6 dicas para encontrar a melhor faculdade de Administração

melhor faculdade de administração

Desconto nota do Enem

O Bacharelado de Administração está presente na maioria das instituições de ensino superior, devido à empregabilidade e remuneração elevadas que a carreira oferece. Mas como identificar os bons cursos e escolher a melhor faculdade de Administração?

Atualmente, o mercado de trabalho define as exigências. O curso de Administração deve preparar profissionais para o mundo real, que atendem às necessidades dos negócios e empresas, não é mesmo? Com isso, você terá acesso às melhores oportunidades, fazendo o seu investimento valer a pena.

Neste conteúdo, trouxemos dicas para você identificar a melhor faculdade de Administração. Continue a leitura e garanta uma boa formação!

Pesquise o reconhecimento no mercado

O mercado de trabalho convive com a busca constante por talentos, ou seja, profissionais com as competências necessárias para atingir os objetivos das empresas. Assim, precisamos dar pistas no currículo, entrevistas de emprego e demais interações com os potenciais contratantes de que somos as pessoas com esse perfil.

Um dos pontos mais decisivos é o reconhecimento do diploma junto ao mercado. Escolher um profissional de uma faculdade reconhecida é uma segurança para os recrutadores. Afinal, minimiza os riscos da contratação, escolhendo alguém que passou por um processo de formação que eles confiam.

O diploma, portanto, é um critério para você escolher a melhor faculdade de Administração. Até por isso, muitas vezes quem faz apenas o curso técnico em Administração não consegue competir em igualdade com os graduados. Para fazer uma boa escolha, considere o seguinte:

  • Como é a avaliação do MEC sobre a faculdade?
  • Qual é a representatividade da instituição nacionalmente?
  • A faculdade é referência em alguma área, como EAD ou parcerias com o mercado de trabalho?
  • A instituição de ensino vem crescendo em tamanho e importância ou se está em declínio?

Os cuidados com o reconhecimento de mercado são importantes mesmo para quem vai abrir o próprio negócio. Nesse caso, você garantirá que a sua empresa tenha um profissional de excelência no comando, obtendo uma formação que já se provou junto a outras organizações.

Avalie a grade curricular da faculdade

O profissional de Administração também é cobrado pelas competências profissionais, e a faculdade precisa entregar uma base sólida nesse sentido. Por isso mesmo, os conhecimentos, habilidades e atitudes vistos na graduação precisam ir além da qualificação técnica, abordando o aspecto comportamental.

Nesse sentido, além do reconhecimento, precisamos entender qual é o processo de formação que nos espera para definir onde estudar Administração. Será que ele realmente desenvolve as competências de que necessitamos?

Em primeiro lugar, avalie a grade curricular do curso e descubra se os assuntos cobrados estão conforme as necessidades que você enxerga nas melhores empresas. Na Unopar, além dos assuntos tradicionais, abordamos tendências e questões atuais da Administração:

  • Empreendedorismo;
  • Estratégia Empresarial e Negociação;
  • Gestão do Conhecimento;
  • Gestão de Pessoas;
  • Processo de Criatividade;
  • Responsabilidade Social e Ambiental;
  • Sistemas de Informação Gerencial.

Por fim, fique atento às oportunidades de estágio em Administração. O curso superior conta com uma carga horária obrigatória de prática, que pode ser realizada em empresas parceiras ou na própria faculdade em escritórios-modelo, núcleo de prática e empresa júnior. Logo, pesquise como é essa oferta na sua cidade.

Se quiser conhecer o curso da Unopar, temos um conteúdo com tudo sobre Administração para tirar dúvidas e explicar o funcionamento da graduação.

Conheça a metodologia de ensino da instituição

Outra preocupação é entender as características da modalidade de ensino. De um lado, as aulas presenciais não devem ser apenas um local em que o professor reproduzirá mecanicamente o que está em um livro, tampouco o ensino a distância significa gravar essa exposição e entregar em vídeo para o aluno.

Tour pela prova do Enem

Para fugir dessas armadilhas, procure informações sobre a dinâmica das aulas:

  • didática dos professores e tutores;
  • uso de exemplos e casos práticos;
  • interação do professor com o aluno;
  • linguagem compatível com o momento dos alunos;
  • estimulo à reflexão e participação;
  • uso de recursos que facilitam a memorização e retenção do conteúdo;
  • preocupação com as dificuldades e dúvidas.

O conteúdo no ambiente virtual de aprendizagem precisa garantir a mesma qualidade, usando as ferramentas digitais. Tirar dúvidas com professores, ter fóruns para discussão dos tópicos relevantes, entregar tarefas e trabalhos que estimulem o aprendizado, tudo isso tem um impacto na sua formação.

Aqui na Unopar, utilizamos um sistema de avaliação continuada. A proposta é valorizar e recompensar todas as atividades do aluno. Com isso, os hábitos de estudo são reforçados com um sistema de incentivos. Sem contar que o feedback é constante, permitindo que você esteja sempre aprendendo com os erros.

Busque informações sobre o corpo docente

A qualificação do corpo docente também se reflete na sua formação. Os professores devem ser facilitadores de aprendizagem e desenvolvimento de competências. Além disso, as experiências e casos práticas que eles compartilham fazem toda a diferença para conseguirmos aplicar o que foi visto em aula.

Em termos de qualificação técnica, os três diferenciais são:

  • pós-graduação lato sensu (especialização): são cursos que aprofundam o conhecimento sobre determinada especialidade;
  • mestrado: geralmente voltados para pesquisa acadêmica, abordando temas e discussões relevantes de uma disciplina;
  • doutorado: também são voltados para pesquisa acadêmica, mas existe o desenvolvimento de uma tese original por parte do pesquisador.

Fique atento também à atuação dos professores no mercado de trabalho. Cargos em grandes empresas, cursos de extensão, participação em associações, atuação com palestrante e tempo como docente são exemplos de um histórico profissional relevante.

Analise o foco em tecnologia e tendências

A transformação digital faz parte da vida do administrador, e a faculdade precisa estar atualizada com as tendências e inovações da área. Ao ingressar no mercado de trabalho, você encontrará o seguinte cenário:

  • valorização da coleta e uso dos dados nas decisões, desenvolvimento de produtos, estratégias de marketing etc.;
  • automação de processos administrativos e produtivos com softwares e máquinas;
  • aplicação do EAD na qualificação e treinamento dos funcionários;
  • uso de serviços de computação em nuvem;
  • mudanças rápidas e constantes causadas pelos avanços tecnológicos.

Esses exemplos ilustram como a tecnologia se tornou um tema central para a faculdade de Administração. Por isso, é importante buscar uma graduação que enfrente esse desafio tanto nas disciplinas do curso como em atividades complementares.

Compare os benefícios oferecidos pela faculdade

Para finalizar, devemos ficar conhecer os benefícios exclusivos. Como as pessoas são diferentes entre si, a grade curricular precisa ser complementada com iniciativas para que cada um personalize a formação para os seus objetivos.

No caso da Unopar, temos diversas iniciativas para você construir uma experiência adequada para as suas metas profissionais:

  • Canal Conecta: portal de empregabilidade completo para quem deseja uma formação mais próxima das tendências de mercado, bem como oportunidades de adquirir experiência;
  • Aula Destaque: encontros gratuitos e online com profissionais conceituados do mercado de trabalho. São abordados temas de tendências e inovações, práticas de gestão e diversos outros tópicos valiosos para o seu futuro profissional;
  • Trilha de Carreira tem como objetivo o desenvolvimento de competências comportamentais. Nesse projeto, você monta um plano de desenvolvimento online e gratuito, recebendo conteúdos exclusivos sobre Empreendedorismo e Inovação, comunicação em Negócios e Mídias Sociais, Inovação em Gestão de Pessoas, entre outros.

Estude na Unopar!

O Bacharelado da Unopar, portanto, é a melhor faculdade de Administração. Aqui, você terá a garantia de qualidade no ensino, um diploma reconhecido nacionalmente e oportunidades diferenciadas para desenvolver competências. Logo, será o profissional que o mercado de trabalho deseja.

Para começar sua transformação de carreira, inscreva-se no vestibular online da Unopar e estude com a gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados