Qual área da Agronomia dá mais dinheiro?

área da agronomia que da mais dinheiro

Quem faz o curso de Agronomia conta com excelentes oportunidades e possibilidades de trabalho na carreira. Os setores da Agronomia costumam exigir profissionais qualificados e especializados em áreas específicas dentro da profissão.

E para se diferenciar da concorrência, é fundamental estudar em uma instituição de ensino de qualidade para ter mais chances de crescimento no mercado. Para além de bons salários, o agrônomo também deve ter satisfação profissional, atuando com o que gosta e com o que tem relação com seu perfil.

Quer descobrir qual a área da Agronomia que dá mais dinheiro? Acompanhe a seguir e confira! 

Por que o setor de biocombustíveis é tão chamativo?

O profissional de Agronomia conta com um mercado aquecido e com diversas áreas possíveis de atuação. Um dos setores mais promissores do setor é o de biocombustíveis, que empregou mais de 2,47 milhões em todo o mundo em 2019, de acordo com um relatório da Agência Internacional de Energia Renovável.

Com isso, o segmentou empregou quase 11,5 milhões de pessoas, tendo um avanço de 8,8% sobre o ano anterior. No Brasil, a força de trabalho empregada é de 1,15 milhão de colaboradores. Para atuar no ramo, é preciso apresentar qualificação e ter cursado Agronomia na faculdade. 

Um agrônomo de biocombustíveis atua em todo o planejamento da produção de matérias-primas voltadas para a geração de combustíveis mais sustentáveis. O Brasil, por exemplo, é um país que conta com diversas espécies de oleaginosas que podem ser usadas para produzir biodiesel.

Além de recursos de origem vegetal, como mamona, dendê, canola, soja e girassol, materiais de origem animal, como sebo bovino e gordura suína e de aves, também podem ser utilizados na fabricação de biocombustíveis. 

Em geral, a produção de biodiesel substitui total ou parcialmente o diesel de petróleo, em motores de tratores, caminhões, camionetes, automóveis e máquinas que geram energia. Apenas um agrônomo bem capacitado é capaz de dar o suporte adequado nesse tipo de serviço, e geralmente o profissional atua com uma equipe multidisciplinar, como biólogos e químicos, no ambiente de trabalho. 

Quais são as outras áreas promissoras da Agronomia?

Um agrônomo ganha hoje uma média de R$ 6.289,54* mensais, com jornada de 42 horas semanais. Os setores que melhor remuneram os profissionais são os relacionados com o comércio atacadista de defensivos agrícolas, matérias-primas agrícolas, cereais e leguminosas, serviços de escritório e apoio administrativo, entre outros. 

É o agrônomo o principal responsável pelo preparo e cultivo do solo, por meio de técnicas de adubação e controle de pragas. Além disso, é possível atuar no comércio de insumos diversos, na gestão de lavouras e na elaboração de estudos ambientais que contribuem para o desenvolvimento do setor. 

O profissional de Agronomia pode atuar no campo, em fazendas, sítios, chácaras, em indústrias de produtos agrícolas e em empresas de manutenção urbana. Para exercer as funções no mercado de trabalho, é preciso ter registro ativo no conselho da classe. 

Além de biocombustíveis, existem outras áreas em alta em Agronomia que são igualmente promissoras para seguir na carreira. Veja, a seguir, quais são as principais:

  • desenvolvimento de defensivos agrícolas;
  • gestão da propriedade rural;
  • viabilização da melhoria na nutrição animal;
  • otimização e manejo do solo;
  • atividades na área acadêmica;
  • defesa sanitária;
  • aplicação de estratégias de fitotecnia;
  • produção agroindustrial.

As atribuições de trabalho no dia a dia podem variar, a depende do setor que o agrônomo presta serviços. De qualquer maneira, é fundamental estar sempre se atualizando sobre as inovações da profissão, tanto para se tornar diferenciado quanto para concorrer a vagas com melhores remunerações.

Como acessar boas e bem remuneradas vagas na Agronomia?

Se você quer adquirir diferencial entre os concorrentes e acessar cargos bem remunerados no mercado, saiba que é essencial optar por uma instituição de ensino de qualidade para iniciar a sua formação acadêmica. O primeiro passo é avaliar se a faculdade tem autorização do Ministério da Educação (MEC) para oferecer o curso de Agronomia.

Aqui na Unopar, oferecemos a graduação em Agronomia no grau Bacharelado, na modalidade de ensino a distância. Nossos alunos contam com inúmeras vantagens e recebem todo o suporte necessário para buscar uma vaga de emprego, ainda no período dos estudos.

Aqui na Unopar, temos um portal exclusivo e gratuito de empregabilidade: o Canal Conecta. Por meio da plataforma, é possível se candidatar em empresas de acordo com o seu perfil e interesses profissionais. Também disponibilizamos programas de bolsa de 100% na faculdade para quem não tem condições de pagar o valor integral da mensalidade.

Como se destacar no setor da Agronomia?

Após a formação de nível superior, o agrônomo pode escolher qual das áreas da Agronomia mais tem a ver com o seu perfil pessoal. É importante considerar esse aspecto na escolha da carreira para além dos rendimentos, uma vez que o principal é se sentir realizado profissionalmente e ter paixão pelo o que você faz no dia a dia.

Para se destacar no setor, o primeiro passo é optar por uma instituição de ensino de ponta para alcançar as melhores oportunidades. Em geral, os empregadores valorizam bastante os colaboradores que apresentam uma boa graduação no currículo, pois têm a certeza que os conhecimentos adquiridos são atualizados e atendem às demandas do mercado de trabalho. 

Engana-se quem pensa que um agrônomo atua em poucos segmentos. Na verdade, pelo caráter interdisciplinar do curso, o profissional desempenha uma série de funções em diferentes postos de emprego. Em uma faculdade de qualidade, ele se aprofunda em técnicas específicas e nas inúmeras especialidades da área.

O mais importante, portanto, é escolher um setor com que você se identifique e sinta prazer em prestar serviços. Com motivação para exercer as atribuições, você se diferencia naturalmente dos concorrentes, tornando-se mais requisitado entre os empregadores.

Prepare-se para conquistar seu espaço no mercado de trabalho!

Agora que você já sabe qual a área da Agronomia que dá mais dinheiro, certamente deve ter ficado interessado em seguir pela carreira, não é mesmo? Para ter um currículo diferenciado e valorizado entre os empregadores, busque por a formação acadêmica de qualidade, que faça diferença na sua trajetória profissional!

Aproveite a visita ao blog e se inscreva no vestibular da Unopar para garantir a sua vaga em Agronomia!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.