Qual é o curso ideal para ser designer de interiores?

designers de interiores

Se você está perto de terminar os estudos do ensino médio, já deve estar considerando as opções de faculdade, certo? Para aquelas pessoas que têm um senso estético apurado, gostam de desenhar, repensar espaços e se sentem bem ao ligar com materiais de decoração, um curso para designer de interiores é uma ótima opção.

Mas qual é, afinal, uma opção de faculdade de decoração de ambientes? Quem deseja trabalhar nessa área pode seguir por, pelo menos, dois caminhos: a graduação de Arquitetura e Urbanismo ou o curso de designer de interiores. É natural ficar na dúvida entre essas duas opções — a Arquitetura traz outras habilidades e conhecimentos, consequentemente, o tempo de formação é maior.

Outro ponto que causa muitas interrogações na cabeça dos estudantes é sobre estudar o curso de decoração de ambientes a distância: como o universitário aprende de fato, ainda mais em relação à prática? Neste texto, a Unopar mostra para você tudo o que é preciso considerar antes de tomar a decisão. Vamos começar?

As vantagens do curso de Design de Interiores: entenda quais são

O primeiro ponto sobre o curso de Design de Interiores é que se trata de uma formação de Tecnólogo, ou seja, a formação tem a duração de quatro semestres. Dessa maneira, em 2 anos, você está pronto para atuar no mercado de trabalho.

Aqui na Unopar, esse curso é oferecido na opção EAD, o que o torna um atrativo ainda maior. Como você não precisa se deslocar até a faculdade diariamente, sobra mais tempo para estudar ou mesmo trabalhar, já que a rotina fica menos corrida. Uma vez que a mensalidade EAD é mais baixa, a opção se torna viável para muito mais gente.

Como são as aulas?

Mesmo sendo um Tecnólogo EAD, o curso de Design de Interiores tem aulas presenciais, nas quais o tempo é dedicado a atividades práticas, principalmente. São ótimos momentos para realizar networking com tutores, alunos e professores.

Há também as webaulas, as quais você assiste da sua casa ou de onde estiver. Além delas, é preciso ler os materiais de apoio e participar de fóruns, para dividir sua experiência e, também, tirar possíveis dúvidas. Mesmo sendo EAD, existe uma carga horária que você deve cumprir — para se dar bem na formação e, claro, no seu futuro profissional.

Quanto às disciplinas, elas são voltadas para o dia a dia e a prática profissional, até porque a duração, como você viu, é de dois anos. Você terá aulas teóricas e práticas, como de Desenho Técnico, Instalações Prediais Básicas, Ergonomia, Metodologia de Projeto, Processo de Criatividade e Luminotécnica.

É para você mesmo?

Ter boas habilidades manuais é um ponto primordial para quem escolher o curso para designer de interiores. Além disso, vale a pena ter (ou desenvolver) senso estético apurado, criatividade, conhecimento das principais tendências do mercado de design e decoração.

Se você é daquelas pessoas que vive dando uma cara nova aos ambientes da sua casa, adora criar, pintar paredes e testar ideias de decoração, seja com itens novos ou reformados por você mesmo, essa formação tem tudo a ver!

Os diferenciais de Arquitetura e Urbanismo: o que a graduação faz pelo seu currículo

Para quem busca uma opção para designer de interiores, o curso de Arquitetura e Urbanismo é sempre muito lembrado. Na Unopar, você também tem a opção de fazê-la no formato EAD. Vale dizer que essa graduação é no estilo Bacharelado, assim, a duração é de 5 anos.

Quem se torna bacharel em Arquitetura pode trabalhar no mercado de diversas formas, como ao planejar espaços urbanos, criar objetos de mobiliário e iluminação, acompanhar reformas e, claro, trabalhar com o design de interiores. Ou seja, é uma formação mais abrangente e que lhe traz outras oportunidades.

Como são as aulas?

Você terá webaulas, o espaço do fórum e encontros presenciais também como mostramos na formação anterior. A diferença é que eles duram dez semestres. E é fundamental estar em dia com as leituras de apoio, ok? Estudar sozinho envolve concentração e muito foco.

Quanto às disciplinas, elas se mesclam entre práticas e teóricas, também existem algumas de exatas, como Geometria e Informática, ambas aplicadas à Arquitetura. Além dessas, podemos citar:

  • Maquete;
  • Atelier de Projeto de Arquitetura;
  • Desenho Arquitetônico;
  • Ética, Polícia e Sociedade;
  • Arquitetura Brasileira;
  • Planejamento Urbano e Regional.

É pra você mesmo?

Se você tem interesse em trabalhar com design de interiores, mas outras áreas também, como o planejamento de cidades e bairros, o acompanhamento de reformas e demais ramos da Arquitetura, então, essa formação — que é mais abrangente — é uma boa escolha.

Ao optar pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, você pode se especializar em outras áreas, que não apenas a decoração de interiores, e trabalhar em projetos diferentes, que vão trazer novas habilidades à sua carreira.

A diferença entre ambos na prática: nós explicamos

Os dois cursos permitem que você seja um designer de interiores, mas as principais diferenças envolvem, sobretudo:

  • o tipo de formação — Tecnólogo para Designer de Interiores e Bacharelado, para Arquitetura;
  • a duração, já que a opção de tecnólogo é mais prática e rápida;
  • as habilidades desenvolvidas, já que em Arquitetura, você vai ganhar conhecimentos extras.

Curso para designer de interiores ou Arquitetura: saiba como escolher a opção ideal

Você está gostando das duas opções e, até este ponto do texto, segue na dúvida? Nós preparamos um checklist que vai ajudar a sua decisão:

  • se você tem pressa para começar a trabalhar, fazer o tecnólogo insere você de forma mais rápida no mercado de trabalho, como um profissional formado, não estagiário;
  • se sua vontade de projetar casas e reformas está perto de zero, então o curso para designer de interiores é sua opção certeira;
  • se você tem certeza de que não deseja trabalhar apenas com design de interiores, cursar Arquitetura lhe dá um leque amplo de possibilidades.

Agora, nossa dica é olhar um pouco para si mesmo e tomar a decisão que vai deixar você mais feliz e em paz. Lembrando que o diploma de Tecnólogo vale da mesma forma que o de Bacharelado. Assim como um curso EAD tem o mesmo peso de um presencial! Por isso, começar a se inteirar sobre as modalidades de ensino é uma ótima pedida.

Conseguiu se decidir? Então, não perca mais tempo e se inscreva para o vestibular do curso dos seus sonhos já!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 35

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.