Como fazer um portfólio? Veja em 7 passos

pessoa fazendo um portfólio

Saber como fazer um portfólio é habilidade indispensável, especialmente para quem atua em áreas de Publicidade, Design e Artes em geral. Seja no formato físico ou digital, a ferramenta funciona como uma vitrine dos melhores trabalhos realizados pelo estudante. Além disso, pode conter informações selecionadas de acordo com a experiência profissional.

Agora que você sabe o que é portfólio, deve estar se perguntando de que maneira criar o seu, não é? Fique tranquilo! Neste post, daremos todas as dicas de como fazer um documento de sucesso. Acompanhe conosco!

Selecione seus principais trabalhos

Os melhores portfólios são aqueles que contêm os principais trabalhos do profissional ou do estudante. Então, na hora de montar o seu, vale a regra: antes investir na qualidade do que na quantidade.

Além de escolher os mais relevantes, é importante apostar na variedade. Um designer com experiência na criação de logomarcas, apresentações e peças publicitárias, por exemplo, deve buscar sua produção mais interessante em cada uma dessas áreas. Dessa forma, ele mostra não só a qualidade do seu trabalho como sua versatilidade enquanto profissional.

Aposte em um visual descomplicado

Outra regra de ouro na hora de criar seu portfólio é a simplicidade. Evite excessos e apresentações rebuscadas. Seu principal objetivo é que os interessados conheçam sua produção ao longo da carreira da forma mais agradável possível. Então, facilite ao máximo essa navegação ao apostar em um visual descomplicado.

Hoje, é comum que os portfólios sejam disponibilizados em plataformas digitais. Então, garanta que o acesso é fácil e otimizado para celulares e tablets, por exemplo. Além disso, só use elementos visuais que sejam realmente relevantes para mensagem que você quer passar.

Organize os trabalhos por ordem de importância

Os melhores currículos não são aqueles que se limitam a descrever experiências profissionais em ordem cronológica. São os que mostram quem é o profissional, suas habilidades, competências e feitos mais relevantes.

O mesmo raciocínio deve ser aplicado no seu portfólio. É importante que a organização dos seus trabalhos seja feita por ordem de importância e não seguindo uma linha do tempo.

Coloque sua melhor produção em um lugar de destaque, para chamar a atenção de quem acessar a página e consultar seus grandes feitos. Caso esteja concorrendo a uma vaga específica, formal ou como profissional autônomo, pode ser interessante adaptar a organização do seu portfólio aos requisitos da oportunidade.

Caso seja uma vaga de redator publicitário em uma agência especializada na área de saúde –– como de Odontologia –– você pode destacar os trabalhos que fez nesse segmento, por exemplo.

Busque referências

Para fazer um currículo diferenciado, é essencial buscar exemplos e se inspirar. O mesmo vale para um portfólio. Busque referências no Brasil e no exterior de profissionais que atuam na mesma área que você.

Isso pode ajudá-lo a ter insights na hora de selecionar trabalhos e, até mesmo, a decidir a melhor ferramenta para usar ao montar seu portfólio.

Aplique técnicas de storytelling

Storytelling nada mais é do que contar uma história de forma que engaje o público, criando identificação e levando uma mensagem relevante. Com isso em mente, aplicar essas técnicas ao criar seu portfólio não só atrai a atenção de quem está vendo seus trabalhos como a prende, fazendo com que a pessoa tenha vontade de seguir até o final.

Na prática, isso quer dizer que você precisa organizar sua produção de forma a contar uma história com seu portfólio, garantindo que ele não só o apresente como represente quem você é enquanto profissional.

Use a emoção a seu favor e não se esqueça de mostrar também os desafios enfrentados. Eles fazem parte da sua trajetória profissional e refletem sua capacidade de lidar com situações complexas.

Utilize ferramentas digitais para montar seu portfólio

É possível montar um portfólio impresso, mas optar por ferramentas digitais para apresentar seus trabalhos e experiências profissionais se revela a melhor opção por alguns motivos. É mais prático, fácil de compartilhar e, em especial, permite que você atualize o documento constantemente.

São diversas as ferramentas disponíveis para montar seu portfólio digital, entre alternativas gratuitas e pagas. O WordPress é um dos mais versáteis. Pode ser usado por profissionais e estudantes de áreas variadas, como Fotografia, Publicidade e Design de Produto. O site disponibiliza templates específicos para cada necessidade.

Nas áreas de Design e Ilustração, um dos preferidos é o Behance, que apresenta os trabalhos visuais de forma simples e intuitiva. Também nesse segmento, o DeviantArt é outra plataforma bastante conhecida.

Aqui na Unopar, nós entendemos a importância do domínio de ferramentas digitais para a carreira. Por isso, nossos alunos já se familiarizam com o ambiente digital desde o início da graduação e com o uso de tecnologias que podem ser relevantes para sua trajetória profissional.

Mantenha-o atualizado

Outro passo para não só criar como manter um portfólio de sucesso é garantir que ele esteja sempre atualizado. Afinal, é interessante que sua vitrine de trabalhos e experiências profissionais acompanhe a trajetória da sua carreira.

Sempre que tiver uma conquista ou fizer algum trabalho relevante para sua atividade profissional, reserve um tempo para acrescentá-lo ao seu portfólio. Assim como o currículo, é importante mantê-lo atualizado o tempo todo, não só quando estiver em busca de uma nova oportunidade de emprego, certo?

Agora que você já sabe como fazer um portfólio, vale entender que essa vitrine pode ser melhor construída quando o profissional conta com experiências reais, mesmo que não remuneradas. Lembre-se: o mais importante é que ele reflita quem você é enquanto profissional. Pode ter certeza: um documento incrível aumenta suas chances de conquistar o emprego dos sonhos!

Por isso, não hesite em listar no seu portfólio projetos universitários, trabalhos voluntários e estágios, por exemplo, desde que eles tenham contribuído efetivamente para o desenvolvimento da sua carreira. Saiba também que, com a ajuda da faculdade ideal, fica bem mais fácil reunir essas experiências. Então, conte com as formas de ingresso facilitadas e modalidades de ensino flexíveis da Unopar!

Gostou deste conteúdo sobre como fazer um portfólio? Então leia também sobre alguns pontos importantes para avaliar se sua vida profissional está no caminho certo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content