Gestão da Informação: o que é e como trabalhar na área?

profissional de gestão da informações vendo gráfico

Desconto nota do Enem

A área de Gestão da Informação tem se destacado no mercado de trabalho graças à abrangência de possibilidades na atuação profissional. O que mais chama a atenção é o fato de diferentes graduações viabilizarem essa carreira, como o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unopar, em que o estudante se prepara para atender a demanda nos mais variados tipos de empresas, de pequeno a grande porte.

Com a Revolução Digital, o mundo se deparou com uma quantidade incalculável de dados sendo trocados e processados ao mesmo tempo. Nesse entremeio, surge a necessidade de alguém responsável por coletar, organizar e avaliar o que for pertinente para determinadas situações. Esse é o principal papel da Gestão da Informação, que conta com a tecnologia para agilizar suas ações.

Como você pode perceber, o raciocínio lógico e a agilidade ao lidar com computadores e softwares são características do gestor de informação. Continue a leitura para saber mais!

O que é Gestão da Informação?

Esse é um conceito aplicado no intuito de transformar o desempenho das empresas. Quanto mais se organiza os dados gerados, mais se otimiza a rotina da companhia. É fundamental destacar que esses elementos abrangem desde o financeiro até assuntos relacionados com a rotina em escritórios.

Há uma diferença entre a Gestão da Informação e a Gestão da Tecnologia da Informação (TI). A primeira abarca as estratégias para que os dados sejam trabalhados e organizados pensando, principalmente, na tomada de decisão. Nesse procedimento, a inovação é um objeto importante, mas não o único meio de coleta e administração desses recursos.

Já Gestão de TI, de maneira simplificada, está ligada ao uso e à implementação de sistemas computacionais, sendo parte do processo da Gestão de Informações. Ou seja, é uma das estratégias que o gestor vai empregar para garantir uma cultura organizacional na qual todos entendam a necessidade de compartilhar arquivos, materiais e dados com rapidez e eficiência.

Sabemos da importância da área da tecnologia em qualquer segmento. Da mesma maneira, entendemos a demanda das empresas por profissionais completos. Nesse sentido, a Unopar se preocupa com a formação em cursos relacionados com as tecnologias, proporcionando um vasto conhecimento de gestão nas aulas teóricas e práticas.

Como atua o gestor da informação?

O alcance de bons resultados em um negócio passa pelas ações do gestor e a sua relação com as informações disponíveis. É a partir dessas concepções que se torna possível tratar esses diferentes dados. Resumidamente, deve-se:

  • identificar;
  • coletar;
  • armazenar;
  • classificar;
  • compartilhar.

Na busca por redução de custos, por exemplo, ao pesquisar possíveis fornecedores até os gastos com a finalização das compras, as informações precisam ser analisadas e avaliadas de acordo com a realidade da empresa e o momento do mercado. É a boa gestão que otimiza todo esse processo, diminuindo o caminho que os responsáveis pelo setor precisam percorrer para encontrar o melhor custo benefício.

Com isso, percebemos que é papel desse profissional destinar as informações certas para os setores responsáveis por elas. Porém, não é uma simples coleta de dados, pois o conhecimento de mercado e as estratégias de gestão permitem análises mais aprofundadas, que são importantes também nos processos de decisão do negócio.

Tour pela prova do Enem

Qual é o melhor curso de graduação para seguir carreira na área?

Você já deve ter percebido que não precisa, necessariamente, fazer o curso específico em Gestão de Informação para trabalhar nessa área. Isso porque o gerenciamento é um setor estratégico do negócio. Desse modo, uma formação mais técnica também é bem vista nesse mercado.

A faculdade de Gestão da Informação tem duração média de 4 anos e as disciplinas, geralmente, são voltadas para a administração de dados. Já no Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, além do tempo reduzido (média de 2 anos) e da titulação em ensino superior, as aulas abordam conhecimentos teóricos e práticos sobre sistemas de informação.

Além do formato presencial, também é possível fazer a graduação a distância, que tem a mesma relevância. Seja no semipresencial ou no 100% online, o EAD possibilita que o estudante trabalhe e estude ao mesmo tempo, se desejar — além da flexibilidade e dos menores custos praticados nessa modalidade de ensino. Por isso, você tem muitos motivos por escolher o curso da Unopar, além das vantagens que vimos até aqui a respeito da área. Confira algumas delas!

Demanda no mercado de trabalho

O mundo está cada vez mais tecnológico. Com isso, a demanda por pessoas com tipos de habilidades para analisar dados, além de obtê-los e tratá-los de maneira eficaz, também vem crescendo. E é justamente esse o papel do analista de sistemas. Ele é capaz de atuar no desenvolvimento de software e reconhecer os melhores recursos para que todo o processo aconteça da melhor maneira possível.

Opções de carreira

De olho na demanda do mercado, a Unopar desenvolveu um curso atualizado e com abordagem interdisciplinar. Assim, as habilidades adquiridas se baseiam em 4 pilares:

  • fundamentos: trata da base para o funcionamento de sistemas de informação, trabalhando conceitos da Matemática, Lógica e Algoritmos no intuito de conectá-los aos preceitos de Banco de Dados e Infraestrutura de Redes;
  • técnico: trata conceitos e põe em prática o desenvolvimento de diferentes linguagens de programação;
  • ferramentas: aborda as diferentes ferramentas e seus usos corretos;
  • cultura: incentiva o aprendizado contínuo focado em práticas Ágeis, DecSecOps e Colaborativas.

Reconhecimento fora do país

A Análise e Desenvolvimento de Sistemas, principalmente para quem quer trabalhar com a Gestão da Informação, é um setor em crescimento não apenas no Brasil. Afinal, por conta da globalização, é possível negociar com diferentes partes do mundo ao mesmo tempo. Assim, a formação na área é uma possibilidade de crescimento internacional.

Média Salarial

Para o Analista de desenvolvimento de sistemas, a média salarial é de R$ 5.654,72* — uma faixa que considera tempo de carreira e formação superior em diferentes áreas. O Gestor da Informação, por sua vez, ganha em média R$ 3.932,77*. Lembrando que, apesar de a formação superior não ser uma exigência, ela ainda é um diferencial, na maioria das vezes indispensável para você conquistar as melhores vagas.

Os estudantes da Unopar que optam por graduações da área de tecnologia encontram muitas vantagens. O Canal Conecta, nosso parceiro, é uma maneira exclusiva de se manter em contato com as melhores oportunidades do mercado de trabalho. Além disso, fazemos parcerias com cursos de especialização, pensando sempre no melhor para a sua carreira!

Agora que você conhece como funciona a Gestão da Informação, que tal dar o primeiro passo? Inscreva-se em nosso curso de Análise de Desenvolvimento de Sistemas e garanta o conhecimento abrangente para uma carreira sólida na área!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 21

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados