Revolução digital: o que é e como afeta a educação?

estudante digital

A revolução digital já é realidade e está presente nos avanços tecnológicos que transformaram diversos aspectos da sociedade. Estamos falando da automação e conectividade que fazem parte da nossa vida para obter informação, fazer compras, usar serviços bancários e para aprender. As inovações chegaram também na educação, beneficiando os alunos.

A tecnologia na educação é representada por novas ferramentas de aprendizagem, que deixam as aulas mais atraentes e acessíveis, principalmente na graduação e pós-graduação.

Quer entender melhor esse assunto? Então, descubra mais detalhes sobre a revolução digital, seus impactos no ensino, a relação com o EAD — modalidade de ensino que você encontra aqui na Unopar — e as principais tendências nessa área!

O que é revolução digital?

Quando se fala em revolução digital, não tem como não mencionar a internet. Mas é importante entender que esse conceito foi criado muito antes da popularização da rede: na década de 1980, o computador começava a ocupar um espaço no dia a dia das pessoas nos países desenvolvidos.

A internet ficou cada vez mais veloz a partir dos anos 2000, fazendo parte da rotina de todo mundo. Vimos o surgimento de tablets, smartphones, TVs digitais etc., e essa transformação se consolidou de vez.

Em resumo, a revolução digital diz respeito a uma era conectada, rapidez na troca de dados e desenvolvimento de novas mídias. Entram também os processos e máquinas cada vez mais eficientes com a Inteligência Artificial e a robotização.

Quais são os impactos da revolução digital na educação?

Agora que você já viu o que é revolução digital, precisa saber que todos esses avanços chegaram na educação, com impactos bastante positivos, especialmente para os alunos. Acompanhe a seguir.

Protagonismo do aluno

A primeira vantagem é propiciar o protagonismo do aluno na aprendizagem. Ao contrário do modelo antigo, em que ele apenas anota e escuta as explicações do professor, com a tecnologia, é encorajado a ter autonomia.

Pode buscar o próprio conhecimento ao assistir uma aula no formato EAD, procurar informações na internet, na biblioteca digital ou ainda aprender “colocando a mão na massa”, como ocorre nas aulas de robótica.

Desenvolvimento de novas habilidades

Com isso, além de aprender a matéria, o aluno desenvolve outras habilidades, como as soft skills, que são ligadas ao nosso comportamento e relações interpessoais. A revolução digital na educação estimula o desenvolvimento de:

  • autonomia, porque é o aluno quem dita seu ritmo de estudos;
  • flexibilidade, ao utilizar diferentes mídias e plataformas;
  • proatividade, pois o aluno corre atrás do que precisa para aprender sem precisar de uma ordem do professor;
  • criatividade, diante de tantos recursos que as ferramentas digitais oferecem.

Facilidade no aprendizado

Além de atrair a atenção dos alunos, a tecnologia na educação permite maior interatividade e novos formatos de aprendizagem, proporcionados por videoaulas ou aplicativos.

Muita gente não consegue se concentrar e assimilar os conteúdos com livros e cadernos. Por isso, a revolução digital traz a oportunidade de aprender, pois apresenta o conteúdo de um modo inovador.

Acessibilidade do ensino

Quando detalhamos as características da revolução digital, é preciso colocar em destaque o fato de ela chegar a qualquer lugar, permitindo que todos tenham acesso a um ensino de qualidade.

Assim, não é por que você mora em um município pequeno e sem faculdade que não pode ter um diploma de ensino superior. Quem precisa trabalhar o dia todo também conquista a oportunidade de se qualificar por meio dos recursos tecnológicos.

o ensino a distância (EAD), por exemplo, está acessível para todos, permitindo que mais pessoas construam uma carreira, alcancem bons empregos, encontrando diversas oportunidades em portais de vagas ou partam para o empreendedorismo.

Preparação para o futuro

Ao aprender por meio da tecnologia, as pessoas desenvolvem diversas habilidades digitais, tornando-se aptas a assumir novas profissões que ainda vão surgir. É um empurrão rumo às carreiras do futuro.

Qual é a relação da revolução digital com EAD?

Somente com a revolução digital foi possível desenvolver o ensino a distância, um modelo inovador de aprendizagem que ganha cada vez mais espaço no Brasil. Aqui na Unopar, por exemplo, você pode fazer a graduação 100% online, formato disponível para vários cursos: de Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo.

O aluno assiste às aulas online e, dessa forma, tem a flexibilidade e autonomia para organizar a própria rotina de estudos. Afinal, não tem um horário fixo para acompanhar o curso nem precisa se deslocar todo dia até a faculdade.

Os cursos têm a mesma qualidade dos presenciais, e o diploma é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Então, se você tem um dia a dia agitado, mas quer construir sua carreira, pode fazer a graduação a distância e garantir um futuro promissor.

Quais são as principais tendências tecnológicas na aprendizagem?

Descubra abaixo algumas tendências tecnológicas que estão transformando a área da educação.

Inteligência artificial

A Inteligência Artificial tem o objetivo de simular a habilidade cognitiva do ser humano. Com essa inovação, é possível raciocinar e resolver problemas. Na educação, é uma ferramenta que pode dar suporte rápido aos alunos de cursos 100% online ou semipresenciais, tirando dúvidas na plataforma de ensino com o uso de chatbots.

Para os educadores, é uma maneira de analisar o desempenho dos alunos de forma individual, disponibilizando conteúdos e materiais personalizados.

Realidade virtual

A realidade virtual transporta o aluno para outros ambientes: com uso de óculos especiais, fones e equipamentos específicos, ele tem uma experiência imersiva de aprendizagem e pode conhecer locais históricos ou explorar a geografia de outros países. Consegue ainda desvendar objetos, construindo maquetes em 3D.

Gamificação

É uma forma interativa e atraente de ensinar. Com os desafios apresentados pela gamificação, você ganha pontos e passa de fase ao responder questões ou solucionar problemas. É uma inovação que se vale da dinâmica dos jogos para transmitir conhecimento.

A revolução digital já está presente na educação e você não pode ficar de fora. Aproveite todas as facilidades para fazer uma graduação no EAD, desenvolva uma série de habilidades ao lidar com essas inovações e dê o primeiro passo para uma carreira de sucesso!

Gostou de acompanhar esse assunto conosco? Fique por dentro de outros aspectos que envolvem esse tema, explorando mais a fundo as tendências na tecnologia na educação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.