Você conhece a faculdade de Jornalismo?

Jornalismo

Desconto nota do Enem

Você gosta do campo da Comunicação, curte falar em público e tem boa habilidade com a escrita? Saiba, então, que o curso de Jornalismo é uma ótima opção para o seu perfil! O segmento midiático passa por profundas mudanças à medida que a sociedade se desenvolve.

Por isso, é fundamental escolher uma faculdade que ofereça uma formação completa. Durante a graduação, são estudadas matérias que proporcionam uma visão sistêmica sobre as áreas de atuação.

Ficou curioso e quer saber o que é Jornalismo e como funciona o curso? Então, continue a leitura!

Qual é o perfil profissional do jornalista?

O aluno da faculdade de Jornalismo precisa adquirir algumas habilidades e aptidões básicas para auxiliá-lo no processo de desenvolvimento para a carreira. Logo, é importante que ele tenha interesse por redação textual e leitura, já que a graduação exige bastante dessas características.

Os profissionais também atuam como detetives, e usam a curiosidade para esclarecer a verdade ou desvendar alguns mistérios. Além disso, é essencial desenvolver um bom raciocínio lógico, buscando sempre o furo de reportagem.

O que se estuda em Jornalismo?

As disciplinas de Jornalismo precisam respeitar as Diretrizes Curriculares Nacionais. Esse curso tem uma importante função social, seguindo um direcionamento próprio de acordo com a função do profissional nos vários contextos em que está inserido.

Na Unopar, a grade curricular é desenvolvida de acordo com os eixos de fundamentação na formação do jornalista, como:

  • prática laboratorial;
  • aplicação processual;
  • contextual;
  • específico;
  • humanístico.

Veja, abaixo, as principais disciplinas estudadas:

  • Mídias Digitais;
  • Comunicação e Política;
  • Jornalismo Digital;
  • Técnicas de Redação;
  • Sociolinguística;
  • Antropologia Cultural.

Como é o curso de Jornalismo?

A faculdade de Jornalismo dura 4 anos e prepara os profissionais para ter domínio da Língua Portuguesa padrão para desenvolver a expressão oral e redigir textos. A faculdade pode ser feita na modalidade de ensino a distância e, por isso, não é um curso presencial da Unopar.

Essa é a escolha ideal para quem precisa de flexibilidade de horários e não consegue frequentar o campus durante os 5 dias da semana. Se já sabe que quer seguir nessa carreira, é bom entender quanto precisará desembolsar para pagar as mensalidades, não é mesmo?

Tour pela prova do Enem

Os preços na Unopar são a partir de R$ 179,00* por mês, o que inclui um ensino de ponta. Você encontrará um curso de qualidade e com valores que cabem no seu bolso. Contudo, nem todos conseguem arcar com os custos da faculdade. É por isso que oferecemos várias opções de descontos e bolsas de estudos:

  • Bolsa Primeiro Semestre;
  • Bolsa Incentivo;
  • Bolsa Transferência;
  • Convênio Empresa;
  • Desconto Pontualidade.

Além disso, nossos alunos contam com diferenciais exclusivos ao optar por nossa instituição de ensino. O corpo docente é altamente capacitado e temos uma infraestrutura de ponta, com laboratórios equipados e as tecnologias mais usadas no mundo do Jornalismo.

Ao escolher estudar com a gente, você encontrará várias formas de ingresso e terá acesso exclusivo ao Canal Conecta, portal de empregabilidade com excelentes vagas de emprego em todo o país.

O que faz um jornalista?

A profissão do jornalista é bem dinâmica. Com o aumento da jornada de trabalho, o profissional deve saber administrar o seu tempo. Repórteres e editores precisam produzir notas, escrever conteúdos para as redes sociais e prestar atenção em tudo que ocorre no mundo.

Outras funções exercidas durante a sua rotina de trabalho incluem a produção de podcasts, edição de vídeos e uso do Photoshop, podendo atuar por conta própria. Nesse caso, se você tem dúvidas sobre o que é um freelancer, saiba que é o profissional que trabalha de maneira autônoma, sem um vínculo formal com empresas.

Também é possível trabalhar com a área dos esportes. Mas, afinal, como ser um jornalista esportivo? O primeiro passo é fazer um curso de graduação em Jornalismo e, depois, cursar uma pós-graduação.

Seja um profissional de sucesso!

Agora que já sabe como é o curso de Jornalismo, saiba que essa graduação é perfeita para quem gosta de se comunicar e quer trabalhar com notícias. Por isso, para ser um destaque no mercado, escolha uma faculdade conceituada e que ofereça o melhor aprendizado!

Gostou do conteúdo e quer ser um jornalista de sucesso? Então, inscreva-se no vestibular online da Unopar!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados