Direito Criminal: saiba como atuar nessa área em alta

mão e lupa representando direito criminal

Desconto nota do Enem

O curso de Direito é um dos que mais oferecem oportunidades no mercado de trabalho. Isso porque a área de estudo é abrangente por se relacionar com a regulação e o controle de condutas sociais. Nesse sentido, entre os segmentos de destaque se encontra o Direito Criminal, disciplina que estuda o conjunto de normas para apurar e punir infrações penais cometidas pelas pessoas.

Ao contrário do que muitos pensam, porém, o trabalho de um advogado criminal não se restringe à atuação nos escritórios. Para quem deseja seguir carreira na área, há diversas possibilidades em cargos públicos e privados disponíveis. Pensando nisso, preparamos este post com informações valiosas. Não deixe de conferir!

O que faz um advogado criminalista?

Para comentar sobre as possibilidades na vida profissional de um advogado criminalista, é importante esclarecer primeiro o que é Direito Criminal. Como vimos, trata-se do ramo do Direito voltado à resolução de conflitos que ultrapassam interesses pessoais. Isso porque a infração, que é objeto do estudo penal, decorre de uma violação de lei que afeta de algum modo toda a ordem pública.

A conduta criminosa é aquela que ofende bens jurídicos fundamentais como a vida e a liberdade. Nesse sentido, é preciso que o Estado tome a frente da situação para minimizar a prática e prevenir novos delitos.

Diante desse contexto, um advogado criminalista é o profissional que atua para impedir atos contrários à norma penal ou defender o cidadão contra o Estado, podendo desenvolver atividades tanto no âmbito público quanto no privado

Entre os trabalhos, destacam-se a defesa de réus em processos penais e a sua acusação, se for o caso. Tendo em vista a relevância da carreira sob o aspecto social, é indispensável contar com uma boa faculdade de Direito. A qualidade do ensino e da preparação para o trabalho é o que fará a diferença para uma carreira de sucesso.

Como atuar nessa área?

Sabia que existem diversas as carreiras possíveis e as vagas para Direito Criminal? Confira agora algumas das oportunidades disponíveis e dicas para atuar nessas áreas específicas!

Ministério Público

O Ministério Público é independente em relação aos três poderes da República — Executivo, Legislativo e Judiciário — e tem como função central a garantia da ordem jurídica. Por esse motivo, é também o órgão oficial acusatório, ou seja, que atua como autor em ações penais públicas na defesa do interesse da sociedade em punir o réu.

Se você deseja ingressar como promotor no organismo, será necessário prestar concurso de provas e títulos. Nesse sentido, vale contar com uma preparação específica para a avaliação por meio de cursos como os da LFG.

Polícia Civil

Outra carreira interessante a ser seguida é como integrante da Polícia Civil. O cargo que mais se destaca, nesse aspecto, é o do delegado. O profissional precisa ter ampla formação técnica e conhecimento em Direito Penal para guiar as investigações e ser o gerenciador de tarefas na delegacia. um órgão

Vale lembrar que ele também é funcionário público e, para ocupar a vaga, precisa passar por testes físicos, dissertativos e orais. Se essa é a sua opção de carreira, a dica é estar atento às provas específicas exigidas e organizar um cronograma com objetivo de se preparar para todas elas.

Tour pela prova do Enem

Advocacia Penal

Outro segmento tradicional, mas que permanece em ascensão no mercado, é a advocacia penal. Nesse caso, as vagas Direito Criminal estão concentradas no setor privado, e o profissional pode optar pelo trabalho em escritórios ou a carreira como autônomo.

Em sua maioria, a atividade a ser desenvolvida será defender interesses de clientes que, eventualmente, estejam envolvidos em processos penais. Para ter boas oportunidades no mercado e alcançar a média salarial na área de R$ 3.472, é fundamental ter um currículo diferenciado, combinado?

Advocacia correspondente

Uma oportunidade interessante que o futuro profissional também pode ter na área de Direito Criminal é a advocacia correspondente. Trata-se do desenvolvimento de trabalho remoto por um advogado que realiza atos no processo penal para outros especialistas com escritório em localidade diversa.

Se, por exemplo, um advogado em uma capital necessita realizar algum trabalho próprio da advocacia no interior do estado, poderá contratar um correspondente sem que seja necessário arcar com deslocamento, hospedagem e demais encargos.

Por que fazer graduação em boas instituições?

Como visto, a advocacia criminal assume um papel social relevante. Se a sua opção for seguir nessa carreira, é indispensável buscar uma boa instituição e garantir o melhor preparo para o mercado de trabalho. Confira alguns dos benefícios que poderão ser percebidos ao tentar formas de ingresso nas melhores unidades!

Credibilidade

Sem dúvidas, contar com uma instituição superior reconhecida no mercado atribuirá credibilidade ao seu trabalho. Desse modo, as chances de conseguir boas vagas de emprego também serão elevadas, uma vez que o currículo contemplará uma unidade de ensino que oferece preparação prática eficaz.

Reconhecimento

O reconhecimento pelo seu trabalho também será reflexo de uma boa formação. Afinal, quanto maior o conhecimento técnico e prático adquirido na graduação, maiores serão os resultados obtidos por você na vida profissional. Nesse sentido, aqui na Unopar nós oferecemos um sistema de ensino eficaz para a prática da Advocacia Criminal, além de um material de estudos completo para o sucesso do aprendizado.

Experiência

Uma boa instituição de ensino ainda disponibilizará um corpo docente altamente qualificado para lecionar as aulas teóricas e práticas. Isso, por sua vez, permitirá que você absorva o máximo de experiência dos professores que já atuam no mercado e, dessa forma, compreenda os desafios da profissão.

O Direito Criminal, assim como outras áreas contempladas no curso de Direito, oferece extensas possibilidades de atuação. Ao escolher essa carreira, você encontra boas oportunidades tanto na esfera privada quanto na pública, ainda mais se conta com a ajuda da Unopar em sua formação.

Além disso, é importante que você esteja atento às vagas disponibilizadas no mercado por meio das ferramentas tecnológicas. O Canal Conecta, exclusivo para alunos da Unopar, pode ser grande aliado. O portal permite receber propostas compatíveis com as suas qualificações de maneira prática e simplificada.

Gostou do nosso conteúdo? Então, não perca tempo e dê o primeiro passo em direção a uma carreira de sucesso! Inscreva-se agora mesmo no curso de Direito da Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados