Como ser um jornalista esportivo: planeje sua carreira

Como ser um jornalista esportivo

Desconto nota do Enem

O que não faltam são pessoas aficionadas por esportes e dispostas a seguir carreira como comunicadores na área. Mas até mesmo os melhores profissionais do Jornalismo Esportivo precisaram investir em uma formação sólida, indo além da paixão pela área.

É um planejamento de carreira que envolve mais do que entrar no curso de Jornalismo. Como veremos mais à frente, essa é uma etapa importante. Mas, para a formação de um bom jornalista esportivo, é preciso considerar outros detalhes importantes.

Tem interesse nessa carreira? Acompanhe a leitura e entenda como ser um jornalista esportivo!

O que faz um jornalista esportivo?

As responsabilidades de um jornalista esportivo variam de acordo com a função que o profissional assume. Abaixo, veja quais são as principais atividades que ele pode desempenhar na área esportiva:

  • narrar competições e eventos das mais diferentes modalidades esportivas;
  • acompanhar os narradores como comentarista, com opiniões técnicas e análises profundas sobre uma partida, os clubes e a situação de um campeonato;
  • acompanhar as novidades de eventos como repórter esportivo;
  • apresentar programas esportivos em grandes ou pequenas emissoras;
  • cobrir notícias esportivas em outros países, atuando como correspondente;
  • ser responsável pela seção esportiva de um jornal, revista ou programa televisivo, atuando na posição de editor-chefe.

Qual é o perfil para estudar e trabalhar com Jornalismo Esportivo?

Para se dar bem na atuação de jornalista esportivo, é claro que o profissional precisa ser um amante dos esportes. Afinal, será preciso demonstrar muitos conhecimentos específicos em todas as ocupações da área.

Porém, existem outras competências que ajudam o aluno de Jornalismo no seu rendimento acadêmico e, posteriormente, o profissional do Jornalismo Esportivo. São elas:

  • curiosidade;
  • escrever e se comunicar oralmente com clareza;
  • ter flexibilidade para aprender de tudo um pouco;
  • estar conectado com as mudanças da comunicação digital;
  • demonstrar conhecimento em outros idiomas, principalmente o inglês.

Como ser um jornalista esportivo?

É esse o caminho que você precisa trilhar se realmente deseja ser um jornalista esportivo de sucesso. A seguir, confira alguns investimentos que podem valer a pena na sua trajetória.

Tour pela prova do Enem

Entre na graduação de Jornalismo

O diploma de Jornalismo não é um pré-requisito para ingressar no mercado como jornalista. Porém, os principais veículos de imprensa dão preferência a pessoas com uma formação específica na área, seja para atuar como funcionário contratado, seja para trabalhar como freelancer.

Então, o primeiro passo continua sendo a faculdade de Jornalismo. Na Unopar, quem tem interesse de entrar no curso pode escolher a forma de ingresso da sua preferência: vestibular online, nota do Enem, transferência externa e segunda graduação.

Desenvolva as habilidades necessárias para a área

Se é o seu sonho trabalhar como correspondente de eventos esportivos, empenhe-se a dar seu melhor nas atividades práticas da faculdade e pesquise sobre a profissão. A persistência e a curiosidade são habilidades fundamentais para todo jornalista. Além disso, aproveite as oportunidades de se comunicar com clareza e persuasão.

Faça uma especialização

Você terá a possibilidade de fazer uma especialização após a graduação. Como não existe a faculdade de Jornalismo Esportivo, apenas o Bacharelado em Jornalismo, o ideal é fazer uma pós-graduação se você quer atuar nessa área.

Ela tem duração apenas de 2 anos e, nesse tempo, você vai expandir seu networking e se tornar um profissional mais técnico no mercado.

Agora é com você!

Se o seu coração bate mais forte quando os assuntos esportivos surgem na roda de conversa, agora você já sabe como ser um jornalista esportivo. Como vimos, ainda que a faculdade seja o primeiro passo, é preciso buscar capacitação de forma contínua e ir atrás das oportunidades de trabalho.

Que tal começar a planejar sua carreira? Inscreva-se no vestibular online da Unopar e garanta já sua vaga na faculdade.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 122

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados