Arquitetura de Interiores: conheça essa área em alta

sala de estar representando arquitetura de interiores

A Arquitetura de Interiores, um dos segmentos de atuação do arquiteto, é responsável pelo planejamento dos espaços com foco, principalmente, em sua funcionalidade, conforto e também na estética do local.

Se pensarmos que passamos a maior parte do tempo no interior dos ambientes, seja em casa, no escritório ou até em uma loja, dá para ter uma ideia da importância do profissional que realiza esse trabalho.

Se você é criativo, quer trabalhar com projetos e também tem uma sensibilidade para as artes, pode se dar bem nessa carreira que está em alta. Para saber mais sobre essa área, continue a leitura que preparamos aqui na Unopar e entenda também a diferença para o Design de Interiores!

Afinal, o que é Arquitetura de Interiores?

Todo mundo sabe como é bom entrar em um espaço e se sentir bem. Estamos falando de locais que aliam comodidade, praticidade, segurança, estética, boa iluminação, ventilação, conforto acústico e térmico, entre outros fatores.

Por trás de tudo isso, há muito estudo para se chegar a um projeto de Arquitetura de Interiores. O arquiteto que direciona sua carreira para essa área precisa entender qual o uso será feito desse espaço, ou seja, como deixar o local funcional e também agradável para as pessoas. É um trabalho que pode ser feito em empreendimentos residenciais, comerciais ou corporativos.

Então, no projeto de uma sala de estar de uma casa, por exemplo, não é só o desejo e gosto pessoal do proprietário serão considerados. Na verdade, o profissional verá qual a função desse cômodo e de que modo ele pode ser melhor aproveitado para proporcionar bem-estar aos moradores.

A partir disso, são escolhidos os materiais mais adequados, como revestimentos e acabamentos, os móveis etc. Surgem também as intervenções necessárias — inclusive nas questões de hidráulica, elétrica, iluminação, ventilação, entre outras.

Não é para deixar “mais bonito”

Não se trata de uma transformação visando apenas a uma nova decoração do espaço para que ele fique bonito. É claro que isso acaba sendo uma consequência do trabalho do arquiteto. Mas o seu foco é muito mais abrangente: o de fazer um uso inteligente dos espaços, de acordo com o perfil e necessidades do cliente.

É importante destacar que cada modificação feita em um cômodo ou material escolhido fazem parte de um conjunto de técnicas que têm impacto, inclusive, nas sensações e percepção psicológica das pessoas. Lembra que falamos de se sentir bem em um espaço? É justamente esse efeito que a Arquitetura de Interiores pode proporcionar.

Por último, saiba que o projeto de arquitetura de interiores não se volta apenas para espaços luxuosos, como o que se vê em revistas e programas de televisão. Óbvio que é possível fazer uma transformação que inclua materiais e móveis mais caros, deixando o local sofisticado. Porém, o trabalho do arquiteto nesse segmento tem a finalidade de fazer o ambiente funcionar bem, independentemente de usar algum item classificado como luxuoso.

Arquitetura de Interiores e Design de Interiores são a mesma coisa?

Agora você já sabe o que é Arquitetura de Interiores e deve estar pensando qual a diferença dela para Design de Interiores. Apesar de os profissionais das duas áreas se dedicarem a projetos de ambientes internos, há uma diferença.

O designer de interiores tem sua atenção também direcionada para proporcionar um estilo ou estética diferenciada ao local. Por isso, pode ser chamado de artista dos ambientes internos.

Seus projetos têm a finalidade de deixar os espaços práticos e confortáveis. Ele também pode desenhar e criar móveis, além de acessórios decorativos, e assessorar seus clientes na compra de itens de decoração para o cômodo que está sendo transformado.

Por que investir nessa carreira?

Se você se identifica com a Arquitetura de Interiores, pode apostar sem medo nessa carreira. Cuidar da ambientação dos espaços é uma preocupação cada vez maior das pessoas, que buscam qualidade de vida nos ambientes –– seja para passar bons momentos com a família, seja para trabalhar ou estudar em casa, por exemplo.

O crescimento de programas de televisão mostrando a possibilidade de transformação dos espaços também é um incentivo para que esse segmento ganhe mais destaque. Afinal, eles mostram que é um serviço acessível: basta contar com um profissional da área.

Ainda existem as mudanças no mudo do trabalho, aumentando a necessidade de as pessoas montarem seu home office, o que também demanda a atuação do arquiteto.

E não podemos deixar de falar das questões de sustentabilidade. A modificação de um ambiente pode ter o intuito, por exemplo, de aproveitar melhor a luz solar, proporcionar conforto térmico e permitir uma boa ventilação. Para uma empresa, isso significa a redução de gastos e um compromisso de responsabilidade social.

Assim, quando o profissional procura vagas de Arquitetura de Interiores em um portal de empregos, como o Canal Conecta, encontra boas perspectivas de trabalho. Sem contar que o salário do formado em Arquitetura é bem atrativo. A remuneração média do profissional é de R$ 4.046*.

Como começar nessa área?

Para atuar no segmento, o primeiro passo é fazer o curso de Arquitetura. Aqui na Unopar, a graduação pode ser feita presencialmente ou no formato semipresencial — uma das modalidades de ensino que permitem maior versatilidade para o aluno.

A formação da Unopar apresenta uma grade curricular que mescla teoria e prática. O objetivo é preparar o profissional para planejar, construir e reformar espaços, desde residências, comércios e ambientes corporativos até áreas públicas de convivência.

Após conquistar o diploma, para atuar na profissão, é preciso também se registrar no Conselho de Arquitetura e Urbanismo de seu estado. Pronto: o mercado de Arquitetura de Interiores, que está aquecido, se abre para você!

E aí? Animado para dar o primeiro passo rumo para brilhar na área de Arquitetura de Interiores? Então, comece a se planejar para fazer a graduação na área para que, em pouco tempo, possa colocar todo o seu talento em projetos que vão transformar espaços e fazer a diferença na vida das pessoas!

Busca um curso de Arquitetura e Urbanismo de qualidade? Conte com a Unopar! Inscreva-se em nosso vestibular online e comece agora a escrever sua trajetória de sucesso!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.