Como encontrar as melhores faculdades de Agronomia?

melhores faculdades de agronomia

Encontrar as melhores faculdades de Agronomia é um dos primeiros passos para quem quer seguir carreira na área, que é uma das mais promissoras do Brasil. O setor cresce e se renova a cada ano, demandando mais profissionais, com novas habilidades.

Se você gosta do campo, das atividades rurais e entende o valor da preservação ambiental, o Bacharelado em Agronomia é curso ideal. Neste post, vamos falar sobre a área, mostrar quais critérios deve considerar para encontrar as melhores faculdades e começar a trilhar uma vida profissional de sucesso como agrônomo. Confira!

Observe qual é a metodologia utilizada

Os melhores cursos de Agronomia têm uma metodologia alinhada com as principais tendências do mercado. É importante conjugar aspectos teóricos com a parte prática que a atuação da área exige.

Aqui na Unopar, o curso de Agronomia conta não só com disciplinas de base como, também, com aulas práticas em laboratórios. Outro diferencial é o estágio supervisionado.

Com a prática, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar o ambiente agropecuário fora da sala de aula. Isso é essencial para assimilar os conhecimentos com maior efetividade.

O estágio supervisionado representa ainda uma oportunidade de praticar o que aprendeu durante o curso, confirmando que você sabe mesmo tudo sobre Agronomia.

Por fim, estagiar é passo importante para você se familiarizar com as rotinas profissionais da área e experimentar uma das diversas áreas de atuação na Agronomia, como:

  • Administração de propriedades rurais;
  • Produção animal e vegetal;
  • Ciência do solo e da água;
  • Gestão de sustentabilidade;
  • Engenharia e extensão rural.

Dentro da linha de unir teoria e prática, a Unopar insere os alunos na vida profissional com um benefício exclusivo: o Canal Conecta. O portal disponibiliza vagas de acordo com seu perfil e, melhor, sem custo algum para o candidato!

Confira a grade curricular do curso

Se você quer saber onde estudar Agronomia deve considerar, ainda, a grade curricular do curso. Na Unopar, o ciclo básico, que cria as bases da sua formação profissional, inclui temas como Administração, Biologia, Química e Física, além de Matemática.

Outras disciplinas estudadas abordam técnicas de agricultura e ciência do solo. As matérias, de forma geral, facilitam seu entendimento em relação a princípios que envolvem o trabalho com animais, plantas e solo. Veja algumas matérias da nossa grade curricular:

  • Agronomia, Ciência e Tecnologia;
  • Morfologia e Fisiologia Vegetal;
  • Zoologia Geral;
  • Hidráulica;
  • Olericultura;
  • Manejo e Produção Florestal.

Observe o corpo docente vinculado ao seu curso

As melhores faculdades de Agronomia têm um corpo docente qualificado. Por isso, se você está em busca de um curso de excelência, é importante observar os professores com os quais terá aula.

Esse é, inclusive, um dos critérios da avaliação do MEC, junto à qualidade do ensino, infraestrutura, carga horária, curso de extensão, pesquisas e eficiência da gestão.

Aqui na Unopar, não só temos um corpo docente qualificado na área como oferecemos diferenciais como a Aula Destaque. São encontros online ministrados por profissionais bem-sucedidos em sua área de atuação.

Considere o custo-benefício da faculdade

Outro ponto de atenção para garantir que você encontrou uma das melhores faculdades de Agronomia é o custo-benefício. Afinal, é importante ter acesso a um ensino de qualidade, mas a um preço possível de pagar, certo?

Nós, da Unopar, sempre pensamos em oferecer a possibilidade mais adequada para cada perfil de aluno. Por isso, temos modalidades de ensino presencial e EAD semipresencial para o Bacharelado de Agronomia.

Na primeira opção, você vai à faculdade todos os dias. Já na modalidade EAD Agronomia semipresencial, só é necessário comparecer ao polo de uma a três vezes na semana. Isso torna o curso ideal para quem busca flexibilidade.

O valor competitivo da mensalidade é outro diferencial. Então, não deixe de considerar essa possibilidade que oferece um bom custo-benefício.

Pode ter certeza que o investimento compensa. A área de Agronomia oferece não só boas possibilidades de carreira. O salário de um agrônomo formado é, em média, de R$ 6.421,17*, podendo chegar a R$ 14.597,60*.

Veja qual é a infraestrutura oferecida

Outro critério do MEC para elencar as melhores faculdades de Agronomia é a infraestrutura. Nesse sentido, é importante que o curso escolhido ofereça tudo o que você necessita para se tornar um agrônomo completo.

Na Unopar, os estudantes entendem de perto o que faz o profissional de Agronomia, tendo acesso a atividades complementares obrigatórias para, assim, terem uma formação integral. Os estudantes contam com infraestrutura completa para realizar visitas técnicas a propriedades rurais e participar de eventos, seminários e palestras da área.

Confira as opções de bolsas e descontos na faculdade

Outro fator que você deve considerar ao pesquisar os melhores cursos de Agronomia é a oferta de benefícios. Uma bolsa 100% na faculdade pode ser um diferencial e tanto, não é mesmo?

Nós, da Unopar, acreditamos na democratização do ensino superior. Por isso, oferecemos uma série de bolsas e descontos para os mais diversos públicos. Nossa bolsa Enem, por exemplo, oferece abatimentos a partir de 10% para estudantes que querem usar a nota do exame.

Futuros universitários com nota acima de 900 pontos no Enem, por exemplo, têm direito a 100% de desconto no valor da mensalidade aqui na Unopar. Então, utilize sua nota do Enem e ingresse no Bacharelado de Agronomia com benefícios.

Conhecer os principais critérios para escolher uma boa instituição de ensino é passo importante para garantir você ingressará em uma das melhores faculdades de Agronomia.

É essencial que a faculdade tenha a preocupação de formar profissionais inovadores e que busquem garantir o menor impacto possível no meio ambiente –– afinal, essa é uma tendência forte na área.

Agora é com você!

Aqui na Unopar, formamos profissionais de Agronomia que não só têm todo o conhecimento técnico para executar suas atividades. Os graduados saem prontos para o mercado e, além de saberem lidar com plantas e animais, têm conhecimento e habilidades para administrar equipes multidisciplinares e liderar!

Não perca tempo, inscreva-se agora mesmo no nosso vestibular e comece sua trajetória como um agrônomo de sucesso.

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.