Como passar em Biomedicina? Veja 6 dicas para o vestibular

Como passar em Biomedicina

O mercado de trabalho para o profissional da Biomedicina é promissor. Isso porque a área de atuação é ampla, dinâmica e cheia de oportunidades, o que faz a grade curricular do curso uma das mais atraentes para os estudantes que se interessam por Medicina e Biologia.

A partir da pandemia do novo Coronavírus, a graduação recebeu ainda mais destaque por ser a responsável pela investigação de doenças que acometem a população e pelo desenvolvimento de técnicas para combatê-las. Tendo em vista o interesse de alunos com diferentes perfis e a importância desse segmento de estudo para a sociedade, muitos se questionam como passar em Biomedicina e superar a concorrência.

Pensando nisso, e para que você possa se preparar para os vestibulares desde já, a Unopar separou 6 dicas práticas para aumentar as chances de sucesso no processo seletivo e ingressar no mercado como biomédico. Confira!

Não considere apenas faculdades públicas

Por dispor de poucas unidades e vagas no país, as faculdades públicas tendem a ser mais concorridas. Por isso, para aumentar as chances de passar em Biomedicina, vale a pena buscar processos seletivos em instituições particulares. Algumas delas podem inclusive oferecer condições mais favoráveis para a realização da prova. Esse é o caso da Unopar.

Nós permitimos que você faça vestibular pela Internet, o que assegura maior conforto e praticidade ao tentar uma vaga na faculdade. Outro benefício oferecido é o ingresso no ensino superior por meio da nota do Enem. Assim, se obteve bom desempenho no exame, pode buscar a entrada imediata no curso por meio de uma seleção facilitada.

Faça simulados com provas antigas

Outra dica de como passar em Biomedicina é pegar provas antigas da instituição na qual você deseja ingressar e resolvê-las. Isso faz com que você tenha noção do que é mais cobrado pela faculdade e confira questões específicas do curso, geralmente relacionadas com Medicina e Biologia.

Vale lembrar que o treino prévio do vestibular de Biomedicina também faz com que você esteja mais tranquilo no momento da prova.

Aproveite esse tempo dedicado à resolução de exercícios também para se preparar para o Enem, visto que muitas vagas na faculdade são destinadas a quem presta o exame. Nesse sentido, o Trilha do Enem pode ser um grande aliado. O portal permite avaliar o seu nível de conhecimento por simulados. Tudo isso de maneira muito prática e intuitiva.

Leia com atenção o edital do vestibular

Para passar em Biomedicina, como você já deve saber, não basta ir bem nas matérias de interesse. É preciso conhecer a fundo todas as áreas do conhecimento lecionadas no ensino médio. Esses conteúdos que serão cobrados na prova costumam ser detalhados no edital, lançado alguns meses antes pela instituição que selecionará os alunos.

Por isso, é fundamental que você verifique as instruções contidas no documento. Isso será importante tanto para saber das orientações gerais para o vestibular quanto para ter dicas de quais conteúdos, obras e atividades podem ser exigidos de você. Vale ainda reparar se há redação ou qualquer outra atividade específica para Biomedicina.

Pesquise as opções de bolsa de estudos

Outra dica para ingressar em uma boa instituição sem comprometer o orçamento é tentar bolsas de estudo em Biomedicina. Há várias faculdades que, em parceria com programas do governo federal, oferecem descontos que variam entre 50% a 100% durante toda a graduação.

Participando do Prouni com a notas anteriores do Enem para Biomedicina, por exemplo, você terá mais liberdade para tentar o ingresso em unidades particulares sem se preocupar com as mensalidades do curso. Assim como no vestibular, entretanto, é importante se preparar com antecedência para conseguir a oportunidade, verificando critérios de participação do programa e estudando para ter um bom desempenho.

Verifique também as possibilidades de financiamento

Caso não seja possível conseguir a bolsa para concluir a faculdade de Biomedicina, vale a pena verificar as condições para financiamento das mensalidades. O benefício pode ser proporcionado tanto pelo governo federal, com o FIES, quanto pela própria faculdade particular em parceria com instituições financeiras.

Ao ter acesso à vantagem, você poderá tentar vagas para Biomedicina em muitas outras faculdades sem se preocupar com os investimentos exigidos. Pelo FIES, por exemplo, consegue parcelamento de até 100% dos boletos mensais, iniciando o pagamento da faculdade somente após a conquista do diploma e com juro zerado.

Crie um cronograma de estudos

Uma dica importante para qualquer estudante, especialmente os que querem passar em Biomedicina, é criar um cronograma de estudos. Como visto, a graduação é importante à sociedade e ganhou destaque na pandemia, fazendo aumentar ainda mais a concorrência. Para garantir a vaga, vale a pena pensar em uma rotina que se mantenha ao longo do ano, mesmo após a inscrição no Enem.

Na programação, é importante dedicar um tempo da semana para o estudo de cada matéria, incluindo as específicas que você possa encontrar no vestibular, além das questões discursivas e das redações do Enem. Uma dica para manter a rotina de estudos é intercalar tipos de atividade diferentes, distribuindo o tempo entre exercícios, filmes, documentários e livros relacionados.

O curso é um dos mais desafiadores e instigantes, podendo trazer ao estudante grande realização acadêmica e profissional. Para ter um futuro de sucesso, é fundamental ter atenção à instituição de ensino escolhida. Afinal, tendo em vista a competitividade no mercado de trabalho, é preciso garantir a melhor formação técnica e prática.

Nesse sentido, a Unopar pode ser grande aliada. Com um sistema de ensino dinâmico e interativo, oferecemos um ambiente de aprendizagem propício para o desenvolvimento de habilidades e competências. Além da modalidade de ensino presencial, ainda temos a Biomedicina EAD, no semipresencial, para flexibilizar seus estudos.

A partir de atividades extracurriculares na Unopar, entra em contato com diversos segmentos de atuação, que vão desde a Biomedicina e estética até a área de análises clínicas. Quer saber onde encontrar essas vagas no mercado depois? Com a gente, você tem acesso ao Canal Conecta e já pode sair da faculdade com emprego ou estágio em Biomedicina garantido.

Vem estudar com a gente!

Passar em Biomedicina não é tão difícil assim quando você se dedica aos estudos e à preparação para os vestibulares, certo? Agora, faça uma escolha consciente e reforce sua sua formação com o apoio da Unopar, com todos os benefícios para que se torne um profissional do futuro, com média salarial R$ 2.602,28*!

E aí? Curtiu as nossas dicas? Agora que você já sabe como passar no curso de Biomedicina, não deixe de se inscrever para o vestibular institucional da Unopar!

*Sujeito à alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content