Quantos anos dura a Faculdade de História? Confira aqui!

5 empreendedores de sucesso

Desconto nota do Enem

Saber quantos anos dura a Faculdade de História é uma das informações mais importantes na hora de escolher qual curso fazer. Ainda mais, se a sua formação é do tipo licenciatura, ideal para quem sonha entrar nas salas de aula como professor.

Todos os anos, diversos candidatos se preparam para passar em um vestibular de História. Antes disso, devem saber quanto tempo terão que estudar para ser um historiador. Veja qual é a carga horária de cada período e o período de formação.

A duração do curso de História é de quatro anos em média

Quem deseja se formar historiador deve estar preparado para passar, em média, quatro anos no curso. Ainda mais, mesmo que seja bacharelado, a duração da graduação fica na mesma faixa.

É preciso lembrar que, além da teoria, há também matérias práticas, estágios e atividades complementares. O aluno deve cumprir todas essas horas para se formar no fim do curso. Caso contrário, não é possível adquirir o diploma.

Veja quanto tempo dura a Faculdade de História por semestre na Unopar!

Na Unopar, a Faculdade de História tem, ao todo, oito períodos. Em cada um deles o aluno vai aprender sobre as áreas possíveis dentro da profissão. Além disso, nos estágios curriculares o estudante tem contato com ensino fundamental, médio e gestão educacional.

Cada um dos semestres possuem uma carga horária diferente, que podem ser maiores ou menores. Mas, no fim, o aluno cumpre um total de 3.360 horas de estudo. Então, a divisão é feita da seguinte forma:

Tour pela prova do Enem
  • 1º semestre: 340 horas;
  • 2º semestre: 360 horas;
  • 3º semestre: 380 horas;
  • 4º semestre: 320 horas;
  • 5º semestre: 470 horas;
  • 6º semestre: 510 horas;
  • 7º semestre: 420 horas;
  • 8º semestre: 360 horas.

Atividades complementares

Caso faça uma soma de todas as horas, pode perceber que o total não dá 3.360. Mas, isso é porque as atividades não estão incluídas nessa conta, já que devem ser feitas com o decorrer dos períodos.

São 80 horas de estudos dirigidos e 120 de atividades complementares. Essas atividades extras são conhecimentos a mais que o aluno adquire além da Faculdade de História. Por exemplo, indo a palestras, fazendo cursos, entre outras tarefas.

Como funciona a duração de um curso superior?

O tempo dos períodos não é igual ao que se acostuma no Ensino Fundamental ou Médio. Afinal, os alunos do curso superior podem ter uma carga mais livre. Por exemplo, ao não atingir sucesso em uma matéria, não é necessário repetir um período todo.

Esse é o caso das famosas e temidas DPs, ou seja, dependências. É quando o estudante não consegue nota suficiente para passar e precisa refazer a matéria. Nesse caso, você demora um pouco mais para se formar, até concluir a DP.

Tecnólogos

Fazer um tecnólogo é diferente de um bacharelado ou licenciatura. Nesse caso, o curso tem uma duração menor, de dois anos ou dois anos e meio, por exemplo. Mas, não há como fazer uma Faculdade de História nessa modalidade.

Conclua o tempo da Faculdade de História na Unopar!

A Unopar é a melhor instituição quando o assunto é curso de História. Afinal, ela tem o melhor corpo docente e espaços de estudo. Outra vantagem é ter a opção de fazer a graduação a distância, para quem prefere mais autonomia nos estudos.

Os alunos têm todo o apoio da faculdade, que garante o bem-estar do aluno. Além disso, há uma parceria com o Canal Conecta, com vagas exclusivas. Não perca a oportunidade de estudar no melhor lugar e inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados