Como encontrar as melhores faculdades de Engenharia da Computação?

melhores Faculdades de Engenharia de Produção

Desconto nota do Enem

Se você é apaixonado por tecnologia, tem afinidade com a área de Exatas e se interessa por linguagens de programação, saiba que a graduação em Engenharia da Computação é a escolha ideal! Com duração de 5 anos, o curso tem como objetivo formar engenheiros capazes de atuar com desenvolvimento de software e apps, automação industrial e robótica, fabricação de hardware, suporte a redes de computadores, entre outras funções.

Para garantir uma boa formação, no entanto, é fundamental escolher uma instituição de ensino de credibilidade e que ofereça cursos de qualidade. Foi pensando nisso que, neste post, reunimos dicas infalíveis para ajudar você a encontrar as melhores faculdades de Engenharia da Computação.

Tem interesse? Então, continue com a gente na leitura do post!

Avalie a estrutura e a grade curricular do curso

O primeiro passo para acertar na escolha da faculdade é avaliar a estrutura do curso de Engenharia da Computação. Você deve verificar se a graduação se preocupa em oferecer um embasamento completo para o futuro engenheiro — unindo conhecimentos teóricos e práticos e dedicando parte da carga horária para aulas práticas ou projetos em laboratórios.

Observe também a grade curricular. Por se tratar de um curso de Engenharia, a graduação em Engenharia da Computação deve começar com matérias ligadas às Ciências Exatas, como:

  • Economia;
  • Cálculo;
  • Probabilidade e Estatística;
  • Geometria;
  • Álgebra;
  • Física Geral.

Depois de receber essa base sólida, chegará a hora de passar por matérias mais específicas, que têm a ver com a futura atuação do profissional no mercado de trabalho. Podemos citar, entre outras:

  • Engenharia de Software;
  • Sistemas Operacionais;
  • Redes de Computadores;
  • Circuitos Digitais;
  • Programação em Banco de Dados;
  • Inteligência Artificial.

Pesquise sobre a infraestrutura

É importante verificar se a faculdade conta com a infraestrutura adequada para a realização do curso. Por isso, veja a presença de bibliotecas físicas e digitais, laboratórios equipados com tecnologia de ponta e salas de aula modernas.

Lembre-se de que, quando uma faculdade se preocupa em trazer o melhor para seus alunos, é possível ter mais segurança quanto ao investimento feito para conquistar o tão sonhado diploma de Engenharia da Computação.

Cheque o índice geral dos cursos

Com o objetivo de manter a qualidade do ensino no Brasil, o Ministério da Educação (MEC) utiliza alguns instrumentos para averiguar o desempenho das instituições e a eficácia dos cursos oferecidos. Por isso, ao escolher entre as faculdades de Engenharia da Computação, é importante consultar as notas obtidas por elas nesses indicadores.

Cheque, por exemplo, o Índice Geral dos Cursos (IGC). Essa ferramenta de avaliação corresponde à média das notas conferidas pelo MEC a todas as graduações e pós-graduações da instituição. Um resultado inferior a 3 é considerado insatisfatório e, nesse caso, a faculdade fica impedida de abrir novos cursos ou ampliar sua oferta de vagas.

Trata-se de uma maneira eficaz e prática de averiguar a qualidade das formações oferecidas pela faculdade. Para consultar, basta acessar o portal do Inep e baixar as planilhas com as notas do IGC.

Tour pela prova do Enem

Converse com ex-alunos

Para saber mais sobre uma faculdade e tomar uma decisão acertada, uma ótima dica é conferir as experiências daqueles que passaram por ela. Afinal, os depoimentos dos ex-alunos dizem muito sobre a instituição e, consequentemente, sua qualidade.

Por isso, ao abrir o site e redes sociais da faculdade, confira os depoimentos dos estudantes e veja de que maneira a instituição colaborou para a formação e inserção desses profissionais no mercado de trabalho. Em especial, procure ler as experiências e, se possível, conversar com ex-alunos de Engenharia da Computação — quem sabe você até não aproveita para tirar dúvidas sobre o curso e profissão?

Vale lembrar que você não precisa tomar um comentário negativo ou uma crítica como fator excludente para estudar ou não naquela faculdade, certo? Por outro lado, quando a maioria dos depoimentos avalia a instituição de modo positivo, você consegue ter uma ideia de quais vantagens e diferenciais ela pode oferecer para a sua formação.

Verifique se a instituição tem parceria com empresas

Por falar em vantagens, não poderíamos deixar de mencionar a parceria entre instituição de ensino e mercado de trabalho. Isso porque tais vínculos facilitam a entrada do estudante no mercado e o ajudam a encontrar oportunidades de emprego e estágio na área de interesse. Aqui na Unopar, temos o Canal Conecta, nosso portal de vagas exclusivo e gratuito!

Vivemos na era da Indústria 4.0, o que faz a demanda por profissionais formados em faculdades na área da tecnologia — como a de Engenharia da Computação —, crescer em ritmo acelerado. Por isso mesmo, estudar em uma instituição de ensino que potencializa as chances de empregabilidade do aluno antes, durante e depois da formação faz toda a diferença, acredite!

Considere os diferenciais da faculdade

Por fim, não se esqueça de considerar os diferenciais oferecidos pela faculdade. Acima, comentamos sobre o Canal Conecta e como ele auxilia os alunos da Unopar na busca por vagas de estágio e emprego em diversas áreas, como a da Engenharia da Computação.

Vale lembrar que o salário de um Engenheiro da Computação é bastante promissor. Em média, o profissional ganha R$ 9.093,43*, mas pode chegar ao valor de R$ 18.166,33* –– muito acima da média salarial do Brasil, não é mesmo?

Essa ajuda é um ótimo exemplo de diferencial a ser observado na hora de escolher uma instituição de nível superior, não concorda? Outros fatores interessantes de avaliar para fazer uma escolha correta (e que você encontra na Unopar) incluem:

Considerando as dicas do post, você já tem em mãos o que precisa para escolher onde estudar Engenharia de Produção. Com cursos bem-avaliados pelo MEC, laboratórios completos e modernos, modalidades de ensino variadas e diferenciais exclusivos, a Unopar se destaca entre as instituições por focar o sucesso do aluno e oferecer todos os recursos necessários para uma formação de excelência. Veja no vídeo abaixo mais detalhes do curso aqui na Unopar:

Sendo assim, que tal estudar em uma das melhores faculdades de Engenharia da Computação do Brasil? Venha para a Unopar! Faça a sua inscrição em nosso vestibular e aproveite os benefícios!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados