5 coisas para colocar em um currículo sem experiência

curriculo sem experiencia

Desconto nota do Enem

Ter um CV bem elaborado e caprichado é fundamental para conquistar boas oportunidades de emprego. Mas será que um currículo sem experiência consegue despertar a atenção dos recrutadores?

Se você está tentando montar o seu, mas ainda não trabalhou e não sabe o que colocar, fique tranquilo. Saiba que existem diversas maneiras de deixar o documento atraente. Ou seja, um currículo sem experiência pode, sim, ser diferenciado e interessante.

Pensando em aumentar as suas chances de conseguir o primeiro estágio ou emprego, preparamos este post com dicas de o que colocar no currículo sem experiência.

Vamos conferir?

Dê destaque máximo ao seu curso de graduação

A formação acadêmica é uma das primeiras informações que os recrutadores observam em um currículo. Ao cursar uma graduação, você deixa evidente que está buscando qualificação profissional para lidar com as demandas das empresas. Além disso, mostra que tem ou está desenvolvendo habilidades muito bem-vistas pelo mercado de trabalho.

Quando se trata de um currículo sem experiência, ter uma graduação em andamento ou concluída se torna ainda mais importante. Afinal, sabemos que um curso de nível superior já não é um diferencial, mas uma exigência básica para certas áreas.

A escolha da instituição de ensino também faz toda a diferença em qualquer currículo. Por isso, busque cursar a graduação em uma faculdade que foca o sucesso do aluno e facilita seu ingresso no mercado de trabalho. Aqui na Unopar, temos o Canal Conecta, portal de vagas exclusivo. Interessante, não é mesmo?

Enfatize seu objetivo profissional

O campo “objetivo profissional” é um dos mais importantes do currículo diferenciado. Seguindo o modelo básico de um CV, ele deve estar localizado logo abaixo dos seus dados pessoais e de contato — nome completo, idade, estado civil, endereço, telefone e e-mail.

Como você ainda não tem experiência de trabalho, preste bastante atenção nesta etapa. Um bom currículo deve apresentar um direcionamento para o cargo ou setor desejado, de forma em que a empresa entenda qual é sua área de interesse e consiga aproveitá-lo do melhor modo possível. Aqui, uma dica é fazer um exercício de autoconhecimento.

Analise as suas habilidades para compreender qual cargo é o mais apropriado para você. Por exemplo, caso tenha facilidade em lidar com o público, pode ser que uma posição de assistente de vendas combine com seu perfil. No entanto, se prefere ficar “nos bastidores” e lidar com números e documentos, por exemplo, pode ser um bom auxiliar administrativo.

Tour pela prova do Enem

Por fim, uma dica de ouro é ser claro e direto, sem enrolar nesta seção. Um exemplo de objetivo profissional para carta de apresentação ou currículo para vaga sem experiência seria:

Meu objetivo é integrar a equipe do setor (x). Com as habilidades desenvolvidas ao longo da minha formação, acredito que poderei colaborar com os resultados da empresa.

Liste cursos e certificações relevantes

Para um currículo sem experiência, todas aquelas atividades e certificações que têm a agregar pessoal e profissionalmente fazem a diferença, acredite! Caso ainda não tenha certificados para listar no CV, não se preocupe. É completamente possível reverter essa situação e investir nas seguintes atividades:

  • cursos livres — são opções práticas e interessantes de enriquecer o currículo e adquirir conhecimento. Como a maioria é ofertada na modalidade EAD, fica muito mais fácil adaptá-los à rotina e estudar de acordo com o tempo que tem disponível;
  • cursos de idiomas — ter proficiência em uma segunda língua, sobretudo o inglês, se tornou uma exigência de mercado. Sendo assim, aposte em um curso de idiomas e potencializar suas oportunidades de conquistar um bom emprego;
  • intercâmbio — hoje, existem tipos de experiências internacionais para os mais diversos orçamentos e objetivos. Você pode fazer um intercâmbio work and study (trabalhe e estude) para custear parte do programa, um curso de idiomas de curta duração, entre outras opções. O melhor de tudo é que, ao final, conquista não só experiência, mas um certificado que certamente abrirá muitas portas futuramente;
  • eventos — palestras, workshops, seminários, oficinas… a participação em eventos profissionais relacionados com a sua área de atuação conta muitos pontos em um currículo sem experiência. Sendo assim, fique de olho na agenda de sua cidade para não perder nenhuma oportunidade.

Conte sobre trabalhos voluntários

Além de realização e satisfação pessoal em ajudar ao próximo, os trabalhos voluntários são muito bem-vistos pelos empregadores. Afinal, em meio a rotinas atribuladas de trabalho e estudo, quem utiliza do próprio tempo para fazer o bem e auxiliar determinadas causas demonstra empatia, proatividade, organização, entre outros tipos de habilidades.

Lembre-se de que, mesmo não remunerado, você está prestando um serviço. Sendo assim, conte em seu currículo sobre todos os trabalhos voluntários que participa ou participou. Caso ainda não tenha ajudado nenhuma causa, dê uma olhada nas redes sociais e peça indicação a amigos e conhecidos. Há sempre algum lugar de portas abertas para receber a sua ajuda — como ONGs, casas de repouso, lar de animais abandonados, orfanatos etc.

Mostre suas habilidades

Para quem não tem nenhuma experiência no mercado, listar suas habilidades no currículo é mais que essencial. Este já é um campo muito importante do documento. Porém, quando se está em busca do primeiro emprego, é algo que os recrutadores redobrarão a atenção, de modo a entender se você tem o que é necessário para preencher a vaga naquela empresa.

Lembra que comentamos que você deve dar destaque à sua graduação? Pois, aqui, mais uma vez a importância do curso superior entra em cena, já que muitas habilidades e competências são desenvolvidas ao longo de uma formação. Pense: o que você sabe fazer de melhor? Quais são os seus pontos fortes?

Algumas habilidades apreciadas em um currículo incluem:

  • boa comunicação;
  • facilidade em trabalhar em equipe;
  • bom relacionamento interpessoal;
  • proatividade.

No entanto, lembre-se de que esses são exemplos. Inclua em seu currículo apenas aquilo que for verdadeiro, combinado?

Separe um tempo para essa atividade!

Viu só como montar um currículo sem experiência não é algo tão complicado quanto parece? Seguindo as dicas do post e, acima de tudo, sendo sincero nas informações que inserir no documento, você tem tudo para despertar o interesse dos recrutadores e ser chamado para uma entrevista de emprego.

Por falar nisso, se preparar para esse momento nunca é demais. Por isso, confira agora mesmo nosso post com dicas para escolher a roupa para entrevista de emprego.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 209

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados