Qual é o melhor curso de Ciências Contábeis a distância?

ciências contábeis ead

Desconto nota do Enem

Gosta de lidar com números e tem uma boa habilidade para resolver problemas diversos? Então, talvez a área contábil seja ideal para você! Esse profissional é responsável por organizar, do ponto de vista financeiro, as empresas e as organizações. E você pode, inclusive, fazer a faculdade de Ciências Contábeis EAD!

Não, você não leu errado: é possível fazer uma graduação de maneira quase completamente remota. Assim, o estudante consegue conciliar os estudos com outras questões, como a vida pessoal e o trabalho, qualificando-se sem precisar abrir mão de outros aspectos importantes.

Mas, afinal, como escolher o curso de Ciências Contábeis EAD ideal? Continue a leitura e confira dicas importantes para tomar essa decisão da melhor forma possível.

Como funcionam as faculdades a distância?

Antes de conversarmos sobre as dicas para escolher uma boa faculdade a distância, precisamos determinar como funciona o EAD. Essa modalidade não para de crescer no Brasil. Já são mais de 2,4 milhões de estudantes que adotaram essa ideia, de acordo com o Censo de Educação Superior. Esse é um bom exemplo do poder dessa oportunidade!

O ensino a distância é um tipo de modalidade que permite a graduação do estudante de forma remota. Isso, no entanto, não quer dizer que não exista um contato entre os docentes e os alunos, mas que todo esse processo é feito a partir do uso de ferramentas tecnológicas, como a sala de aula virtual.

O estudante precisará visitar o polo presencial para a realização de atividades práticas e provas. Após o término do curso, ele precisará fazer um TCC e receberá um diploma EAD completamente válido e reconhecido no mercado.

Se você pensa em fazer o curso de Ciências Contábeis EAD, deve estar se perguntando qual a diferença entre as modalidades de ensino, certo? A gente explica tudo a seguir!

100% online

Indicada para quem tem horários imprevisíveis e um dia a dia corrido, a modalidade 100% online se destaca pelo seu dinamismo e por sua praticidade. Nessa opção completamente a distância, você só precisa ir ao polo no início da sua graduação em Ciências Contábeis EAD para o encontro inaugural e duas vezes por semestre para fazer provas.

Todas as aulas são oferecidas pela internet e você conta com o apoio de um tutor durante toda a graduação de Ciências Contábeis a distância. E por ficar tranquilo: terá suporte virtual contínuo e espaço para solucionar qualquer dúvida, além de contato com os colegas por meio de fóruns.

Semipresencial

Já a modalidade semipresencial é indicada para quem deseja unir as vantagens da experiência no polo físico com a flexibilidade que o EAD oferece. Caso escolha essa opção, você terá benefícios como a interação com o professor e o convívio com colegas de classe ao mesmo tempo que pode determinar sua rotina de estudos com o apoio das ferramentas que terá acesso no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Na modalidade semipresencial, você comparece à unidade de ensino pelo menos uma vez por semana para algumas atividades e, principalmente, as provas. No restante do tempo, o aprendizado se dá por meio de Disciplinas Interativas (DIs).

Como escolher o melhor curso de Ciências Contábeis a distância?

Agora, veremos algumas dicas que podem ajudar você a tomar uma decisão correta e escolher a melhor faculdade EAD do mercado.

Verificar se a faculdade é reconhecida pelo MEC

O primeiro passo é verificar se a faculdade em questão é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), órgão responsável pela fiscalização e pela liberação de cursos por todo o Brasil. Para isso, é fundamental acessar o e-MEC e tirar as suas dúvidas!

Ao entrar na página, basta clicar em Consulta Avançada e, a partir daí, preencher os dados com o que você deseja saber. Você pode pesquisar tanto pela instituição quanto por um curso específico. Fique de olho!

Pesquisar o corpo docente da instituição

Depois, a dica é conferir qual é o corpo docente dessa instituição. É importante lembrar que boa parte de seu conhecimento será adquirido graças à ação dos professores do curso, que precisam ter uma boa didática e um currículo invejável.

Muitas instituições fornecem essas informações em suas páginas. Mas se esse não for o caso, sinta-se à vontade para entrar em contato com a faculdade e fazer esse tipo de questionamento.

Comparar a grade curricular com a de cursos presenciais

Depois, é muito importante estar bem atento à grade curricular do curso pretendido. A ideia é que a graduação EAD não deixe a desejar em relação aos cursos presenciais. Por isso, esse é o critério mais importante de comparação.

Lembre, no entanto, que é natural que as grades divirjam de uma instituição para a outra. O objetivo é buscar equivalências, ainda que as diferenças possam — e devam! — existir. Assim, fica fácil definir qual faculdade é a mais indicada para você.

Conversar com pessoas formadas na área

Outra maneira de descobrir a qualidade de uma faculdade a distância é discutir o assunto com pessoas que já se formaram em sua área de interesse, seja em cursos presenciais ou não. Com esse bate-papo, você ficará ciente do que deve esperar de uma graduação em Ciências Contábeis EAD.

Além disso, essa conversa é muito importante para preparação ao mercado de trabalho. Aproveite o diálogo para descobrir quais habilidades você deve trabalhar ao longo da faculdade e muito mais!

Entender como acontecem os encontros presenciais

Depois, é essencial que você tire as suas dúvidas sobre os encontros presenciais. Ainda que a faculdade seja feita a distância, será necessário fazer algumas visitas ao polo presencial da instituição.

A ideia, aqui, é descobrir qual será essa frequência e em quais ocasiões as visitas ocorrerão. Assim, você poderá programar-se com antecedência e verá, também, quais são as instituições que mais se adequam à sua rotina.

Analisar as ferramentas tecnológicas utilizadas

Por fim, é essencial avaliar o nível das ferramentas tecnológicas utilizadas nas instituições que você está pesquisando. O ensino a distância tem tudo a ver com inovação –– por isso, é interessante optar pela faculdade que estiver mais antenada nesse assunto.

Sendo assim, priorize sempre as instituições que invistam em recursos tecnológicos de ponta, facilitando o dia a dia do estudante e possibilitando um aprendizado de muito mais qualidade.

Qual é a melhor faculdade EAD do mercado?

Sem dúvidas, podemos citar a Unopar como a faculdade de referência em ensino a distância no Brasil. Com vários polos presenciais espalhados pelo país e uma grande variedade de cursos disponíveis, ela se destaca também em outros pontos.

Na Unopar, a tecnologia é quase um sobrenome. Aqui, são utilizados os recursos tecnológicos mais inovadores em prol do estudante, que é visto como prioridade por toda a equipe pedagógica. A infraestrutura permite que o aluno construa o seu conhecimento e prepare-se para o mercado sem ser passado para trás pela concorrência.

Tour pela prova do Enem

Além disso, contamos também com os professores mais qualificados do mercado, que estão aptos a conduzir o conhecimento de modo didático e completo. A interação entre as partes também é possibilitada por meio da tecnologia e da tutoria, outro diferencial da instituição.

Com as Habilidades Digitais, um dos diferenciais da Unopar, os nossos alunos entram em contato com o universo da inovação e aprendem a aplicá-lo em sua atuação. Essas atividades extracurriculares estão disponíveis todos os semestres gratuitamente.

Por fim, para aqueles que desejam uma vaga no mercado antes mesmo de sair da faculdade, temos a parceria com o Canal Conecta. Além das oportunidades exclusivas de emprego e estágio, nossos estudantes contam com dicas para se dar bem na entrevista, entre outras sugestões para alavancar a carreira.

Qual é a diferença entre 100% online e o semipresencial em Ciências Contábeis?

Como vimos, o curso de Ciências Contábeis EAD pode ser feito tanto na modalidade 100% online quanto semipresencial. A grande diferença entre elas é que, na opção totalmente a distância, o futuro contador só precisa ir ao polo presencial duas vezes por semestre.

Já na opção semipresencial a frequência varia de uma vez por semana a uma vez por mês. Durante o restante do tempo, as disciplinas do curso de Ciências Contábeis são cursadas pela internet, sempre com o apoio de um tutor online. Não há diferença alguma na qualidade entre as duas modalidades, certo?

Como conseguir uma bolsa para o curso de Ciências Contábeis EAD?

O curso de Ciências Contábeis EAD é sob medida para quem quer atuar na gestão e no controle financeiro de empresas. O salário é outro atrativo: R$ 4.174,28*. Esse valor pode aumentar conforme o profissional se qualifica com cursos e pós-graduação, por exemplo, chegando a R$ 9.691,97*.

Se você está interessado no curso de Ciências Contábeis EAD, mas se preocupa com o valor da mensalidade, uma opção é buscar uma bolsa para fazer a faculdade que sempre sonhou. Veja algumas possibilidades que oferecemos aqui na Unopar!

