Passo a passo: como fazer uma diagramação de currículo

diagramação de currículo

Desconto nota do Enem

Você já parou para pensar na quantidade imensa de currículos que chegam para os recrutadores todos os dias? Diante dessa realidade, eles têm pouco tempo para analisar e avaliar cada um desses documentos, sendo que, além das boas referências, a diagramação de currículo conta muito na hora da seleção.

Apesar de ser um assunto discutido há anos, ainda tem muita gente com dúvidas sobre como montar um currículo, principalmente por conta das mudanças constantes da era digital. Contudo, inicialmente, o mais importante é saber a função desse documento, já que ele é a primeira impressão que a empresa terá de você.

Você sabe o que é diagramação de currículo? Quer conhecer mais? Continue a leitura e domine essa arte com o passo a passo que, nós da Unopar, preparamos para você!

Compreenda a importância da diagramação

O primeiro passo é compreender como a diagramação é essencial para chamar a atenção dos recrutadores, indo muito além da descrição de informações relevantes. O layout, as cores, a ordem dos dados, entre outros fatores, influenciam na decisão do recrutador de passar ou não seu currículo para a próxima fase de seleção.

Selecione o texto que formará o currículo

É preciso parar e pensar no texto que você vai incluir no seu documento –– e isso vai muito além das informações básicas, como dados pessoais e empregos anteriores. Em um currículo sem experiência, por exemplo, a sua formação e o que você aprendeu durante a faculdade, com cursos extras, participação em eventos e estágios, pode contar como ponto positivo.

Encontre cores-chave para colorir o documento

Não é preciso fazer algo muito colorido, o que pode até ser negativo dependendo da área. É fundamental ter equilíbrio. Já imaginou um estudante de Direito encaminhando um currículo com desenhos nas bordas de personagens de filmes? Porém, essa mesma formatação pode ser bem-vista em uma candidatura para Artes Visuais, por exemplo. 

Escolha as fontes com carinho

Não exagere nas fontes. Quanto mais simples, menores os riscos de ser descartado logo de cara e maior a chance de ficar entre os melhores currículos.

Tour pela prova do Enem

O tamanho da fonte também conta. Por isso, não diminua muito para que tudo caiba em uma única folha, por exemplo, mas também não exagere. Mais uma vez, a palavra é equilíbrio.

Fuja do formato de “lista”

Para fugir do formato de lista, conte com o apoio de programas de design. Mesmo quem não está muito familiarizado com essas ferramentas pode fazer um currículo bem diagramado. Existem vários modelos de diagramação de currículo disponíveis na internet e você precisa apenas adaptá-los para as suas necessidades.

Revise tudo antes de mandar

O currículo é um apoio na sua jornada pela busca do melhor emprego –– por isso, a revisão é fundamental. Erros de ortografia são fatais. Se puder, peça para outra pessoa ler antes de você enviar. Aproveite e confira se as cores e fontes estão simétricas aos seus objetivos.

Prefira fazer download em formato PDF

O formato PDF garante que não haja uma desconfiguração quando o recrutador fizer o download do seu currículo ou no envio para impressão. Caso você não tenha como salvar diretamente nesse modelo, existem sites que fazem a transformação de outros tipos de arquivo em PDF.

Conheça a Unopar!

Aqui na Unopar, nossos estudantes contam com um apoio a mais para concorrer às melhores vagas em grandes empresas: a plataforma de empregabilidade Canal Conecta.

Chegou o momento de aplicar estas dicas de diagramação de currículo! Faça o seu melhor e conte com a Unopar para garantir referências de peso, com uma formação de qualidade e pronta para atender as demandas do mercado — procure a graduação perfeita para o seu perfil profissional.

Gostou do nosso passo a passo? Fique um pouco mais com a gente e veja como fazer um currículo diversificado

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados