O que faz um gerente administrativo e como se tornar um?

gerente administrativa

O sucesso de toda e qualquer organização, seja ela da iniciativa pública ou privada, depende de boa gestão. Por isso há um cargo essencial no organograma de empresas: o do gerente administrativo. Esse profissional também pode aparecer com o nome de coordenador de contratos, de controles internos e diretor administrativo.

A profissão é especialmente atraente a quem está em busca de recolocação ou novo posicionamento no mercado de trabalho por causa de sua valorização e bom salário médio. Essa movimentação é facilitada pelas múltiplas ofertas de capacitação nas faculdades do país, abrangendo modalidades de ensino a distância, inclusive.

Siga na leitura para conferir detalhes sobre o que faz um gerente administrativo. Neste conteúdo, nós da Unopar trazemos todas as informações para você ficar por dentro do assunto e, quem sabe, vislumbrar o cargo na sua carreira. Confira!

O que faz um gerente administrativo?

Você sabe o que é um gerente administrativo? Esse profissional é responsável pela implementação e supervisão de processos e medidas administrativas nos mais diversos setores organizacionais. Assim, ele atua em Logística, gerindo a cadeia de suprimentos, por exemplo, cuidando desde as etapas de recebimento de insumos até a entrega do produto ao consumidor final.

No financeiro, o gerente administrativo controla contas a pagar e a receber, o faturamento, acompanha o fluxo de caixa e atua nos investimentos do patrimônio organizacional. Tem papel na gestão de contas em conjunto com o departamento de contabilidade gerencial, mantendo a regularidade do empreendimento com o Fisco.

Diante de tantas funções, o gerente administrativo deve ser profundo conhecedor da governança corporativa, conjunto de políticas, diretrizes, crenças e valores da empresa. Isso porque ele é um líder na equipe, propagador e supervisor de boas práticas, responsável por solucionar conflitos e impulsionar a produtividade do negócio.

Administração de recursos, relatórios gerenciais e análise de dados também fazem parte da rotina desse profissional, que tem papel crucial na tomada de decisão. Em grandes companhias, ele tem atuação essencial na assessoria da presidência, pois conhece áreas específicas e ajuda nas estratégias adotadas em visão sistêmica.

Quais são as oportunidades no mercado?

Saber tudo sobre Administração é uma ótima porta de entrada para você alcançar o cargo de gerente administrativo. Como falamos, há possibilidade de atuação em diversos departamentos, sendo imprescindível o profundo conhecimento sobre o setor e segmento para ter sucesso na carreira.

Assim, é possível trabalhar nas áreas de RH, jurídica e financeira. A graduação em uma boa faculdade dá o conhecimento técnico e os recursos necessários para lidar com orçamento e análise de riscos, algumas das rotinas típicas da profissão.

Além disso, o ensino superior é a chave para a ocupação de um cargo estratégico como esse. Outras ferramentas também facilitam o sucesso do aluno no mercado de trabalho, tais como o Canal Conecta, portal de empregabilidade exclusivo da Unopar que coloca você em contato com as melhores vagas de gerente administrativo.

Além da iniciativa privada, o gerente administrativo também pode desempenhar suas atividades no setor público mediante aprovação em concurso ou por indicação para cargo de confiança. Sua boa gestão é essencial à promoção de políticas públicas e à utilização inteligente de recursos para a prestação de serviços à população e desenvolvimento da nação.

Quanto esse profissional ganha?

Segundo levantamento, o salário médio do gerente administrativo é de R$ 4.151,46. A remuneração é ainda mais interessante quando ele é concursado, chegando a R$ 9.344,74 — sem falar da jornada de trabalho reduzida e da estabilidade no emprego nesse caso, aplicada conforme edital do certame.

Em tempos de avanço do consumo e integração do comércio em nível global, esse profissional é ainda mais valorizado. Sua boa gestão requer a capacidade de gerar e processar informações relevantes para o negócio. De olho nos indicadores, ele impulsiona a produtividade e reflete diretamente em vendas, faturamento e lucratividade, por exemplo.

O cargo de gerente administrativo ocupa hierarquias distintas nas empresas, mas é sempre estratégico. Quem atua na vaga costuma responder a diretores e tem coordenadores e supervisores envolvidos em suas entregas. Quanto mais próximo você estiver do presidente ou CEO, maiores serão suas responsabilidades e remuneração.

Qual é a formação necessária?

O diploma de Administração é um ótimo start na carreira, assim como o investimento em cursos de Gestão Comercial, Financeira, da Produção Industrial e de Recursos Humanos semipresencial, todos oferecidos pela Unopar.

O Tecnólogo EAD é uma modalidade na qual apostamos para o ensino profissionalizante e de alta qualidade do aluno. Seu conhecimento em áreas específicas é um diferencial no mercado de trabalho, voltado para aspectos práticos que dão vantagem competitiva e um crescimento acelerado.

Falando em EAD, o curso de Administração a distância também é uma possibilidade interessante ao aluno que busca a retomada dos estudos para conseguir boas oportunidades, mas precisa de horários flexíveis. Oferecemos apoio personalizado ao aluno, e cada atividade feita é valorizada pelo nosso sistema de avaliação continuada.

O cargo de gerente administrativo demanda perfil proativo, habilidades de liderança e rapidez na tomada de decisão. O ensino superior na Unopar tem o diferencial de desenvolver não apenas o conhecimento técnico, mas a formação humana do aluno trabalhando seus potenciais para você ter sucesso na carreira. Tudo isso com formas de ingresso facilitadas!

Qual é o objetivo da faculdade de Logística?

Uma alternativa ao curso de Administração para ser gerente administrativo é o Tecnólogo em Logística. Aqui na Unopar, o aluno aprende sobre:

  • aquisição;
  • armazenamento;
  • movimentação e abastecimento de mercadorias;
  • gestão da cadeia de suprimentos;
  • logística reversa;
  • comércio internacional.

Estamos falando de uma área profissional cada vez mais visada pelas empresas por causa da crescente circulação global de bens e mercadorias. A graduação na matéria também é valorizada na iniciativa pública, porque tem a ver com o desenvolvimento da economia e das nações, muito ligado à questão da infraestrutura.

Seja qual for o caminho escolhido para se tornar gerente administrativo, a Unopar tem uma ampla gama de cursos para oferecer a você com ensino de excelência, ótima infraestrutura e custo-benefício. Retome seus estudos e impulsione sua carreira conosco.

Veja como podemos ajudar no seu sucesso profissional! Faça agora mesmo a inscrição no vestibular da Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content