No contexto em que estamos inseridos, a conclusão de um curso superior é algo que vai muito além de um sonho pessoal — é uma necessidade para atender às demandas do mercado. No entanto, muitas vezes, o aspecto financeiro é um grande impedimento para a conquista do diploma. Nesse caso, fica a dúvida: o FIES financia curso semipresencial?
A modalidade semipresencial, assim como o ensino a distância, tem se mostrado como uma incrível alternativa para pessoas que conciliam os estudos com outros aspectos de sua vida ou que querem economizar um pouco durante a graduação. Sendo assim, nada mais natural do que buscar, também, alternativas para o financiamento do curso.
A seguir, responderemos à pergunta feita no título e daremos ainda mais informações sobre esse assunto, mencionando alternativas ao FIES. Uma delas, inclusive, é aceita pela Unopar, faculdade referência em educação a distância no Brasil. Boa leitura!
O que é o FIES?
Precisamos explicar, ainda que brevemente, o que é o FIES. Esse é um programa elaborado pelo governo federal — em especial pelo Ministério da Educação (MEC) — cujo nome é uma sigla para Fundo de Financiamento Estudantil. Ele funciona como uma espécie de empréstimo para o estudante que está interessado em ingressar no ensino superior.
A porta de entrada para a candidatura ao FIES é o Exame Nacional do Ensino Médio, ou apenas Enem — uma prova aplicada anualmente no mês de novembro e que traz 180 questões de temas variados (ligados ao conteúdo visto na escola) e uma redação.
O FIES é uma oportunidade para estudantes que buscam o financiamento do valor integral ou parcial do curso (há a possibilidade de financiar 50% ou 100% da graduação). A seguir, veja alguns dos requisitos para estar apto a participar desse processo:
- ter feito pelo menos 450 pontos na média do Enem (válido para qualquer edição a partir de 2010);
- não ter zerado a redação;
- renda mensal de até 3 ou 5 salários mínimos.
O FIES financia curso semipresencial?
Agora que já sabemos o que é o FIES, fica o questionamento: será que esse tipo de programa também abrange os cursos semipresenciais? A resposta para essa pergunta, infelizmente, é não. O Fundo de Financiamento Estudantil ainda não executa financiamentos para esse tipo de modalidade educacional.
Com isso, também é pressuposto que o financiamento não é válido para cursos a distância, certo? Exatamente! Para cursos ministrados completamente na modalidade EAD também não é possível utilizar o FIES, que só abrange cursos completamente presenciais em faculdades privadas de todo o Brasil.
Para saber mais sobre o assunto e conferir informações sobre esse tipo de financiamento, não deixe de conferir a Cartilha do FIES, um documento que reúne diversos pontos sobre o programa.
Apesar disso, você não precisa parar os seus estudos (sejam eles feitos em casa ou em cursinhos presenciais) e desistir do seu sonho de cursar uma faculdade EAD de forma gratuita. A seguir, discutiremos algumas alternativas ao FIES para que você possa, mesmo sem ele, dar continuidade aos seus estudos.
Quais são as outras possibilidades de financiamento?
Agora que já sabemos a resposta para a pergunta inicial, é hora de conhecermos as alternativas ao FIES para as faculdades semipresenciais. Confira.
Prouni
A primeira grande possibilidade de ingresso no ensino superior privado na modalidade semipresencial é candidatar-se ao Prouni. Aqui, o programa não se trata literalmente de um financiamento, mas sim da concessão de bolsas para estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade social ou atendem a outros requisitos.
Para participar do processo seletivo do Prouni, você deve:
- ter renda per capita de até 3 salários mínimos;
- ter tirado ao menos 450 pontos na média do Enem;
- não ter zerado a redação.
Professores da rede pública de ensino e pessoas com deficiência também podem concorrer a essas vagas.
Vale a pena lembrar que o Prouni ocorre um pouco antes do FIES. Por isso, fique sempre de olho nas datas e nos editais e, de preferência, já comece a separar os documentos necessários para não precisar correr assim que o seu nome aparecer na lista de aprovados!
Financiamento estudantil com bancos
Além do Prouni, há a possibilidade de buscar o financiamento com instituições financeiras. Nesse caso, o processo é feito diretamente com a empresa escolhida. É muito importante estar sempre atento às taxas de juros de cada instituição e escolher aquela que for mais atraente para o seu bolso.
Esse tipo de financiamento é muito utilizado. Com o aumento da oferta de vagas de graduação, ele tornou-se uma alternativa muito interessante para quem quer fazer um curso semipresencial e não pode, infelizmente, contar com a ajuda do FIES.
No entanto, isso não é tudo. A seguir, conheceremos outra excelente alternativa de financiamento que pode ser exatamente o que você mais precisa nesse momento. Pronto para descobrir?
Agora que você já sabe que o FIES não financia curso semipresencial e já conhece as alternativas possíveis para contornar esse problema, não perca tempo: comece a separar a documentação necessária e comece, quanto antes, a fazer a sua tão sonhada graduação. Esse é um passo muito importante para o seu sucesso profissional!
Já está pensando em como será o seu cotidiano enquanto aluno de uma graduação semipresencial? Não deixe de conferir nossas dicas para estudar mais e melhor sem sair de casa. Até a próxima!
* Sujeito à alteração.
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 6
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?