Avaliação do MEC: o que ela significa?

estudante vendo avaliação do mec

Entrar para o nível superior é um grande investimento na vida de qualquer pessoa. Afinal, é necessário despender tempo e recursos financeiros até o término da graduação. Justamente por isso, é fundamental optar por uma instituição de ensino de qualidade e credibilidade.

Mas como ter a certeza de que estou investindo na faculdade certa? Pois é aqui que a avaliação do MEC entra como um excelente parâmetro para orientar a sua decisão. Caso ainda não esteja familiarizado com esse conceito, fique tranquilo e continue por aqui.

Neste post, além de falarmos o que é avaliação MEC, reunimos algumas informações importantes sobre os instrumentos avaliativos utilizados pelo Ministério da Educação. Ao final, ensinaremos como conferir a nota e qual é a pontuação que recebemos aqui na Unopar. Vamos acompanhar?

O que é a avaliação do MEC?

Assim como os estudantes são avaliados de diversas formas ao longo de suas formações, as instituições de ensino precisam passar por avaliações. No Brasil, o MEC é o órgão responsável por avaliar a qualidade das graduações e demais cursos superiores por meio de indicadores.

A avaliação do MEC, então, é o instrumento utilizado para verificar se as faculdades avaliadas têm as condições adequadas para disponibilizar cursos e formar novos profissionais. Com a nota do MEC em mãos, essas instituições podem trabalhar em melhorias para alcançar os parâmetros.

Quais são os critérios de avaliação do MEC?

Ter uma boa nota é fundamental para que uma instituição mantenha sua autenticação perante o MEC. Ou seja, uma faculdade reconhecida pelo MEC é aquela que investe na qualidade e na boa nota de seus cursos. Para assegurar essa questão, o órgão observa diversos fatores:

  • qualidade do ensino;
  • corpo docente;
  • infraestrutura;
  • carga horária da faculdade;
  • cursos de extensão e pesquisas;
  • eficiência da gestão;
  • responsabilidade social etc.

Mas como esses dados são obtidos? A resposta é simples: são aplicados os indicadores que detalharemos a seguir!

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade)

O Enade é uma prova conduzida pelo Inep. Aplicado nos estudantes que estão iniciando e terminando seus respectivos cursos, o exame verifica como anda a absorção do conteúdo programático pelos alunos.

A cada aplicação do Enade, são selecionados determinados cursos, e os alunos deles têm a obrigatoriedade de realizar o exame. É possível se voluntariar para fazer a prova também. Quanto à nota de cada instituição, é utilizado um sistema de avaliação que vai de 0 a 5 — sendo 5 a nota máxima.

Conceito Preliminar de Curso (CPC)

Trata-se do índice que avalia a qualidade de cada curso separadamente, com base nos últimos resultados divulgados do Enade. Os conceitos do indicador variam de 1 a 5 — sendo 1 e 2 considerados “insatisfatórios”, 3, “regular” e 4 e 5, “excelentes”. As faculdades que obtêm pontuações inferiores a 3 recebem a visita de representantes do MEC para uma vistoria criteriosa.

Os aspectos considerados pelo CPC incluem, além do resultado do Enade:

  • infraestrutura;
  • qualidade do corpo docente;
  • recursos pedagógicos e metodologias aplicadas no ensino;
  • nível de satisfação dos estudantes quanto à instituição, entre outros.

Vale ressaltar que todos esses fatores também são analisados no ensino a distância, ou seja, é também importante optar por uma faculdade EAD reconhecida pelo MEC.

Índice Geral de Cursos (IGC)

O Índice Geral de Cursos (IGC) tem como objetivo medir a qualidade das faculdades. O resultado é calculado pela média de todas as notas dos cursos superiores da instituição nos seguintes indicadores:

  • últimos 3 CPCs;
  • avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes);
  • número de alunos em graduação e pós-graduação.

A escala utilizada para a nota também vai de 1 a 5, seguindo a lógica anterior. Durante o processo de avaliação do IGC, os representantes do Inep são encarregados de visitar pessoalmente cada faculdade. Se alguma instituição receber nota inferior a 3, ela pode recorrer e providenciar as mudanças necessárias para melhorar. Caso contrário, pode perder o direito de abrir novos cursos e disponibilizar mais vagas.

Como consultar a avaliação do MEC?

A avaliação do MEC é crucial no momento de escolher onde estudar. Isso porque são considerados fatores muito importantes que asseguram uma educação de qualidade aos alunos. É preciso ter em mente que as notas obtidas nos indicadores são muito mais que simples parâmetros: elas exercerão grande influência em sua formação.

Por isso, ensinaremos você a consultar as notas obtidas pela faculdade e curso de seu interesse. Não se preocupe, pois o processo é bastante simples e leva poucos minutos, ok? Veja só!

  1. Acesse o portal do e-MEC.
  2. Clique em “Consulta Avançada”.
  3. Em “Buscar por”, selecione “Instituição de Ensino Superior”.
  4. Em “Nome ou Sigla da Instituição”, insira o nome da instituição desejada.
  5. Em “Situação”, selecione “Ativa”.
  6. Preencha o código de verificação.

Qual é a nota do MEC da Unopar?

Como a Unopar tem polos EAD em cidades espalhadas por todo o país, as notas obtidas nos indicadores do MEC podem variar de acordo com a unidade. No entanto, temos uma excelente notícia: nos principais índices de avaliação, nós contamos com uma média de notas acima de 3, cumprindo todos os requisitos exigidos pelo MEC. 

Entre os cursos da Unopar com pelo menos uma nota 5, estão Biomedicina, Farmácia e Engenharia Elétrica. Entre aqueles com mais de uma nota 4, podemos citar Agronomia, Medicina Veterinária, Fisioterapia e Psicologia. Já os com pelo menos uma nota 4 incluem:

Assim como há um passo a passo para consultar a avaliação do MEC, é possível ver a nota de um curso específico no portal do e-MEC. Assim, você verifica se a graduação de seu interesse na Unopar tem mesmo uma boa pontuação. Vamos lá?

  1. Acesse o portal do e-MEC.
  2. Clique em “Consulta Avançada”.
  3. Em “Buscar por”, selecione “Curso de Graduação”.
  4. Em “Nome ou Sigla da Instituição”, digite “Unopar”.
  5. Em “curso”, escreva o nome da formação de seu interesse.
  6. Em “Modalidade”, clique na opção presencial ou EAD.
  7. Em “Grau”, marque a opção correspondente.
  8. em “Situação”, selecione “Em atividade”.

Faça uma boa escolha!

A avaliação do MEC corresponde a um conjunto de indicadores que avaliam a qualidade dos cursos e das instituições. É um critério bem relevante na hora de escolher em qual faculdade ingressar, portanto, considere as informações do post. Aqui na Unopar, todas as formações têm notas satisfatórias — inclusive, são várias com a nota máxima! O que está esperando para estudar em um local que é comprovadamente sinônimo de qualidade?

Aproveite a sua visita aqui no blog para fazer sua inscrição no vestibular. É simples e rápido: basta acessar a página da Unopar. Esperamos você lá!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content