Entenda a tendência da contabilidade gerencial

ciências contábeis e contabilidade gerencial

A área contábil é essencial dentro de qualquer empresa, já que se relaciona com a organização de todas as finanças de um negócio. Já a contabilidade gerencial é um campo mais específico da contabilidade, pois fica responsável pela análise de resultados e por soluções estratégicas para o crescimento da organização.

É, portanto, um novo modelo de atuação para o contador; na verdade, uma tendência no setor contábil. Dessa maneira, torna-se um caminho interessante para quem quer crescer nessa carreira.

Ficou interessado em conhecer melhor esse segmento? Então continue a leitura e entenda melhor:

  • O que é a contabilidade gerencial?
  • Por que ela se tornou uma tendência?
  • Quais são as vantagens de trabalhar com contabilidade gerencial?
  • Qual curso fazer para ingressar na área?

O que é a contabilidade gerencial?

Também chamada de contabilidade de gestão, a contabilidade gerencial passou a ganhar um espaço importante junto aos gestores das empresas. Isso porque se trata de um conjunto de práticas e técnicas que possibilita uma análise financeira mais detalhada e precisa. É uma área que trabalha levando em conta um olhar para o mercado, a fim de orientar na tomada de decisões e melhorar os resultados das organizações.

Diferentemente da contabilidade tradicional, que é direcionada mais para as questões fiscais, balancetes e relatórios, a gerencial é mais ampla, pois vai além dos números, já que se volta para a gestão. Dessa maneira, se baseia em análises financeiras e relatórios demonstrativos com o intuito de explicar por que algumas mudanças são importantes na organização e os benefícios que elas podem proporcionar em curto, médio e longo prazo.

Por que ela se tornou uma tendência?

A contabilidade gerencial tornou-se uma tendência por conta da concorrência cada vez mais acirrada entre os negócios. Diante disso, é importante ter um setor que trate de pontos mais estratégicos para que os gestores possam fazer as melhores escolhas e estar mais preparados para um cenário desfavorável.

O profissional dessa área fica, portanto, responsável pelo desenvolvimento de análises gerenciais para orientar a direção sobre redução das despesas, sobre pontos relativos à tributação, entre outras questões. Por exemplo: pode responder qual a taxa de retorno necessária para que um investimento valha a pena ou, ainda, participar da definição de preços de um produto ou serviço.

É um setor que também pode trabalhar para que as empresas busquem parcerias ou ampliem sua atuação com a aquisição de outros negócios. Desse modo, pode deixar a organização mais competitiva no mercado ao entender seu desempenho financeiro, além de comparar os resultados obtidos com os previstos.

Nesse contexto, o contador gerencial precisa ter um amplo conhecimento do contexto econômico e político, entender a fundo a legislação e os tributos e, também, ter uma visão sistêmica do negócio. Assim, pode subsidiar os gestores e propor soluções que atendam as demandas da empresa. Deve ainda ter flexibilidade no trabalho para se adequar aos diferentes cenários e desafios da área.

Quais são as vantagens de trabalhar com contabilidade gerencial?

Quem é da área de Ciências Contábeis pode encontrar boas oportunidades em portais online de emprego, como o Canal Conecta. Afinal, todo negócio, independentemente do porte que tenha ou do setor que esteja inserido, precisa de um contador.

No entanto, quem aposta na contabilidade gerencial pode dar um salto maior na carreira. Isso porque é um profissional com uma posição de destaque dentro da organização, podendo ser considerado o braço direito dos gestores. Há, ainda, a possibilidade de fazer carreira prestando consultoria para as empresas.

As análises realizadas por esse profissional são bem detalhadas e vão subsidiar decisões que interferem no futuro da organização. Desse modo, é um cargo de alta responsabilidade e, consequentemente, com salário bem atrativos.

Cenários de crise

Sem contar que a contabilidade gerencial tem um papel importante, principalmente, nos cenários de crise, auxiliando os gestores a pensar em soluções para reduzir os custos, controlar melhor as finanças, reter talentos estratégicos e otimizar todos os processos.

Qual curso fazer para ingressar na área?

Ficou interessado em construir uma carreira na contabilidade gerencial? Para isso, o primeiro passo é fazer a faculdade em Ciências Contábeis — uma graduação da modalidade Bacharelado.

É um curso com uma grade curricular bastante diversificada. Engloba o conhecimento técnico voltado para o registro e o controle das contas, para a avaliação de patrimônios financeiros, a realização de negociações, o acompanhamento de políticas tributárias e legislações, entre outros assuntos.

Dessa maneira, o aluno tem as disciplinas mais básicas (como Matemática, Estatística, Direito) e as profissionalizantes (como Perícia, Controladoria, Auditoria, Planejamento Tributário), entre outras, que vão prepará-lo para os desafios do mercado de trabalho.

Com o diploma em mãos, o profissional pode atuar em diferentes segmentos, entre eles o da contabilidade gerencial: assim, pode terminar os estudos e impulsionar a carreira.

Possibilidade de fazer o curso EAD

Aqui na Unopar, o aluno pode fazer o curso de Ciências Contábeis na modalidade EAD. Com isso, consegue acompanhar as aulas a distância nos horários e locais mais convenientes. Pode, dessa forma, construir sua carreira sem atrapalhar a rotina, visto que não é necessário se deslocar diariamente até a instituição de ensino.

Saiba mais sobre o curso de Ciências Contábeis EAD no vídeo abaixo:

Ao optar pelo formato EAD, o aluno pode ficar sossegado, pois recebe o acompanhamento de tutores especializados que vão ajudá-lo em caso de qualquer dúvida.

É a opção ideal para quem precisa trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Sem contar que as mensalidades EAD têm valor reduzido quando comparadas às dos cursos presenciais.

Desse modo, quem busca uma faculdade para ter uma boa qualificação ou, ainda, quem pretende mudar de carreira, pode apostar no curso de Ciências Contábeis.

Agora você já sabe que a contabilidade gerencial é uma área importante para empresas que buscam um bom posicionamento no mercado. O profissional dessa área tem um cargo de destaque nas organizações, visto que vai orientar os gestores sobre as melhores estratégias a adotar. Se você se interessou por essa carreira, não perca tempo e invista no curso superior a distância.

Busca uma faculdade de Ciências Contábeis de qualidade no formato EAD? Então, já encontrou. Faça a sua inscrição para o vestibular Unopar e comece a trilhar o seu sucesso profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.