Como fazer matrícula na Unopar? Veja o passo a passo

matrícula unopar

A etapa de fazer a matrícula pode gerar várias dúvidas no candidato aprovado na Unopar. Mas acredite: todo o processo é mais fácil do que parece. Se você teve a aprovação, já pode ficar tranquilo, porque passou pela etapa “difícil”.

Agora, é só seguir um passo a passo para efetivar sua matrícula na Unopar e começar o quanto antes seus estudos. Para ajudar com o processo, vamos explicar neste post tudo que você precisa saber sobre como entrar na Unopar, Confira e tire suas dúvidas!

Faça sua inscrição no vestibular online

O primeiro passo para realizar a matrícula na Unopar, como vimos, é ter a aprovação no vestibular ou em outra forma de ingresso disponibilizada pela faculdade. Para fazer sua inscrição no vestibular, siga o seguinte passo a passo.

  1. Acesse o site oficial da Unopar.
  2. Clique em Como Ingressar.
  3. Vá em Inscreva-se no vestibular.
  4. Na ficha de inscrição, preencha todos os campos obrigatórios com suas informações pessoais, o curso e a unidade da Unopar na cidade escolhida.
  5. Seleciona a modalidade de ensino: presencial, semipresencial ou 100% online.

Feito o cadastro, clique em “Preencha todos os campos obrigatórios” para finalizar sua inscrição no vestibular da Unopar.

Use outra forma de ingresso na Unopar

Além da prova do vestibular, você pode entrar na Unopar usando a sua pontuação do Enem, pelo processo de transferência externa ou na seleção para alunos que querem fazer uma segunda graduação. Confira, a seguir, como funcionam, essas três alternativas.

Nota do Enem

O seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio pode ser sua porta de entrada para estudar na Unopar. Basta selecionar a opção de usar a nota do Enem na ficha de inscrição do vestibular. Fazendo isso, você não precisa fazer a prova tradicional da seleção do vestibular.

Existem algumas regras para ser aprovado com a nota do Enem:

  • ter feito alguma edição do Exame nos últimos 3 anos;
  • ter alcançado pelo menos 200 pontos na média das provas objetivas;
  • não ter zerado a redação.

Se você se encaixa nos critérios, escolha seu curso normalmente e finalize a sua inscrição. A faculdade também pode pedir informações complementares sobre seu currículo.

Segunda graduação

A Unopar aceita a solicitação de candidatos com algum diploma de curso de nível superior mediante as vagas remanescentes do processo seletivo. Ao fazer a solicitação, o aluno precisa esperar a análise da faculdade. Com a aprovação, ele recebe o aviso para efetivar a matrícula.

Transferência externa

Muitos alunos ingressam na graduação e não têm suas expectativas correspondidas na instituição de ensino escolhida. Nesse caso, a melhor alternativa é entrar no processo de transferência externa, em vez de fazer a inscrição no vestibular.

A Unopar aceita a solicitação de transferência externa de alunos que trancaram a primeira faculdade há, pelo menos, 6 meses. Para dar início ao processo, basta seguir o passo a passo.

  1. Acesse a página de transferência externa no site da Unopar.
  2. Preencha a ficha de cadastro com informações sobre a faculdade de origem e o curso que deseja estudar na Unopar.
  3. Clique em “Consultar”.
  4. Selecione uma das opções de curso disponíveis de acordo com sua busca.
  5. Clique em “Fazer transferência Externa”.

Viu como é simples fazer a transferência para a Unopar? Na Área do Candidato, você precisa mandar os documentos da matrícula. Após preencher toda a solicitação de transferência, é só aguardar a análise curricular para fazer o pagamento da taxa e dar início à sua nova jornada.

Finalize sua matrícula na Área do Candidato

Ao conseguir a aprovação para estudar na Unopar, independentemente de qual forma de ingresso, você receberá no e-mail cadastrado o acesso à Área do Candidato.

Por lá, será possível acompanhar o resultado do vestibular e finalizar o procedimento. É importante saber que a matrícula fica disponível durante 10 dias a partir da divulgação do resultado do processo seletivo.

Ganhe uma bolsa de estudos ou desconto na mensalidade

Nosso programa de bolsas de estudo é voltado para os candidatos que não podem pagar o valor integral da mensalidade na Unopar. O percentual de abatimento varia de acordo com a forma de ingresso que o aluno escolheu. Veja, a seguir, quais são as opções:

  • bolsa Enem: de até 100%, é concedida a quem usou a nota do Enem para entrar na Unopar. Quanto maior é a pontuação, melhor é o desconto;
  • bolsa incentivo: concedida aos alunos que se inscreveram no vestibular da Unopar e se encaixam no critério de renda definido pela faculdade;
  • bolsa transferência: todo aluno que pede a transferência para estudar na Unopar recebe uma bolsa até o final do curso.

Os candidatos que não se encaixam nos critérios para estudar com a bolsa ainda podem aproveitar outras opções de desconto na Unopar.

Tenha isenção na taxa de matrícula

Após a aprovação na forma de ingresso que você escolheu, será preciso pagar uma taxa para efetivar sua matrícula na Unopar. Mas existe a oportunidade de participar da pré-matrícula para não pagar esse valor. O melhor é que você ainda garante sua vaga no curso que escolheu estudar.

Fique de olho na documentação necessária

Uma dúvida recorrente que os candidatos e futuros alunos da Unopar têm em relação à matrícula é sobre os documentos necessários durante o processo. Para facilitar sua vida, separamos a lista de documentos que você precisa ter em mãos.

Documentação para fazer a matrícula

Ao ganhar acesso para a Área do Candidato, é preciso ter a seguinte documentação:

  • RG;
  • CPF;
  • histórico escolar de ensino médio;
  • certidão de casamento ou nascimento;
  • certificado de conclusão de ensino médio;
  • portadores de diploma de curso superior ou técnico de ensino médio devem apresentar uma cópia autenticada do diploma do curso registrado;
  • documentos da revalidação de estudos (em casos de estudos realizados no exterior).

Documentação transferência externa

São 5 documentos para dar entrada na solicitação de transferência externa:

  • RG;
  • CPF;
  • atestado de vínculo com a Instituição de origem;
  • histórico escolar atualizado da faculdade de origem (expedido há, no máximo, 6 meses);
  • conteúdo programático das disciplinas em que obteve aprovação (ementas).

Documentação para a segunda graduação

Veja quais são os documentos para fazer a solicitação da segunda graduação:

  • RG;
  • CPF;
  • diploma do ensino superior;
  • histórico escolar oficial e atualizado da Instituição de origem;
  • conteúdo programático das disciplinas em que obteve aprovação (caso o aluno queira solicitar aproveitamento de matérias).

Estude com a gente!

E aí, conseguimos tirar suas dúvidas sobre o processo de matrícula na Unopar? Não perca a chance de estudar com professores especialistas nas suas áreas de atuação, uma metodologia de ensino focada no aluno e programas para melhorar o desenvolvimento da sua futura carreira.

Agora que você sabe como se matricular nos cursos da Unopar, aproveite para dar o primeiro passo dessa jornada, fazendo sua inscrição no vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.8 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content