Qual é o perfil do estudante de Agronomia?

estudante de agronomia

O curso de Bacharelado em Agronomia é ideal para quem gosta de meio ambiente e deseja seguir carreira no setor agropecuário. Na faculdade, o aluno estuda técnicas relacionadas com agricultura e a vida animal, se aprofundando nos fenômenos e princípios da natureza.

A carreira no setor tem apresentado crescimento e diversas oportunidades de empregabilidade, sobretudo devido às inovações tecnológicas da área agropecuária. Com isso, o estudante de Agronomia deve ter aptidão para realizar atividades rurais e para desempenhar funções de planejamento e gestão no campo

A seguir, entenda mais sobre o perfil do estudante de Agronomia e como é sua rotina de trabalho!

Afinal, qual é o perfil do estudante de Agronomia?

O agrônomo é o profissional responsável pela melhoria de todos os processos da atividade agropecuária. As aulas da faculdade de Agronomia abordam conhecimentos das Ciências Exatas, Humanas e Biológicas para que o aluno adquira uma formação completa e qualificada para atender às demandas do setor agrícola.

Para ter sucesso na carreira e se diferenciar entre a concorrência, o estudante deve desenvolver algumas competências básicas. Além do interesse pelas atividades do campo, precisa utilizar os conhecimentos da graduação para criar soluções para os mais diferentes tipos de problemas e, com isso, ter chances de inovar na profissão.

A seguir, confira quais são as principais características do aluno de Agronomia.

Ser proativo

Uma pessoa proativa tem iniciativa e não espera ninguém dar ordens para realizar determinadas tarefas. A habilidade é muito importante para quem vivencia uma rotina incerta e precisa buscar soluções rapidamente para evitar e antecipar problemas. 

O mercado de trabalho costuma valorizar bastante os profissionais proativos, uma vez que acabam sendo mais disciplinados e organizados do que o restante dos candidatos. Essa é, sem dúvidas, uma competência importante para quem deseja se destacar entre os concorrentes.

Ser resolutivo

Outra habilidade esperada dos profissionais da Agronomia é a resolutividade, que consiste na capacidade de realizar ações e tomar decisões, principalmente em situações emergenciais. Nesse caso, o agrônomo deve agir sempre com calma, paciência e controle diante das situações. 

As pessoas que desenvolvem a resolutividade têm muito mais chances de se destacar entre os empregadores. São esses colaboradores que geralmente identificam os problemas com antecedência e tomam atitudes para criar soluções inovadoras.

Gostar de tecnologia

O setor agropecuário vem sendo constantemente transformado com a implementação da tecnologia. Por isso, os profissionais da área devem ter conhecimento das principais inovações para trabalhar com o auxílio de ferramentas e sistemas nos processos de produção agrícola.

Até porque as novas tecnologias oferecem técnicas, instrumentos e avanços significativos para a rotina das propriedades e fazendas. Atualmente, os dispositivos monitoram o crescimento das culturas, controlam a irrigação e contribuem diretamente para a sustentabilidade das plantações, tornando as etapas mais organizadas e funcionais.

Ter sede de conhecimento

Um requisito importante para atuar no setor agrícola é a constante atualização de conhecimentos, técnicas e, sobretudo, de informações da cadeia de valor dos produtos. O profissional que deseja se destacar deve ter, portanto, sede por aprender sempre mais para levar inovação ao ambiente de trabalho.

Tal capacidade também é fundamental para desenvolver a adaptabilidade em situações desafiadoras e em momentos que exigem uma tomada de decisão ágil. Quem se mantém atualizado costuma ser mais produtivo e certeiro nessas tarefas.

Ter uma comunicação eficiente

Essa é uma habilidade essencial para todo profissional que quer ter realização na carreira. Ele deve ser capaz de ouvir as necessidades dos líderes e dos colegas de trabalho para desenvolver relações duradouras e de confiança.

Quem atua no setor agropecuário também é rotineiramente desafiado a interagir com clientes e fornecedores. Por isso, saber se comunicar adequadamente é um aspecto fundamental para se diferenciar e ser ainda mais valorizado entre os empregadores.

Gostar de lidar com a natureza

Por lidar com recursos e matérias-primas naturais, o agrônomo deve gostar da natureza e de assuntos que envolvem o meio ambiente. Também é importante ter aptidão para trabalhar com animais no campo, tendo em vista que o profissional atua diretamente com criação de rebanhos.

Quem cursa Agronomia ainda pode atuar em fazendas de produção de alimentos e institutos de pesquisas, realizando o gerenciamento das lavouras e o acompanhamento do cultivo do solo. Assim, ter gosto pela natureza é uma característica básica de todo futuro agrônomo.

Ser ético e consciente

Agir baseado em ética e consciência é fundamental para se desenvolver na carreira. Como o profissional da área desempenha inúmeras funções e pode ocupar um cargo de liderança, é imprescindível atuar com integridade e responsabilidade, sempre considerando as necessidades da propriedade e das etapas do processo produtivo em que atua. 

Até porque qualquer ação sem planejamento pode custar a confiança, o emprego e, até mesmo, gerar problemas para o empregador. Ao agir de maneira correta e honesta, o agrônomo transmite uma melhor imagem e, com isso, atinge diferenciação entre a equipe de trabalho.

Qual a importância de escolher uma boa faculdade?

Na faculdade, o aluno aprende tudo sobre Agronomia e as possibilidades da carreira no setor. A graduação é a principal base para o trabalho do agrônomo. Por isso, optar por uma boa instituição de ensino superior é o primeiro passo para se destacar na profissão.

É fundamental que a faculdade seja comprometida em formar profissionais qualificados para os desafios do mercado, sobretudo em cargos que exigem soluções inovadoras. É nesse momento também que o futuro agrônomo aprenderá a desenvolver as habilidades técnicas para lidar com todas as etapas dos processos agrícolas e de criação animal.

Aqui na Unopar, oferecemos a Agronomia semipresencial (além da presencial), com um processo de ensino dinâmico e um corpo docente altamente especializado. E se você está preocupado com o valor da faculdade de Agronomia, saiba que facilitamos o pagamento dos cursos por meio de bolsas, descontos e convênios.

Outro benefício é o acesso exclusivo ao Canal Conecta. Assim, é possível encontrar estágios e até emprego nas melhores empresas do país.

O sucesso está mais perto do que você imagina!

Entendendo qual é o perfil e o que faz um estudante de Agronomia, certamente será mais simples decidir se a graduação é adequada para as suas habilidades e competências. Lembre que optar por uma boa instituição de ensino pode fazer toda a diferença na sua trajetória profissional e acadêmica, aumentando as chances de alcançar boas oportunidades de emprego na área.

Aproveite a visita e se inscreva agora mesmo no vestibular da Unopar para garantir a sua vaga no ensino superior!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.