Gestão Hospitalar EAD: vale a pena investir na área?

estudante de gestão hospitalar ead

Quem se identifica com a área administrativa e quer atuar no setor da saúde pode ter uma carreira de sucesso ao fazer Gestão Hospitalar EAD. É um curso no formato Tecnólogo, ou seja, de curta duração (3 anos), que oferece boas perspectivas em âmbito público e privado.

Aqui na Unopar, o curso é ministrado por um corpo docente altamente qualificado e a grade curricular é completa e atualizada para você sair na frente no mercado de trabalho. Além disso, oferece toda a flexibilidade para estudar, pois as aulas são digitais.

Quer saber mais sobre essa graduação? Então, continue a leitura e confira por que vale a pena investir nessa área!

Faculdade com um excelente custo-benefício

Se você quer descobrir as vantagens da Gestão Hospitalar EAD, a primeira delas é obter o diploma de curso superior com um excelente custo-benefício. Isso porque a graduação da Unopar dura apenas 3 anos e é oferecida nas modalidades de ensino semipresencial e 100% online. Você acompanha as aulas e atividades pelo computador e, desse modo, não precisa se deslocar diariamente até a faculdade.

Dessa forma, a instituição de ensino não precisa manter toda uma infraestrutura de salas de aula e outros espaços, e essa redução de custo tem reflexo direto nas mensalidades. Você vai poder se formar em pouco tempo e pagando valores mais baixos do que se optasse por uma graduação presencial.

É importante considerar ainda que a flexibilidade do EAD permite que você estude nos locais e horários mais convenientes para sua rotina. Assim, dá para continuar trabalhando, o que ajuda a pagar o curso com mais tranquilidade.

Outro benefício do estudo a distância é não ter um gasto elevado com transporte até a faculdade, já que as aulas são online e ficam disponíveis na plataforma de ensino, assim como os materiais, que são digitais.

Atuação em um mercado de trabalho aquecido

Ao escolher uma carreira, a grande preocupação é quanto à empregabilidade. Quando você opta pelo curso de Gestão Hospitalar EAD, encontra vagas no setor público e privado.

O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) aponta que, em 2017, eram 7.514 unidades (públicas e privadas) em sua rede hospitalar. Diante desse dado, dá para perceber como a demanda pelo Tecnólogo dessa área é bem alta, podendo ser o emprego dos sonhos de muita gente.

O grande desafio das instituições de saúde é fazer uma boa gestão, administrando os recursos mesmo com o orçamento apertado. E é aí que entra o gestor hospitalar: ele tem o conhecimento sobre finanças, contabilidade, legislação e regulação do setor, recursos humanos, indicadores de saúde, entre outros temas. Pode fazer um trabalho de qualidade em hospitais, clínicas, centros de saúde e saúde suplementar.

Trata-se de um segmento em alta, pois hospitais e outros locais de saúde precisam ser bem gerenciados para ter um atendimento de qualidade e sustentabilidade financeira. Para trabalhar nessas questões mais específicas, foi criado esse curso de Tecnólogo.

Salário

Se você pensa em fazer essa faculdade, deve estar curioso para saber o salário do profissional de Gestão Hospitalar. A média salarial nessa carreira é de R$ 3.954,54*, mas, dependendo da qualificação e tempo de experiência, essa remuneração pode passar os R$ 8.600*.

Trabalho em diversas áreas

A faculdade de Gestão Hospitalar EAD oferece oportunidades para diferentes profissionais, pois os locais de atuação dessa área são variados. É interessante para quem busca uma graduação que é tendência ou já trabalha na área da saúde, mas precisa de conhecimentos e habilidades para o bom gerenciamento de instituições do setor.

Com o diploma de Tecnólogo, você encontra oportunidades em diferentes locais, como:

  • hospitais públicos e privados;
  • clínicas;
  • consultórios;
  • laboratórios;
  • postos de saúde;
  • casas de repouso;
  • secretarias de saúde;
  • unidades básicas de saúde;
  • ambulatórios;
  • secretarias de saúde;
  • casas de repouso;
  • empresas de convênios médicos;
  • companhias seguradoras e de medicina em grupo;
  • consultoria na área.

Dessa forma, é possível encontrar emprego em portais de vagas ou ainda ficar de olho em concursos para atuar como servidor público no segmento de gestão hospitalar em órgãos federais, estaduais ou municipais. Se for aluno da Unopar, tem as facilidades exclusivas do Canal Conecta para conquistar essas oportunidades.

Desenvolvimento de competência administrativa

Vale a pena apostar na carreira de gestor hospitalar, porque a grade curricular do curso de Tecnólogo é formatada para o aluno desenvolver competência no campo administrativo. Isso vai permitir uma atuação multidisciplinar.

Nesse sentido, o profissional formado adquire o pensamento estratégico nesse setor e está apto para fazer a gestão financeira, de equipamentos, de materiais e de equipes.

Dessa maneira, pode trabalhar em alguns setores, como:

  • compras;
  • controle de custos;
  • na negociação de fornecedores;
  • análise de contratos;
  • terceirização de serviços;
  • logística e descarte correto dos resíduos hospitalares.

Possibilidade de se tornar líder

Por último, precisamos falar que, com o curso de Gestão Hospitalar EAD, você adquire habilidades relacionadas com a liderança. Assim, para quem já atua no setor da saúde em cargos técnicos, essa graduação pode ser o trampolim para conseguir uma promoção.

Para as pessoas que terminam esse curso superior e vão ingressar no trabalho na saúde, há a possibilidade de conseguir cargos relacionados com o gerenciamento de setores e pessoas. Nesse caso, é importante ter um bom relacionamento interpessoal, conhecer todos os departamentos da instituição, ficar por dentro de todas as questões burocráticas e se manter sempre atualizado.

É um cargo de grande responsabilidade, mas que conta com uma remuneração maior e que, apesar de seus desafios, vai trazer satisfação pessoal e profissional.

Você já tinha ouvido falar no curso de Gestão Hospitalar EAD e todos os benefícios que a carreira pode proporcionar? Comece a se planejar para fazer uma graduação rápida e, assim, ingressar em um mercado que tem alta demanda e que permite crescer profissionalmente. Para ter uma formação de qualidade, é só escolher uma faculdade de referência e que tenha uma infraestrutura completa no ensino digital.

Ficou interessado nessa área? É só se inscrever no vestibular online da Unopar e dar um passo importante rumo ao seu sucesso profissional!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.