Como é o curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica

engenheiros mecânicos

A história da Engenharia se confunde, em muitos sentidos, com a própria história da humanidade. Ela consiste, basicamente, na aplicação de conhecimentos variados para conceber elementos concretos, como estruturas, sistemas e processos. Por isso, seus profissionais são demandados em quase todos os setores.

A Engenharia Mecânica, em particular, é a divisão responsável por idealizar, avaliar, construir e condicionar sistemas de natureza mecânica. Em um mundo apoiado nas máquinas, essa especialização ganha enorme importância simbólica e material, trazendo excelentes retornos profissionais.

No curso de Engenharia Mecânica da Unopar, você é impulsionado a construir uma trajetória dinâmica e robusta, garantindo suas chances de alcançar realização no trabalho. Leia até o fim e descubra as vantagens de escolher essa carreira!

Qual é o objetivo do curso de bacharel em Engenharia Mecânica?

Aqui na Unopar, o Bacharelado em Engenharia Mecânica busca abordar todas as habilidades necessárias para o manejo de componentes da produção industrial. Com efeito, a confiança depositada no profissional da área torna imprescindível uma preparação de qualidade.

O principal objetivo, portanto, é preparar você para lidar com as exigências da área. Há um grande foco nas noções de tecnologia, cujos desafios constantes vêm se impondo para as indústrias e para o mercado como um todo.

Por que escolher esse curso?

Diferentemente das demais Engenharias, como a Civil, a Elétrica e a de Produção, a Engenharia Mecânica se dedica aos procedimentos ligados a elementos das máquinas. A grande difusão delas implica uma presença incontornável da área em praticamente todos os segmentos econômicos e sociais da atualidade.

Sua participação vem sempre garantir um domínio efetivo sobre os sistemas tecnológicos utilizados — isso, vale reforçar, nos mais diversos setores. O profissional constitui uma verdadeira salvaguarda para o entendimento técnico de ordenações múltiplas e complexas.

A partir das matérias trabalhadas no curso, você aprende a desenvolver seus projetos com grande consistência e pragmatismo. Essa virtude é valorizada pelas empresas, que necessitam de pessoas que dominem a teoria e saibam operar de maneira exequível.

Sabe da melhor parte? A remuneração da área é de R$ 8.051,30, valor bastante elevado perto da média salarial no Brasil. Com bastante investimento em conhecimentos específicos, ela pode atingir patamares ainda maiores, com teto de R$ 17.692,92. De fato, pode ser muito proveitoso investir na graduação em Engenharia Mecânica, escolhendo uma instituição de excelência.

Como é a grade curricular do curso?

A Unopar oferece condições ideais para quem deseja se destacar como Engenheiro Mecânico. Ao longo dos 10 semestres de duração do curso, busca-se mesclar a profundidade dos saberes teóricos às atividades de ordem prática. O propósito é preparar você segundo os principais parâmetros valorizados no mercado.

Em primeiro lugar, você tem contato com disciplinas indispensáveis da Matemática, da Física e da Química. Também fica conhecendo os fundamentos administrativos ou computacionais. Com base nesse alicerce, sente-se pronto para continuar com segurança sua trajetória.

Matérias como Desenho Técnico e Legislação e Segurança do Trabalho contribuem para uma formação mais completa. O debate da Engenharia está presente, desde cedo, em matérias como Engenharia e Profissão e Desenho Auxiliado por Computador.

Do quarto semestre em diante, contudo, começa um mergulho nas especificidades da Engenharia Mecânica. A partir desse ponto, as atividades intensificam a sua expertise enquanto profissional na área. O objetivo é aumentar sua autoridade nos elementos particulares do conhecimento e ampliar sua visão da profissão no presente e no futuro.

A formação é reforçada por estágios curriculares que incentivam a não se isolar das experiências no mercado. Esse fator é decisivo para uma posterior inserção na realidade da profissão, contribuindo para a familiaridade com fábricas e empresas.

Como esse percurso demonstra, o aluno de Engenharia Mecânica da Unopar é continuamente preparado para lidar com as exigências da área e as mudanças no mundo do trabalho.

Você ainda tem acesso exclusivo ao Canal Conecta, que permite a busca de oportunidades condizentes como seu perfil. Com a bagagem exemplar acumulada no curso e o apoio integral da faculdade, não será difícil encontrar o emprego dos sonhos. Além da grade curricular invejável, a Unopar oferece uma excelente relação de custo-benefício.

Vale a pena conferir o valor do curso de Engenharia Mecânica. Cabe lembrar, por fim, que a modalidade de faculdade online oferece uma margem crucial de flexibilidade para quem precisa conciliar seu horário com outras tarefas. O ingresso, por sua vez, pode ser feito de modo simples pelo vestibular online.

Quais são as possíveis áreas de atuação?

Por ser um dos pilares da vida moderna, o campo da Engenharia Mecânica oferece incontáveis opções de atuação. Presente sobretudo nos setores industriais, ele é indispensável para o planejamento da produção de máquinas em geral, como ferramentas, veículos ou sistemas de refrigeração.

No setor público ou privado, ele pode assumir posições estratégicas nos processos de produção e planejamento. Há um mercado de trabalho amplo a ser explorado, tendo em vista as transformações de automatização e digitalização no setor industrial. Os principais âmbitos em voga para a área na atualidade são:

  • setor de máquinas;
  • equipamentos industriais;
  • gestão de processos industriais;
  • pesquisa e desenvolvimento;
  • controle de qualidade;
  • vendas técnicas;
  • pesquisa acadêmica.

Os cargos, no sentido estrito, podem ir de analista a diretor, passando por supervisor, coordenador e gerente. Tudo depende do contexto de trabalho, sendo que o leque de possibilidades é extremamente diversificado. O importante é saber que o profissional da área tem sempre boas opções em mãos.

As especializações mais comuns da Engenharia Mecânica são a Automobilística, a Aeronáutica, a Metalúrgica e a Petroquímica. Instituições bancárias ou órgãos públicos em geral também constam na lista de possibilidades para o profissional da área se aprofundar.

Além disso, sua trajetória pode estar direcionada para Processos de Fabricação, Fontes Renováveis de Energia, Mecatrônica, entre outras esferas. A Engenharia Naval, por sua vez, é um campo que nasceu da Mecânica, desenvolvendo-se e ampliando-se para vários segmentos.

Agora que você sabe mais sobre o ensino superior de Engenharia Mecânica na Unopar, entre em contato conosco! Vamos planejar juntos a qualidade do seu futuro profissional.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.