Indústria farmacêutica: por que é uma área em crescimento?

indústria farmacêutica

A indústria farmacêutica cresce com vigor, ao contrário de outros segmentos impactados pela pandemia. Além disso, diversos motivos já favoreciam a área bem antes do novo coronavírus: aumento na expectativa de vida, expansão da preocupação com a saúde, surgimento dos genéricos, evolução da biotecnologia etc.

Com a Covid-19, a indústria farmacêutica se beneficiou ainda mais. Afinal, foram produzidos testes para diagnosticar a infecção respiratória e vacinas para preveni-la. Nesse contexto global, existe a expectativa de que o setor movimente R$ 175 bilhões em 20231. Assim, se essa cifra se confirmar, o Brasil chegará ao 5º lugar no ranking mundial.

Mas por que estamos falando desse tema? É que, na hora de escolher a faculdade, é importante considerar o potencial da carreira. Isso ajuda a ter mais chances de conquistar uma vida financeira estável.

Desse modo, vamos falar da área e de como funciona o Bacharelado em Farmácia. Quer saber mais? Então, confira este post!

Setor expande com o aumento da preocupação com prevenção e saúde

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelaram que a expectativa de vida brasileira alcançou 76 anos, um salto na comparação com 1960. Desse modo, houve um acréscimo de 22 anos na média de tempo de vida.

Assim, foram necessários novos cuidados com a saúde, o que estimula o crescimento da indústria farmacêutica. Afinal, na terceira idade, as pessoas precisam de mais medicamentos para tratar doenças típicas da faixa etária.

Mas não é só isso. Hoje em dia, qualidade de vida e saúde subiram para o topo dos diálogos sociais. Aliás, no pós-pandemia, saúde é a maior preocupação dos brasileiros.

Assim, as pessoas vão mais ao médico, passam por exames diversas vezes e, como consequência, as doenças são melhores diagnosticadas e tratadas.

Tudo isso representa lucros, expansão do setor e das vagas na indústria farmacêutica. Por falar em ganhos financeiros, você sabia que existe até um ramo específico para ajudar as empresas a lucrar mais? Trata-se da Farmacoeconomia, uma das áreas da Farmácia mais bem-pagas

Área é aquecida com o desenvolvimento de remédios biológicos

Outro ingrediente a impulsionar o segmento é a biotecnologia. Dessa forma, os medicamentos biológicos crescem cada vez mais. Não podemos falar do futuro da indústria farmacêutica sem mencionar esse importante nicho.

Esses remédios são encontrados na forma de produtos inovadores que estão ajudando a combater o câncer, diabetes, artrites, esclerose e muitas outras doenças. Além das enfermidades, os remédios biológicos têm sido eficazes para reverter as consequências de infartos e derrames cerebrais.

Enquanto os medicamentos sintéticos são desenvolvidos por meio de substâncias químicas, os biológicos surgem a partir de células vivas.

Em outras palavras, os remédios biológicos são elaborados a partir de processos mais complexos do que os convencionais. Veja alguns exemplos:

  • insulina: injeções substituem a falta desse hormônio em diabéticos;
  • hormônio do crescimento: amenizam efeitos de doenças como nanismo;
  • trombolíticos: combatem coágulos já formados. Assim, esse medicamento biológico auxilia na fase aguda de derrames e infartos;
  • anticorpos monoclonais: empregados para combater doenças autoimunes e tumores.

Indústria farmacêutica também avança com genéricos

Uma opção para trabalhar em Farmácia é a fabricação de remédios genéricos. Esses medicamentos levam o nome da substância que realiza o efeito terapêutico, e não uma marca. Como surgem a partir da quebra de patentes, eles chegam ao mercado com valor bem mais em conta para o consumidor final.

Você sabe como funciona o sistema de patentes na indústria farmacêutica? É mais ou menos assim: as empresas que descobrem novos produtos são remuneradas com royalties por 20 anos pelas demais fabricantes.

Contudo, depois desse prazo, qualquer companhia fica livre para produzir o composto em questão sem pagar nada. Assim, aparece mais um nicho bastante lucrativo da área, responsável por milhares de vagas na indústria farmacêutica: a fabricação e comercialização de genéricos.

Campo de trabalho amplia com inovação incremental e radical

O futuro da indústria farmacêutica conta ainda com os ramos da inovação: radical e incremental, principalmente o desta última, que é bem forte no nosso país.

No primeiro caso, da inovação radical, podemos dizer que ela é a evolução de um tratamento que traz efeitos jamais vistos. Por exemplo: até os anos 90, a disfunção erétil era tratada com uma injeção local.

No entanto, o aperfeiçoamento das medicações chegou ao comprimido que conhecemos hoje. Portanto, houve um grande impacto mundial com essa descoberta. Por essa razão, ela é classificada como inovação radical.

Por sua vez, a inovação incremental acrescenta melhorias em remédios que já existem. Assim, ela traz uma eficácia mais alta, segurança ou simplesmente queda nos danos colaterais.

Um exemplo de evolução incremental é uma combinação de três remédios para tratar HIV/Aids.

Antes de passarem pela inovação incremental, os pacientes soropositivos tomavam três remédios diferentes. Porém, com esse avanço, é possível usar apenas um, trazendo mais conforto aos pacientes.

Essas duas vertentes de pesquisa e desenvolvimento representam importantes braços do mercado da indústria farmacêutica. No entanto, no geral, os cursos na área da Saúde têm boa empregabilidade. Por esse motivo, o aluno tem mais opções para escolher uma carreira com a qual tenha afinidade.

Segmento prospera com a internacionalização das operações

O mercado da indústria farmacêutica vem passando por um processo de internacionalização de suas operações desde os anos 1990. Com esse movimento, as grandes multinacionais passaram a investir em outros países além de suas sedes.

Como resultado, houve uma descentralização de muitas atividades: comercialização, produção, pesquisa e desenvolvimento. Por esse motivo, muitas companhias de capital estrangeiro atuam no país, algo que favorece o futuro da indústria farmacêutica em território nacional.

Em 2019, pesquisa da revista Forbes afirmava que o setor estava entre os 10 mais lucrativos do planeta, com margem de ganhos acima de 22,78%, já descontados os valores gastos com impostos.

Curso de graduação é porta para entrar na carreira

Com duração média de 5 anos, a graduação em Farmácia é a porta para esse mercado promissor. Nesse sentido, aqui na Unopar temos o curso de Farmácia EAD (no semipresencial, uma modalidade a distância, com atividades presenciais), que capacita para planejar e desenvolver remédios, cosméticos e uma extensa variedade de itens de uso pessoal e higiene.

Assim, nossos alunos recebem amplo conhecimento sobre Química, Biologia, Saúde, Ciências Humanas e Sociais –– muito além do que se aprende em um curso técnico em Farmácia.

E você? Tem interesse em fazer graduação na área e ter melhores rendimentos que um técnico? Pois saiba que o perfil ideal do estudante de Farmácia exige múltiplas qualidades.

Desse modo, é preciso gostar de pesquisa, atuar com ética, saber trabalhar em equipe e ser empático com os pacientes. Assim, com essas características e a nossa consistente formação, você vai entrar para o mercado da indústria farmacêutica com muita facilidade.

Mas em quais áreas de atuação é possível trabalhar na indústria farmacêutica? Veja algumas delas:

  • clínicas e laboratórios de exames;
  • planejamento e execução de projetos públicos na área de saúde;
  • gestão de medicamentos em farmácias, consultórios e hospitais;
  • pesquisa e desenvolvimento de remédios, cosméticos e produtos de higiene;
  • carreira acadêmica.

Agora é com você!

A indústria farmacêutica é um setor econômico muito forte, um dos mais consolidados no mundo. Por essa razão, são pequenas as chances de crises e elevado desemprego nesse segmento.

Ou seja, a área avança e tende a continuar crescendo nos próximos anos. Que tal mudar de vida e construir sua carreira nesse nicho tão sólido? Então, dê o primeiro passo: inscreva-se no vestibular da Unopar agora mesmo!

1 Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Mudança de carreira: o guia prático para dar os primeiros passos

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.