Como trabalhar com moda: 5 dicas para chegar lá

Como trabalhar com moda

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Quer saber como trabalhar com moda, mas não sabe por onde começar? Hoje, vamos ajudar a realizar esse sonho. Nos últimos anos, essa indústria vem crescendo significativamente no Brasil, seja no ramo têxtil, seja em outros segmentos do setor.

Assim que você entrar na área, poderá atuar em vários nichos, como o de produção e estilismo, consultoria de imagem e até comunicação e marketing.

Mas para que os seus objetivos sejam alcançados, é preciso percorrer um longo caminho. Durante a sua trajetória, pesquisar uma boa faculdade de Design de Moda, ampliar seu networking e se manter atualizado sobre o universo fashion é imprescindível.

Afinal, em um setor tão concorrido, é necessário unir esforços para se destacar e se tornar um excelente profissional. Com essas informações em mente, vamos compartilhar com você o passo a passo para “fazer bonito” e chegar ao topo. Neste post, descubra tudo o que você precisa para ingressar na indústria da moda e trilhar uma carreira promissora.

Conheça as possibilidades de atuação na área da moda

Antes de descobrir como trabalhar com moda, você sabia que essa é uma das áreas mais dinâmicas do mercado? Assim que concluir o curso de Design de Moda, o profissional estará habilitado para atuar em várias frentes.

O ideal é pesquisar cursos e valores, escolher a opção que melhor conversa com o seu perfil e oferece as melhores possibilidades de crescimento. A seguir, mostramos as principais para você se inspirar!

Designer

Também conhecido como estilista, é o responsável por desenvolver e desenhar coleções completas de roupas e acessórios. Esse especialista deve acompanhar as principais tendências do setor, marcar presença nas Semanas de Moda e absorver inúmeras referências para o seu trabalho.

Consultor ou assessor

É o profissional capacitado para prestar consultorias a diferentes marcas. Ao longo de suas atividades, ele deve pesquisar o perfil do público-alvo de uma empresa e, a partir daí, apresentar ideias interessantes para aumentar as vendas.

Jornalista

É o especialista em cobrir eventos, lançamentos e criar uma comunicação sólida entre diferentes marcas e seus consumidores. Para um desempenho ainda melhor, é necessário que esse profissional tenha excelente redação de texto e conhecimento a respeito dos canais de comunicação.

Produtor

É o responsável por garantir que um evento seja realizado conforme o esperado. Desfiles, editoriais, campanhas publicitárias e outros formatos entram nessa lista.

Figurinista

É o profissional encarregado de desenvolver o figurino utilizado por personagens de diferentes produções artísticas. Pode ser uma peça de teatro, uma novela ou, até mesmo, um trabalho cinematográfico. Ele deverá pensar tanto no próprio traje, quanto nos acessórios e maquiagem, sempre com foco nos aspectos que envolvem o roteiro.

Ilustrador de moda

Responsável por elaborar desenhos, esboços e demais obras típicas do mundo fashion. Esse profissional pode atuar como freelancer, criando portfólios, e ser contratado por revistas ou grandes marcas. É preciso ter amplo conhecimento sobre arte e técnicas de produção, especialmente no que diz respeito ao uso das ferramentas corretas.

Escolha o setor de atuação que mais tem a ver com você

De modo geral, o perfil do profissional de moda é de alguém criativo, que está sempre ligado ao universo da arte e, de quebra, tem muita sensibilidade. O ideal é que esse especialista também seja observador, estando sempre em sintonia com os principais padrões de comportamento da sociedade.

Atualmente, o mercado de moda está em busca de profissionais que tenham características de gestores. Isso significa que eles devem ser versáteis, se adaptar bem a diferentes ambientes e conseguir coordenar diversos times de trabalho. Ao longo do processo, ainda é possível realizar supervisões de processos criativos e planejar coleções completas para desfiles.

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Diante disso, a recomendação é analisar muito bem quais são as possibilidades da área. Em seguida, veja quais delas se encaixam melhor em seu perfil. Nesse momento, você ainda pode levantar alguns questionamentos básicos.

  • Quais são os meus talentos?
  • Eu tenho facilidade para realizar que tipo de atividade?
  • Como eu me vejo no futuro?
  • Quais são as tarefas com as quais eu não me identifico?

Reforce o seu network com profissionais já atuantes

Não tem jeito: se você quer saber como trabalhar com moda, também é imprescindível começar, desde já, a ampliar o seu networking. Em outras palavras, a sua rede de contatos. Assim como acontece em qualquer outra área do mercado, esta exige que os profissionais estejam atualizados, tenham bons relacionamentos e saibam identificar as melhores oportunidades.

Para tanto, existem várias formas de ficar conhecido e entrar em contato com quem já é especialista no setor. As redes sociais são excelentes pontos de partida, como o próprio LinkedIn — onde é possível conversar sobre a profissão com CEOs, estilistas, jornalistas, produtores e por aí em diante.

Durante o bate-papo, você pode se apresentar, pedir conselhos ou, simplesmente, procurar entender os desafios da profissão. Também há a possibilidade de estreitar o relacionamento com os seus professores da faculdade ou colegas de sala. Você perceberá como as oportunidades chegarão mais facilmente e diferentes portas se abrirão.

Esteja por dentro das tendências e novidades da moda

Como você já deve ter percebido, o profissional de moda precisa estar sempre atualizado sobre as tendências que estão sendo lançadas.

Por isso, desde o início de sua trajetória na área, procure se manter por dentro de tudo o que acontece nesse mercado — não apenas nacional, mas também internacional. Leia revistas, acompanhe portais de notícias e siga influenciadores que se destacam. E o melhor: que tenham bons conteúdos para compartilhar.

Ainda é interessante se informar por meio de sites confiáveis e que apresentem diferentes pontos de vista a respeito de um mesmo tema. Hoje em dia, o FFW é um dos mais completos do Brasil. Você também pode acessar a Vogue, a Elle e demais plataformas conceituadas.

Faça tudo isso enquanto cursa uma boa faculdade

Por último, e não menos importante, a dica para quem deseja trabalhar na indústria da moda é escolher uma boa faculdade. Afinal, a importância da educação é enorme para o seu diferencial competitivo.

Aqui, na Unopar, você ingressa na faculdade por meio de vestibulares EAD. Ainda é possível contar com professores renomados que estão prontos para dividir um rico conhecimento sobre a área, mantendo seus alunos preparados para enfrentar qualquer desafio profissional.

O curso superior em Design de Moda Unopar é um dos mais procurados do momento. Com mensalidades a partir de R$ 159*, os alunos terão a chance de aprender como planejar, criar e gerenciar projetos, além de outros tipos de habilidades imprescindíveis para essa carreira.

Fora isso, a instituição oferece aos seus estudantes diferentes canais para ampliar as suas possibilidades de networking e ingresso no mercado. Uma delas é o Canal Conecta — uma plataforma repleta de vagas de emprego e estágio. Não é demais?

Agora, o poder está em suas mãos!

Depois de todas essas informações, temos certeza de que você já sabe como trabalhar com moda. Comece a se planejar e invista no melhor curso para brilhar na área.

Aproveite a leitura para acessar nosso portal e fazer agora mesmo a sua inscrição. Estamos te esperando!

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