Entenda a importância das impressoras 3D no combate à pandemia

profissional da saúde com máscara face shield impressa em impressora 3D

Desconto nota do Enem

Na atual crise da saúde, a comunidade de impressão 3D se mobilizou para conter a escassez de equipamentos médicos. São várias as iniciativas que estão criando máscaras impressas em 3D, óculos, protetores faciais e outros equipamentos que visam proteger os profissionais que atuam na linha de frente contra o novo coronavírus. 

Separamos neste post algumas das principais informações a respeito dessas impressoras 3D e como estão sendo utilizadas na Unopar. Confira os tópicos que abordaremos a seguir:

  • o que são e como funcionam as impressoras 3D;
  • o uso das impressoras 3D na educação e na área da saúde;
  • qual o papel das impressoras 3D no combate à pandemia;
  • como funcionam as impressoras 3D na Unopar.

Vamos conferir?

O que são e como funcionam as impressoras 3D

As impressoras 3D têm como objetivo principal a prototipação de objetos. Hoje, são usadas para imprimir uma variedade de produtos, que vão desde partes do corpo humano (para algum tipo de prótese) às maquetes hiper-realistas. 

Impressoras tridimensionais funcionam através do uso conjunto de um computador, onde através de um software de modelagem e edição 3D é possível desenhar e/ou mapear alguma imagem. Com este modelo pronto, é feita a conversão do arquivo para o formato padrão de impressoras 3D.

Com relação à matéria-prima, ou filamentos, como podemos chamar, eles podem ser:

  • papel;
  • plásticos diversos, os mais utilizados são o nylon, ABS (acrilonitrila butadieno estireno) e o PLA (ácido poliático);
  • borracha;
  • metal;
  • fibra de carbono; 
  • alumínio;
  • ferro;
  • aço;
  • gesso;
  • cerâmica.

Tendo feita a escolha do seu filamento, é possível a impressão do seu objeto. Como a impressão 3D é feita camada por camada e de baixo para cima, o tempo de impressão pode variar entre horas e dias, a depender da impressora, material e complexidade do modelo prototipado.

Qual o uso das impressoras 3D na educação e na área da saúde?

Já com grande utilização nos mais diversos setores, as impressoras 3D possuem papel fundamental na construção de vários objetos de estudo e pesquisa, além dos mais funcionais.

Tecnologia 3D e Educação

Largamente utilizada na criação de modelos educacionais nas mais diversas áreas de estudo, como Design, Engenharia, Arquitetura e Urbanismo e Odontologia. Para esses cursos, as impressoras 3D funcionam no desenvolvimento de protótipos, modelagens e maquetes.

Tour pela prova do Enem

Tecnologia 3D e Saúde

Atuando na produção e impressão de implantes e próteses, a tecnologia tridimensional vem no século XXI fazendo uma revolução na área da saúde. Tanto em transplantes de órgãos e membros quanto na produção de medicamentos.

Qual o papel das impressoras 3D no combate à pandemia?

No atual contexto da pandemia do novo coronavírus, as impressoras 3D estão sendo largamente utilizadas na confecção de alguns dos EPIs (equipamentos de proteção individual), que hoje possuem alta demanda no mundo todo. São eles:

  • máscaras de proteção “face shield”, também chamadas de “máscara escudo”;
  • suporte de proteção facial;
  • protetores faciais;
  • óculos de proteção;
  • dentre outros equipamentos.

Os EPIs produzidos pelas impressoras tridimensionais, em sua maioria, têm a função de proteger os olhos e reforçar a eficácia de proteção das máscaras comuns já utilizadas pelos agentes da saúde na linha de frente do combate ao vírus.

Como funcionam as impressoras 3D na Unopar

A Unopar, como Instituição de Ensino Superior, trabalha ativamente em ações inovadoras com foco tecnológico, que visam abranger todas as áreas de estudo com softwares que atendam as atuais demandas do mercado.

Na área da Saúde não poderia ser diferente. Dado o atual momento de pandemia, as impressoras 3D disponíveis nos laboratórios especializados das unidades Unopar de Bandeirantes/PR, Cascavel/PR, Londrina/PR (Catuaí e Piza), Ponta Grossa/PR e Salvador/BA foram disponibilizadas para colaborar com testes na área da saúde, na produção de máscaras de proteção para prevenção da COVID-19. As máscaras servirão na proteção dos profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus.

A Unopar Cascavel se uniu a empresas de região para fornecer 10 impressoras 3D à Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDET). O objetivo da parceria é produzir cerca de 300 máscaras de proteção que serão doadas a profissionais da saúde. Os materiais serão disponibilizados aos hospitais públicos, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cascavel/PR.

Segundo o professor e diretor da Unopar de Cascavel, José Rodrigues Macedo, “é o momento de unir forças e colaborar com equipamentos que possam ser úteis para auxiliar no combate ao coronavírus. Vamos nos mobilizar e prestar nosso apoio para que os profissionais possam desempenhar, com mais segurança e tranquilidade, o trabalho de salvar vidas”, afirma.

O equipamento individual utilizado pelos profissionais da saúde é necessário para evitar contaminação em procedimentos de intubação oro traqueal e manejo do paciente dentro da UTI ( Unidade de Tratamento Intensivo). E, diferente das máscaras cirúrgicas que precisam ser descartadas após o uso, a máscara de acetato pode ser higienizada e reutilizada.

A impressora 3D disponível nos laboratórios da Unopar para essa produção é uma das mais reconhecidas no mercado, a PrusaPrinters, responsável pela produção da Prusa Face Shield, protótipo de máscara protetora facial.

Máscaras de proteção “face shield” - também chamadas de “máscara escudo”
Máscaras de proteção “face shield” – também chamadas de “máscara escudo”

Para produzir dois pares de máscaras, a impressora leva cerca de 4 horas, por isso, as unidades estão adotando uma escala aos fins de semana para uma maior produção. Aprendendo a reinventar as soluções tecnológicas e também estimulando outras ideias, o uso das impressoras 3D nos laboratórios especializados da Unopar têm sido de grande valia para a proteção e auxílio aos profissionais de saúde.

Agora que você já conhece a importância das impressoras 3D no combate à pandemia, saiba qual o papel da Psicologia no enfrentamento da COVID-19.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados