo, enquanto o gerente de RH define prioridades, executa o orçamento da área, organiza os times etc., o analista de RH será o quadro técnico que sabe fazer recrutamento, demissão, avaliação de desempenho etc.

Algo similar acontece com o gerente administrativo e o analista administrativo. Esse segundo tem a função de analisar os sistemas e otimizá-los: gerar o máximo de produtividade com o mínimo de custo possível.

Além disso, o profissional executa rotinas administrativas, sendo apoiado por assistentes e auxiliares, que realizam as tarefas mais simples.

O trabalho também se diferencia em relação ao empreendedorismo. Sobre a diferença entre os cursos de Empreendedorismo e Administração, saiba que o primeiro está mais ligado à criação de negócios, produtos, serviços e inovação.

Temos um conteúdo com tudo sobre Administração, caso você queira conhecer as diferentes áreas e possibilidades mais a fundo.

Promoções e salários

A carreira de analista administração está divida em três níveis:

  • analista júnior — recém-formados com até 5 anos de empresa;
  • analista pleno — profissional que já teve realizações no cargo, geralmente com 5 a 10 anos de experiência;
  • analista sênior — nível mais alto com pessoas com mais de 10 anos de experiência;

Vale ressaltar que o salário médio do analista administrativo é de R$ 4.163,08*. Além disso, fazer uma boa faculdade e continuar os estudos depois de graduado pode acelerar o crescimento profissional, bem como a remuneração.

As atividades de analista administrativo

O trabalho pode variar bastante de acordo com o planejamento da empresa. Veja alguns exemplos do que faz o analista administrativo:

  • controla os estoques;
  • realiza compras;
  • faz conciliação bancária;
  • executa rotinas administrativas complexas;
  • organiza e controla os fluxos de trabalho;
  • elabora relatórios de acompanhamento da área administrativa.

Agora que você sabe o que é um analista administrativo, confira exemplos mais a fundo para entender, de fato, como é o dia a dia do cargo.

Controla os estoques

O analista administrativo pode atuar para garantir que a operação da empresa terá os recursos necessários. Para isso, o profissional executa atividades de planejamento e manutenção do estoque, controlando a entrada e saída de mercadorias.

Realiza compras

O profissional também atua no contato com os fornecedores para adquirir os insumos e matérias-primas que serão consumidos pela empresa. Assim, muitas vezes, é quem negocia preço e qualidade dos produtos e serviços adquiridos.

Faz conciliação bancária

Igualmente, diversas atividades financeiras cabem ao analista. É ele quem, por exemplo, compara as entradas e saídas do controle financeiro com os extratos bancários, verificando a consistência dos lançamentos realizados.

Organiza e controla os fluxos de trabalho

Outra atribuição frequente é desenhar como os colaboradores devem executar o trabalho e verificar se o planejamento está sendo cumprido. Isso é feito pela criação de processos de trabalho, que fixam o passo a passo para se alcançar os resultados desejados pela organização.

Elabora relatórios de acompanhamento da área administrativa

Os analistas acompanham as atividades da empresa também com o objetivo de levantar informações para os gerentes e diretores. Os relatórios servem para que a organização faça planos estratégicos e identifique medidas corretivas, melhorando sua competitividade, produtividade, eficiência etc.

Executa rotinas administrativas complexas

Para finalizar, é importante destacar que os profissionais trabalham em equipe, de modo que os analistas contam com o apoio de técnicos, assistentes e auxiliares administrativos. Assim, em muitos casos, eles assumem as tarefas de maior complexidade e delegam as mais simples para times de apoio.

Imagine, por exemplo, a aprovação de uma compra. O analista pode solicitar que o auxiliar levante as empresas que fornecem determinado produto na região, que é a tarefa mais simples. No entanto, a tendência é permanecer com a função de avaliar os produtos e os preços, emitindo um relatório para o gerente.

O crescimento na carreira de analista administrativo

Para se destacar no que faz um analista administrativo, o ponto de partida é fazer a faculdade em uma instituição de ensino com credibilidade. Isso porque o diploma afeta as primeiras oportunidades profissionais –– consequentemente, os benefícios que você terá para ter experiências relevantes e ganhar destaque.

Aqui na Unopar, esse trabalho começa já durante a graduação. Os alunos têm acesso ao Canal Conecta, em que recebem orientação sobre o mercado de trabalho e competências profissionais. Além disso, podem concorrer a vagas de estágio e emprego em empresas parceiras.

Aliás, a Administração EAD já é uma realidade. O modelo é ideal para quem deseja trabalhar durante a faculdade. Afinal, você tem liberdade para definir seus horários e locais de estudo, além de evitar deslocamentos até a instituição de ensino.

Em qualquer das modalidades, você terá excelentes professores e aulas práticas durante a graduação. Além disso, pode aprender com a Aula Destaque, em que profissionais conceituados são convidados, como Ricardo Amorim, Paulo Cunha e Marcelo Castelli, compartilham conhecimentos e experiências em gestão com os alunos.

Estude na Unopar!

Sendo assim, a Unopar traz as melhores condições para você fazer uma graduação de qualidade e trabalhar como analista administrativo. Então, se a carreira está no seu radar, o diploma será um diferencial. Inscreva-se no vestibular e dê início a sua trajetória de sucesso

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.