Tire 5 principais dúvidas sobre a Cartilha FIES

o que é a cartilha fies

Desconto nota do Enem

Com o Novo FIES, estudantes de baixa renda podem pagar apenas mensalidades trimestrais simbólicas durante o curso, deixando para acertar o restante após conseguir o diploma, com zero juros ou taxas reduzidas. Depois de conseguir a tão sonhada vaga no FIES, no entanto, algumas dúvidas técnicas podem surgir.

Como efetuar o pagamento dos boletos trimestrais? Como transferir o financiamento para outro curso? Como renovar sua vaga semestralmente? Para todas essas questões, a Caixa preparou a Cartilha FIES. Confira as principais dúvidas sobre o documento!

1. O que é a Cartilha FIES?

A Cartilha FIES é um documento elaborado pela Caixa Econômica Federal para ajudar os estudantes a acessarem corretamente o Sistema de Financiamento Estudantil (SIFESWEB). É nesse site em que os trâmites técnicos do programa são realizados.

2. Para que serve?

O documento serve como um tutorial para as principais funções do SIFESWEB, como o cadastro do estudante e o Aditamento de Renovação Semestral. Todos os tópicos trazem imagens e o passo a passo para cada funcionalidade. Muito útil, concorda?

3. Para quem é destinada?

A Cartilha FIES do Estudante é destinada aos alunos que já conseguiram sua vaga no Novo FIES. Há, também, uma Cartilha da Mantenedora, que traz tutoriais sobre funcionalidades do SIFESWEB específicas para as Instituições de Ensino Superior (IES) participantes do programa.

Tour pela prova do Enem

4. Quais os principais tópicos?

Existem 7 tópicos na Cartilha FIES do Estudante:

  1. acesso ao SIFESWEB — aqui, a Cartilha ensina, passo a passo, como se cadastrar no Sistema;
  2. transferência — nesse tópico, a Caixa indica como solicitar a transferência de IES ou de curso sem perder a vaga no FIES, assim como a cancelar essa solicitação se for necessário;
  3. suspensão — no terceiro tópico, o tutorial se refere aos pedidos de suspensão do financiamento, com passo a passo para solicitar e confirmar esse recurso;
  4. encerramento — na parte de Encerramento, a Cartilha mostra como deve ser feito o pedido para encerrar o financiamento, seja para liquidar o saldo devedor, seja para antecipar os pagamentos;
  5. dilatação — a dilatação serve para estender o período do contrato de financiamento, caso o estudante não consiga terminar a graduação no prazo previsto. Essa solicitação só pode ser feita quatro vezes, de acordo com o passo a passo indicado no documento;
  6. aditamento de renovação semestral — nesse tópico, o tutorial ensina a realizar o Aditamento de Renovação Semestral, uma das obrigatoriedades do estudante para manter sua vaga no FIES;
  7. dúvidas frequentes — por último, a Cartilha elucida algumas das principais dúvidas dos alunos com financiamento, como o uso do FIES junto a uma bolsa de Prouni, alterações nas especificações do contrato etc.

5. Onde conseguir?

Para visualizar as cartilhas, você pode clicar diretamente no link que colocamos ali no item 3. Se preferir, também dá para baixar os documentos diretamente dos links oficiais da Caixa:

E aí, conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre a Cartilha FIES? Se você ainda não conseguiu uma vaga no programa e não sabe nem por onde começar, a dica é estudar os posts aqui da Unopar para tirar suas dúvidas. Por exemplo, você sabe se existe FIES para EAD? Ou como fazer a inscrição?

Então, leia nosso post e aprenda como usar o FIES para entrar na Unopar em 2020!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados