Curso tecnólogo é considerado como superior para concursos?

curso tecnologo é superior para concursos

Desconto nota do Enem

Ser aprovado em um concurso público é o sonho de muita gente. E não é para menos, já que esse tipo de oportunidade traz estabilidade, bons salários e a ocupação de vagas bem interessantes nas mais variadas carreiras. No entanto, para ocupar muitas delas, precisamos ter um diploma de curso superior. Com isso, fica a dúvida: será que o curso Tecnólogo é superior para concursos?

Ao longo da nossa conversa, você vai ter a resposta para essa e várias outras perguntas sobre esse tipo de graduação. Então, continue a leitura para descobrir mais sobre os Tecnólogos e ficar sabendo, de uma vez por todas, se eles são ou não uma boa opção para o seu futuro profissional. Confira!

Afinal, curso Tecnólogo é superior para concursos?

A resposta é: claro que sim! Muitas pessoas têm essa dúvida porque acham que os Tecnólogos “valem menos” do que cursos do tipo Bacharelado ou Licenciatura. Isso não é verdade. Todos são graduações, sendo vistos pelo mercado como iguais e tendo a mesma validade.

Boa parte dessa dúvida surge por conta dos cursos Técnicos. Estes sim não são vistos como de nível superior, sendo apenas profissionalizantes. Isso, é claro, não significa que eles sejam inferiores. Pelo contrário! Têm grande valor para incluir as pessoas no mercado de trabalho, mas não contam como faculdades.

Há, ainda, o questionamento por conta da duração dos Tecnólogos. Sim, eles duram cerca de 2 ou 3 anos — ao contrário das Licenciaturas e Bacharelados, que podem ir de 4 a 6 anos —, mas essa é apenas uma das características do tipo de graduação. Todo o conteúdo necessário é abordado nesse tempo. Você sairá da faculdade preparado e com um diploma de nível superior.

Quais tecnólogos são mais aceitos em concursos?

Outro questionamento bem frequente diz respeito aos tipos de Tecnólogos que são aceitos em concursos. A resposta é: todos. Qualquer vaga que exija apenas uma formação de nível superior poderá ser ocupada por quem tem um curso do tipo no currículo.

Um dos únicos cuidados que você deve ter, quanto a isso, é optar por uma faculdade e curso que sejam devidamente reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação). Para isso, basta acessar o portal e-MEC, digitar as informações da instituição ou graduação e verificar se está tudo certo.

De qualquer modo, alguns bons exemplos de cursos aceitos para concursos públicos são:

Como se preparar para esse objetivo desde a faculdade?

Agora, confira dicas para que você possa se preparar para os concursos desde a sua faculdade. Vamos lá?

Capriche nos estudos

O primeiro passo é, logicamente, estudar com afinco. Quando você se dedica aos estudos, não se torna apenas um profissional muito mais preparado para o mercado, mas também para as provas de concurso. Elas vão cobrar conhecimentos que você adquiriu na teoria e na prática durante a faculdade. Então, dedique-se muito!

Tenha um bom cronograma

Para não errar nessa preparação, uma boa dica é contar com um cronograma de estudos eficiente ao longo de toda a graduação. Isso vai permitir que a matéria não se acumule e acostumar você ao hábito de estudar.

Tour pela prova do Enem

Estude os concursos

Além de estudar para os cursos, estude os concursos. Ou seja: analise como as provas funcionam, confira os editais e entenda o que cada exame quer do candidato. Esse tipo de cuidado vai colocar você à frente da concorrência quando o momento certo chegar.

Faça simulados quando puder

Sabemos que a vida de universitário não é nada fácil, mas, sempre que possível, faça simulados de concursos públicos. Ainda que não seja para valer, essa estratégia vai ajudar a se familiarizar com as provas e entender o que elas querem de você.

Preste algumas provas

E por que não fazer as provas para valer? Durante o seu curso, é possível prestar concursos. Além de ver como eles funcionam, é possível que você seja aprovado e convocado apenas após a conclusão da graduação. Assim, há chances de já sair da faculdade com uma vaguinha esperando por você!

Antes de a gente se despedir, que tal você conferir algumas dicas para escolher um Tecnólogo de qualidade para o seu currículo? Afinal, essa decisão vai muito além de conferir se o seu curso é validado pelo MEC.

O primeiro ponto de atenção é focar a infraestrutura da graduação. Isso é válido tanto para os cursos oferecidos na modalidade presencial quanto para os que são ministrados a distância. É preciso que a graduação ofereça suporte para você desenvolver seu potencial e se capacitar da forma correta. 

Nisso, entram detalhes com o uso da tecnologia no ensino. A presença de salas de aula digitais, laboratórios tecnológicos e de uma boa infraestrutura de aprendizagem online são fundamentais para que você possa se desenvolver ao longo do curso. 

Depois, você não pode deixar de conferir detalhes como o corpo docente da instituição e a grade curricular do curso. O primeiro deve conter profissionais qualificados, que tenham experiência no assunto, e o segundo envolve a constante atualização e atenção às tendências do setor. 

Com a Unopar, você tem acesso a essas vantagens, além de vários outros diferenciais que farão com que o seu currículo seja muito mais bem-visto pelo mercado. Então, não precisa ter dúvida: você pode contar com a gente!

Agora é com você!

Gostou de saber se o Tecnólogo é superior para concursos e tirar, finalmente, essa dúvida da sua cabeça? A gente espera que sim! Agora, é hora de se preparar para o vestibular, fazer a faculdade da melhor forma possível e dar início a uma vida cheia de conquistas, seja no setor público, seja no setor privado.

Para isso, o primeiro passo é se inscrever para o vestibular. Então, não perca tempo e conclua a sua inscrição para as provas da Unopar agora mesmo! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 43

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados