Como escolher uma profissão? Saiba o que considerar

como escolher uma profissão

Como escolher uma profissão? A maioria dos estudantes tem várias respostas quando precisam decidir qual carreira seguir e, consequentemente, definir o curso de graduação. É normal ter essas dúvidas, afinal, uma decisão tão importante como essa precisa de muita paciência e compreensão sobre o próprio futuro.

Definir a faculdade certa acaba sendo uma consequência natural de uma boa decisão sobre como escolher uma profissão que combina com seu perfil.

Sabemos que nem sempre é fácil ter respostas precisas para todas as perguntas. Então, separamos neste artigo algumas dicas sobre o que você pode considerar em cada um delas e, assim, ter boas respostas para traçar seu futuro profissional. Confira!

Qual é o mercado de trabalho para a profissão?

Uma busca importante para saber como escolher uma profissão é avaliando as oportunidades do seu mercado de trabalho. Para fazer essa pesquisa, tenha em mente que existem demandas e ofertas, ou seja, profissionais que buscam trabalho e empresas que oferecem as vagas.

Consumindo as notícias sobre a área, perceba se a proporção entre demanda e oferta é bastante equilibrada. Quando a proporção está dessa forma, significa que os recém-formados na profissão têm grandes chances de não passar por um problema grave atual, que é o desemprego no Brasil.

Se você se interessa por uma área específica, dedique-se a conhecê-la a fundo. Vá em busca de palestras, seminários e feiras com profissionais do mercado de trabalho. Também leia revistas, sites e blogs que abordam as oportunidades para quem está iniciando.

Qual é a média salarial do profissional?

Com uma rápida pesquisa no Google, você consegue saber a media salarial para a profissão em mente. Sites como o Trabalha Brasil (antigo SINE) demonstram não só a média geral, mas também a remuneração inicial da profissão e até quanto é possível chegar nela.

As melhores profissões para seguir hoje em dia, além de terem uma grande contribuição para a sociedade como um todo, contam com perspectivas de salário muito acima da média. Empregos que pagam bem estão em áreas com muitas oportunidades, como Saúde, Engenharia e Finanças.

Pense no que mais importa para você seguir em uma carreira, e tudo bem se essa escolha envolver um alto salário. Trata-se de um fator diretamente ligado às oportunidades de trabalho que surgem desde os anos de graduação e às possibilidades de crescer dentro de uma mesma empresa.

Quanto mais bem-informado estiver sobre esses assuntos, maiores são as chances de fazer uma escolha adequada em relação à remuneração que você deseja para seu futuro.

Quanto custa para fazer a faculdade?

O valor da mensalidade varia de acordo com o curso, instituição, polo e modalidade de ensino. Graduações da área de Saúde, por exemplo, podem ter mensalidades mais altas que a média geral, uma vez que demandam maior quantidade de recursos da instituição de ensino.

Ao escolher cursos de graduação semipresenciais (modalidade a distância, com atividades presenciais) e 100% online, geralmente, você encontra mensalidades com valor mais baixo. O melhor de tudo é que eles oferecem a mesma qualidade de ensino do modelo tradicional, adicionando flexibilidade à sua rotina.

Teste Vocacional Rápido

Como é o perfil pessoal e profissional exigido?

A carreira que você pretende seguir no futuro próximo reúne um conjunto de habilidades que favorecem a atuação. Então, vale a pena pesquisar mais a fundo e saber quais são as habilidades que compõe o perfil profissional e pessoal de quem geralmente escolhe a profissão.

Por exemplo, quem entra no curso de Enfermagem desenvolve certas habilidades ao longo da graduação para atuar na posição de enfermeiro, como boa escuta, empatia e proatividade. Da mesma forma acontece com outras profissões, até mesmo aquelas menos tradicionais que surgiram recentemente, como Youtuber ou Influencer.

Veja se você se encaixa no perfil exigido no cotidiano da profissão em mente. Pense no que gosta de fazer e nas suas competências profissionais desenvolvidas até então. Isso vai dar autonomia para ser protagonista da sua escolha, e só assim conseguirá selecionar uma carreira compatível com suas preferências.

Como estão as tendências das áreas de atuação?

Veja também se a carreira escolhida estará em alta nos próximos anos, principalmente quando você concluir a faculdade (dentro de 4 ou 5 anos, em média). É importante pensar não apenas no agora, mas também no futuro da sua profissão.

Até mesmo um mercado de trabalho com boa oferta atualmente pode ter perspectivas de queda nos próximos anos. E isso você apenas saberá pesquisando bastante a profissão em mente.

Mas as tendências podem indicar, por exemplo, quais são áreas de atuação que serão mais procuradas da profissão. Isso ajuda a orientar suas escolhas durante a graduação, como o tema do seu TCC, onde você deseja fazer um estágio e qual a sua especialidade preferida.

Quais são as formas de ingresso na faculdade escolhida?

Uma faculdade com várias opções de ingresso para seus cursos demonstra que se importa com a acessibilidade dos alunos. Nesse caso, você pode escolher aquela mais conveniente de entrar na graduação. As mais comuns são: vestibular, nota do Enem e programas do Governo Federal, como FIES e Prouni.

Então, verifique se a faculdade oferece o curso que você tem em mente e a forma de ingresso mais conveniente para seu caso. Na Unopar, além de ter acesso a uma gama de opções de curso, os estudantes podem usar a nota do Enem para ganhar bolsas de estudo, sem falar da possibilidade de obter descontos na mensalidade em qualquer um de nossos cursos.

Você também encontra benefícios exclusivos para turbinar seu currículo e favorecer seu crescimento profissional. Alguns exemplos são a Aula Destaque e o Canal Conecta, portal de empregabilidade com vagas nas melhores empresas do país.

Agora é com você!

Para quem que saber como escolher uma profissão, o nosso conteúdo trouxe perguntas simples que servem de guia para tomar decisão. Ficou evidente que a instituição de ensino também pesa –– afinal, é importante prezar por uma faculdade que prepara os profissionais para o atual mercado de trabalho.

Agora que você sabe o que considerar para escolher a carreira certa, não perca tempo e inscreva-se agora no vestibular da Unopar para dar início à sua formação acadêmica!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Mudança de carreira: o guia prático para dar os primeiros passos

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content