Convênio Empresa

Podem concorrer a essa opção funcionários de instituições conveniadas com a Unopar, que são elegíveis a descontos nas mensalidades do curso de Ciências Contábeis EAD. A bolsa também se estende para dependentes de até 24 anos e cônjuges.

Para participar, é preciso comprovar vínculo com a empresa conveniada e/ou vínculo familiar com o funcionário. O desconto é de 20% na mensalidade do curso de Ciências Contábeis.

Bolsa Incentivo

Essa opção é voltada para quem está com dificuldades para começar um curso superior. Podem concorrer calouros e pessoas que optarem pela Bolsa Incentivo ao se inscrever para o vestibular em Ciências Contábeis EAD e estiverem dentro de critérios, como dificuldades financeiras para pagar o curso. O desconto na mensalidade pode chegar a 45%.

Bolsa Primeiro Semestre

Nessa opção, candidatos e alunos calouros têm desconto de até 20% sobre os valores das mensalidades do 1º semestre do curso. Basta fazer sua matrícula na Unopar e aproveitar os benefícios de estudar conosco.

Bolsa servidores públicos e militares

A Unopar oferece desconto a servidores públicos federais, estaduais e municipais. Também têm direito a essa bolsa seus cônjuges e/ou filho até 24 anos. O desconto é de até 30%.

Bolsa Transferência

Alunos que fizerem transferência externa para cursos EAD, como o de Ciências Contábeis, recebem desconto de até 30% do preço de incentivo. Para isso, basta fazer a matrícula e apresentar o Histórico Escolar e/ou Declaração Escolar.

Bolsa Enem

Utilize sua nota do Enem e concorra a bolsa específica. O desconto varia de 10% (de 1 a 600 pontos) a até 100% (pontuação acima de 900 pontos). Para concorrer a esse benefício, é essencial apresentar o documento de proficiência do exame para comprovar a pontuação alcançada. São considerados documentos dos últimos 3 anos, combinado?

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) do Ministério da Educação (MEC) oferece bolsas de estudo integrais e parciais. O objetivo é auxiliar estudantes brasileiros com baixa renda familiar mensal, sem diploma de nível superior, a ingressar em uma graduação.

A Unopar é uma das instituições que faz parte do Prouni. É possível conseguir até 100% de bolsa na faculdade. Para optar pelo programa, inscreva-se no site oficial e alcance pontuação acima da nota de corte no curso de Ciências Contábeis.

Para saber mais sobre bolsas para fazer o curso de Ciências Contábeis EAD, acesse os regulamentos.

Como me preparar para o vestibular de Ciências Contábeis?

Agora que você já sabe qual o melhor curso de Ciências Contábeis EAD, é preciso saber como se preparar para o vestibular pela internet e cursar sua faculdade, certo? Veja algumas dicas.

Faça um cursinho preparatório

Para garantir uma boa preparação para o vestibular online de Ciências Contábeis, uma dica é optar por um cursinho. Além de uma motivação extra para manter os estudos em dia, você também tem acesso a conteúdo específico para a prova para essa graduação e pode trocar experiências e dicas com outros estudantes.

Analise o edital do curso de Ciências Contábeis

Outro passo importante é analisar com atenção o edital do curso de Ciências Contábeis. Dessa forma, você não se esquece de estudar nenhum tema importante para essa prova específica.

Para garantir sua aprovação, tenha certeza de investir um tempo no planejamento de estudo. Além de otimizar suas horas, você tem certeza de que está se dedicando de maneira bem direcionada para a prova para Ciências Contábeis.

Considere faculdades particulares

Por fim, não deixe de considerar faculdades particulares na hora de se preparar para o vestibular em Ciências Contábeis. Aqui na Unopar, temos toda a estrutura que você precisa para se tornar um profissional completo nesse mercado tão promissor.

Venha estudar na Unopar!

Agora que você já sabe tudo sobre o curso de Ciências Contábeis EAD e conheceu quais são as maneiras de escolher uma faculdade de qualidade para continuar os estudos, não perca mais tempo! Programe-se para dar esse novo passo rumo ao sucesso em sua vida profissional.

Pensa em fazer o curso de Ciências Contábeis EAD? Então não perca mais tempo e inscreva-se agora mesmo no nosso vestibular!

*Sujeito a alterações.

Ciências-Contábeis

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados