Qual é o curso ideal para ser designer de interiores?

designers de interiores

Se você está perto de terminar os estudos do ensino médio, já deve estar considerando as opções de faculdade, certo? Para aquelas pessoas que têm um senso estético apurado, gostam de desenhar, repensar espaços e se sentem bem ao ligar com materiais de decoração, um curso para designer de interiores é uma ótima opção.

Mas qual é, afinal, uma opção de faculdade de decoração de ambientes? Quem deseja trabalhar nessa área pode seguir por, pelo menos, dois caminhos: a graduação de Arquitetura e Urbanismo ou o curso de Designer de Interiores. É natural ficar na dúvida entre essas duas opções

Outro ponto que causa muitas interrogações na cabeça dos estudantes é sobre estudar o curso de decoração de ambientes a distância: como o universitário aprende de fato, ainda mais em relação à prática? Neste texto, a Unopar mostra para você tudo o que é preciso considerar antes de tomar a decisão. Vamos começar?

As vantagens do curso de Design de Interiores: quais são?

O primeiro ponto sobre o curso de Design de Interiores é que se trata de uma formação de Tecnólogo, ou seja, tem a duração de 4 semestres. Dessa maneira, em 2 anos, você está pronto para atuar no mercado de trabalho.

Aqui na Unopar, esse curso é oferecido na opção EAD, o que o torna um atrativo ainda maior. Como você não precisa se deslocar até a faculdade diariamente, sobra mais tempo para estudar ou mesmo trabalhar, já que a rotina fica menos corrida. Uma vez que a mensalidade EAD é mais baixa, a opção se torna viável para muito mais gente.

Afinal, como são as aulas?

Mesmo sendo um Tecnólogo EAD, o curso de Design de Interiores tem aulas presenciais, nas quais o tempo é dedicado a atividades práticas, principalmente. São ótimos momentos para realizar networking com tutores, alunos e professores.

Há também as webaulas, às quais você assiste da sua casa ou de onde estiver. Além delas, é preciso ler os materiais de apoio e participar de fóruns, para dividir sua experiência e, também, tirar possíveis dúvidas. Mesmo sendo EAD, existe uma carga horária que você deve cumprir — para se dar bem na formação e, claro, no seu futuro profissional.

Quanto às disciplinas, elas são voltadas para o dia a dia e a prática profissional, até porque a duração, como você viu, é de 2 anos. Você terá aulas teóricas e práticas, como de Desenho Técnico, Instalações Prediais Básicas, Ergonomia, Metodologia de Projeto, Processo de Criatividade e Luminotécnica.

É para você mesmo?

Ter boas habilidades manuais é um ponto primordial para quem escolher o curso para designer de interiores. Além disso, vale a pena ter (ou desenvolver) senso estético apurado, criatividade, conhecimento das principais tendências do mercado de design e decoração.

Se você é daquelas pessoas que vive dando uma cara nova aos ambientes da sua casa, adora criar, pintar paredes e testar ideias de decoração, seja com itens novos ou reformados por você mesmo, essa formação tem tudo a ver!

Os diferenciais de Arquitetura e Urbanismo: o que a graduação faz pelo seu currículo?

Para quem busca uma opção para designer de interiores, o curso de Arquitetura e Urbanismo é sempre muito lembrado. Na Unopar, você também tem a opção de fazê-la no formato EAD. Vale dizer que essa graduação é no estilo Bacharelado, assim, a duração é de 5 anos.

Quem se torna bacharel em Arquitetura pode trabalhar no mercado de diversas formas, como ao planejar espaços urbanos, criar objetos de mobiliário e iluminação, acompanhar reformas e, claro, trabalhar com o Design de Interiores. Ou seja, é uma formação abrangente e que traz outras oportunidades.

Como são as aulas?

Você terá webaulas, o espaço do fórum e encontros presenciais também, como mostramos na formação anterior. A diferença é que eles duram 10 semestres. E é fundamental estar em dia com as leituras de apoio, ok? Estudar sozinho envolve concentração e muito foco.

Quanto às disciplinas, elas se mesclam entre práticas e teóricas, também existem algumas de Exatas, como Geometria e Informática, ambas aplicadas à Arquitetura. Além dessas, podemos citar:

  • Maquete;
  • Atelier de Projeto de Arquitetura;
  • Desenho Arquitetônico;
  • Ética, Polícia e Sociedade;
  • Arquitetura Brasileira;
  • Planejamento Urbano e Regional.

Quais são as matérias abordadas no curso para designer de interiores?

Felizmente, o curso para designer de interiores é bem completo. Ao longo dessa formação, o estudante terá a possibilidade de entrar em contato com matérias que envolvem a teoria e a prática. 

O objetivo é capacitar ao máximo o aluno para que, no fim, ele esteja pronto para ingressar no mercado de trabalho, vencer os desafios da área e se tornar um especialista de sucesso. 

Para se ter uma ideia, logo no início do curso, será possível aprender como representar, de forma gráfica, qualquer tipo de ambiente. Nessa mesma etapa, o estudante saberá como elaborar projetos de design completos, de modo manual ou utilizando recursos tecnológicos, como o AutoCAD. 

Já nos últimos meses, os professores serão responsáveis por orientar o aluno sobre a escolha dos melhores produtos e serviços aplicados nos interiores. Ou seja, estamos falando de uma formação integral, para que o designer tenha tranquilidade e segurança na hora de cumprir as suas principais funções no dia a dia. 

Diante disso, podemos citar algumas das matérias normalmente abordadas nessa formação. Abaixo, listamos quais são elas:

  • Estética e história da arte; 
  • Desenho técnico; 
  • Perspectiva e cenografia; 
  • Ergonomia; 
  • Informática; 
  • Luminotécnica; 
  • Mobiliário; 
  • Paisagismo; 
  • Como gerenciar as obras; 
  • Responsabilidade social; 
  • Projetos de interiores com foco em ambientes comerciais, residenciais e empresariais, entre outras.

Qual é a relação entre a faculdade de Arquitetura e Urbanismo e a profissão de designer de interiores?

Quando falamos sobre o curso para designer de interiores, muitas pessoas tendem a confundir essa formação com a do arquiteto. Inicialmente, podemos dizer que ambas são diferentes, mas contam com alguns pontos em comum

Antes de tudo, tanto o designer quanto o arquiteto são profissionais que devem gostar de organização e estão sempre em busca de novidades para aplicar em seus projetos — residenciais ou comerciais. 

Tais especialistas também precisam ter muita facilidade para lidar com questões administrativas. Entre elas, destacamos os orçamentos, os prazos, os cronogramas e, até mesmo, a coordenação dos colaboradores envolvidos em um projeto ou obra. Esse é o caso de pedreiros, pintores, marceneiros e por aí em diante. 

E quer saber mais? Constantemente, confundimos essas duas áreas do mercado porque o Design de Interiores é considerado um setor de atuação da própria Arquitetura. 

A diferença, porém, é que apenas os arquitetos podem realizar mudanças nas estruturas das construções. Isso quer dizer, derrubar as paredes, mudar a planta original, erguer anexos e por aí em diante.

É pra você mesmo?

Você gosta da ideia de trabalhar como designer de interiores, mas, ao analisar os detalhes dessa profissão, outras atividades do mercado de trabalho também chamam a sua atenção?

Para exemplificar, destacamos o planejamento de cidades e bairros, o acompanhamento de reformas, entre outros. Caso a sua resposta tenha sido “sim”, saiba que o curso de Arquitetura e Urbanismo pode ser uma excelente — e mais abrangente — solução.  

Explicamos já: ao optar por esse tipo de curso, será possível se especializar em uma série de áreas — e não somente a de decoração de interiores. Assim, você conseguirá trabalhar constantemente em projetos diferenciados, que vão oferecer muito mais experiência e habilidades para a sua trajetória profissional. Vale considerar essa ideia!

Qual a diferença entre ambos na prática?

Sem dúvida, os dois cursos permitem que você seja um designer de interiores, mas as principais diferenças envolvem, sobretudo:

  • o tipo de formação — Tecnólogo para designer de interiores e Bacharelado, para Arquitetura;
  • a duração, já que a opção de Tecnólogo é mais prática e rápida;
  • as habilidades desenvolvidas, já que em Arquitetura, você vai ganhar conhecimentos extras.

Curso para designer de interiores ou Arquitetura: como escolher a opção ideal?

Você está gostando das duas opções e, até este ponto do post, segue na dúvida? Não se preocupe! Para ajudar, nós preparamos um checklist que vai tornar essa decisão bem mais simples e fácil. Olha só: 

  • se você tem pressa para começar a trabalhar, fazer o Tecnólogo insere um profissional de forma mais rápida no mercado de trabalho;
  • se sua vontade de projetar casas e reformas está perto de zero, então, o curso para designer de interiores é sua opção certeira;
  • se você tem certeza de que não deseja trabalhar apenas com Design de Interiores, cursar Arquitetura dá um leque amplo de possibilidades.

Independentemente de sua escolha, é essencial selecionar muito bem a sua futura faculdade. Na Unopar, você encontrará vários benefícios para decolar na carreira, como um atendimento personalizado ao aluno, corpo docente qualificado, plataformas interativas de estudos e até o Canal Conecta — onde é possível conferir fantásticas oportunidades de emprego e ampliar o seu networking.

Agora é com você!

A nossa última dica é olhar um pouco para si mesmo e tomar a decisão que vai deixar você mais feliz e em paz. Lembrando que o diploma de Tecnólogo vale da mesma forma que o de Bacharelado. Assim como um curso EAD tem o mesmo peso de um presencial!

E então, após essa leitura completa conseguiu se decidir sobre o seu futuro em um curso para designer de interiores? O poder está em suas mãos: não perca mais tempo e se inscreva já para o vestibular do curso dos seus sonhos. Falta pouco para chegar lá!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 158

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content