Você sabe o que é contabilidade e como atuar na área?

contabilidade

Desconto nota do Enem

Muitos estudantes gostam do campo administrativo e de lidar com números e, com isso, se interessam pelo curso de Ciências Contábeis. Contudo, é comum ficar em dúvida sobre o que é Contabilidade e como atuar nessa área.

Além de fazer a declaração do imposto de renda para Pessoas Jurídicas e Físicas, o profissional pode monitorar e desenvolver novas estratégias, e ainda aprimorar os controles da empresa.

Se bateu o interesse e quer conhecer a área da Contabilidade, continue a leitura!

Qual é o foco da área de Contabilidade?

A área da Contabilidade trata de um setor estratégico de um negócio. Isso porque atua com a gestão patrimonial, fiscal e financeira das empresas. É função desse campo analisar planilhas e números com o objetivo de evitar despesas, além de garantir que a corporação siga as legislações tributárias.

Quem quer seguir carreira na área pode atuar com:

  • perícia;
  • auditoria;
  • controladoria;
  • departamento pessoal;
  • área fiscal.

O que é Contabilidade Estratégica?

Já vimos uma breve explicação sobre essa área, mas é importante relembrar o conceito de Contabilidade para compreender melhor essa especialidade. Na rotina do contador, ele deve estudar, registrar e coletar os dados relacionados ao patrimônio e às finanças de uma empresa, com o objetivo de fornecer informações reais, transparentes e importantes que ajudam no crescimento do negócio.

A Contabilidade Estratégica procura revolucionar o conceito, acrescendo às práticas processos de gestão empresarial com a intenção de aprimorar o controle dos departamentos da corporação. Desse modo, o gestor consegue ter em mãos dados reais para tomar uma decisão mais acertada.

Essa área ajuda o profissional a entender o novo ambiente empresarial. Nesse caso, é importante coletar informações que possibilitam a elaboração de estratégias, como:

  • precificação de mercadorias;
  • estruturas de custos do negócio;
  • participação e volume no mercado da sua concorrência.

O especialista em Contabilidade Estratégica tem à disposição as ferramentas necessárias para auxiliar o administrador no desenvolvimento de planejamentos e, com isso, atua como um consultor estratégico para a empresa. As principais competências do profissional incluem:

Tour pela prova do Enem
  • compreensão de falhas passadas;
  • condição de guiar o negócio rumo ao sucesso;
  • conhecimento das preferências dos clientes.

Além disso, ele deve ter capacidades que extrapolem seus conhecimentos técnicos. Algumas características exigidas do contador estratégico são:

  • criatividade;
  • agilidade;
  • inteligência emocional;
  • resiliência;
  • proatividade.

O trabalho do profissional é de grande responsabilidade, concorda? Mas, afinal, quanto ganha um contador estratégico? Vamos considerar a remuneração média do contador tradicional, que gira em torno de R$ 4.234,72*. Contudo, saiba que o valor varia de acordo com a região, considerando uma jornada de trabalho de 43 horas semanais.

Como atuar na área de Contabilidade?

O primeiro passo para atuar nesse campo é fazer um curso superior na área e tirar a carteira do Conselho Regional de Contabilidade. A faculdade de Contabilidade da Unopar é do tipo Bacharelado e, durante os 4 anos de curso, os alunos aprendem tudo sobre Ciências Contábeis com um corpo docente formado por mestres e doutores experientes. Você sai preparado para atuar de várias maneiras no mercado.

Além da infraestrutura e do ensino de qualidade, nós da Unopar oferecemos mais uma facilidade aos estudantes: o Canal Conecta. Essa parceria garante acesso exclusivo a vagas de estágio e emprego em grandes empresas.

Sem contar que dá para escolher entre 3 modalidades de ensino: 100% online, semipresencial e presencial. Desse modo, a graduação pode se adaptar a sua rotina, independentemente de qual seja ela. Além disso, a Unopar EAD oferece um dos melhores cursos de Ciências Contábeis a distância, com tecnologias inovadoras em prol dos alunos, que são vistos como prioridades.

Estude Contabilidade na Unopar!

Seja trabalhando com Contabilidade Estratégica ou não, o curso de Ciências Contábeis prepara o profissional para um mercado de trabalho aquecido. Portanto, priorize a sua formação e estude em uma faculdade de qualidade!

Não perca a chance de estudar Ciências Contábeis em uma ótima faculdade. Inscreva-se no vestibular da Unopar!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 30

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados