Enem digital em Londrina: como vai funcionar na prática?

cidade de londrina

Desconto nota do Enem

As tecnologias digitais evoluem a todo vapor. Provavelmente, você já utiliza a internet e os dispositivos eletrônicos para tarefas como transações bancárias, compras e pesquisas, não é? No setor educacional, não é diferente: cada vez mais, as atividades são migradas para o ambiente virtual.

O Exame Nacional do Ensino Médio, uma das maiores portas de entrada para o ensino superior, também aderiu a essas tendências. O plano do Ministério da Educação (MEC) é que 100% das provas sejam aplicadas digitalmente até 2026. Em 2020, o Enem online já será aplicada em algumas cidades-piloto — uma delas é Londrina!

Por isso, nós da Unopar preparamos este texto explicando tudo sobre o Enem digital em Londrina. Continue a leitura e confira as principais informações.

Como funciona o Enem digital em Londrina?

O Enem digital é a aplicação do famoso exame por meio de um computador, isto é, sem as provas impressa. Em 2020, essa versão ocorrerá somente em algumas cidades selecionadas pelo MEC e a adesão ao formato foi feita de forma espontânea pelos estudantes no ato da inscrição.

A iniciativa é o primeiro passo de um período de transição progressiva que, segundo o MEC, será concluído em 2026, quando todas as provas serão realizadas pelas internet. É claro que mudanças sempre geram desafios e inquietações. Porém, o Enem digital é uma grande tendência e tem tudo para dar certo, assim como o vestibular online.

Alguns dos pontos positivos do Enem digital no Brasil são:

  • mais eficácia e agilidade na correção das provas;
  • mais praticidade para o candidato;
  • menos impactos ambientais por causa da impressão dos cadernos de questões;
  • possibilidade de aplicação frequente do Enem, mais do que apenas uma vez por ano.

Além disso, trata-se de uma modernização do Exame que é natural diante das constantes atualizações tecnológicas e movimentos do setor educacional. Outro exemplo é o das graduações realizadas por meio da educação a distância (EAD), uma modalidade de ensino que ganha cada vez mais espaço no Brasil e no mundo.

Quais são os prazos e datas para Londrina?

Se você vai realizar o Enem em Londrina, saiba que a cidade é uma das eleitas pelo MEC para sediar a primeira aplicação do Enem EAD. Serão 1.300 provas aplicadas nesse formato. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Ciências Humanas e Suas Tecnologias, além da redação. Já o segundo conta com Matemática e Suas Tecnologias e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.

A aplicação do Enem EAD ocorrerá um pouco mais tarde do que o impresso. Porém, terá a mesma divisão de cadernos por dia de prova e tempo de duração, respectivamente — 5 horas e meia para o primeiro dia e 5 horas para o segundo.

  • Confira as datas das provas divulgadas no site do Enem:
    Impresso – 17 e 24/1/2021
    Digital – 31/1 e 7/2/2021

Lembrando que, se você vai realizar o Enem em Londrina, pode aproveitar a oportunidade de usar sua nota e ingressar em um dos cursos de graduação aqui da Unopar. Temos duas unidades na cidade: Catuaí e Piza.

Aqui na Unopar, você pode optar por diversas modalidades de ensino, inclusive a 100% digital, com toda a flexibilidade de estudar quando e onde quiser. Além disso, conta com um sistema de ensino inovador, docentes altamente capacitados, um modelo de avaliação continuada e diversas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Tour pela prova do Enem

Quais são as cidades-piloto e o número de vagas?

No total, o MEC disponibilizou 100 mil vagas para o Enem Digital no Brasil em 2020, preenchidas por ordem de inscrição dos candidatos interessados em participar dessa versão. Inicialmente, as provas virtuais ocorreriam em 15 capitais brasileiras. No entanto, o MEC estendeu o número de cidades participantes.

De acordo com o edital oficial do Enem Digital, 100 cidades participarão das aplicações-piloto. O município com maior número de vagas para a versão virtual do Exame é São Paulo, com 15.000 aplicações. Somente no Paraná, além de Londrina, farão parte:

  • Apucarana, com 100 vagas;
  • Cascavel, com 500 vagas;
  • Curitiba, com 4.250 vagas;
  • Francisco Beltrão, com 100 vagas;
  • Maringá, com 500 vagas.

Qual versão do Enem você deve escolher?

O funcionamento do Enem digital em Londrina é mais simples do que parece: você fará a prova em um computador fornecido no local de aplicação das provas, nas datas agendadas. Ou seja, a maior diferença para o Enem tradicional é a ausência dos cadernos de questões impressos.

No mais, há os mesmos procedimentos de aplicação, segurança e sigilo para todos os candidatos. A estrutura da prova é exatamente idêntica: 4 cadernos de conhecimentos gerais, com 45 questões de múltipla escolha cada um. Por enquanto, a redação continuará sendo redigida e corrigida no papel.

Durante a realização do Exame, será proibido utilizar outros programas ou a internet para realizar buscas. Então, você só terá acesso à página com a prova digital, em que poderá selecionar as alternativas desejadas.

Se você está em dúvidas sobre fazer ou não o Enem online, lembre-se de que esse é um projeto de migração gradual. Portanto, caso não se sinta à vontade nesse formato, não se preocupe: a versão tradicional da prova é igualmente válida, até que a transição seja concluída.

Como se preparar para o Enem?

Seja qual for a versão do Enem que você fará, lembre-se de estudar bastante para conseguir um bom resultado. Afinal, boa parte dos programas de bolsas, créditos estudantis e descontos no ensino superior fazem uso da nota do Enem como critério de classificação de candidatos.

Por isso, monte um planejamento com as principais matérias e assuntos que caem no Enem e tente manter uma rotina de estudos consistente até as datas das provas. O conteúdo cobrado no Exame é o currículo obrigatório do ensino médio. Por isso, vale a pena revisar os principais tópicos vistos nessa etapa acadêmica.

Nossa última dica é navegar pela Trilha do Enem. Por lá, você tem acesso a um plano de estudos personalizado, um extenso banco de exercícios e simulados, videoaulas e muito mais. E o melhor: a plataforma é gratuita. Legal, não é?

Enfim, como você viu, o Enem digital em Londrina é uma novidade cheia de desafios, mas que representa um grande passo em direção à modernização do Exame. De acordo com as expectativas do MEC, dentro de alguns anos, todas as provas serão realizadas no formato digital.

Aproveite que está por aqui e tire suas dúvidas sobre o que é o ensino superior e por que ele é tão importante. É só clicar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados