Como encontrar uma das melhores faculdades de Arquitetura?

melhores faculdades de arquitetura

Você tem o sonho de cursar o Bacharelado de Arquitetura e Urbanismo e desenvolver uma carreira profissional de sucesso? Para isso, é imprescindível optar por uma boa instituição para iniciar os seus estudos. 

Mas, afinal, como escolher as melhores faculdades de Arquitetura? O primeiro passo é notar se a instituição conta com boas referências de ex-alunos e do mercado de trabalho. Além disso, verificar a grade curricular, a infraestrutura, a metodologia, dentre outros fatores, também é fundamental antes de tomar a sua decisão. 

A seguir, confira algumas dicas para encontrar as melhores faculdades de Arquitetura. Boa leitura!

Considere a metodologia utilizada

Você pensa em fazer Arquitetura EAD ou prefere um curso presencial? Essa deve ser a primeira pergunta para quem pensa em seguir nesta interessante carreira. A metodologia utilizada pela faculdade pode pesar bastante na sua decisão, uma vez que o formato de ensino influencia na dinâmica das aulas e nas atividades da graduação.

Em um curso semipresencial, por exemplo, muitos dos conteúdos e das aulas são vistos pelo computador. Na maior parte do tempo, a interação com professores, tutores e colegas ocorre por meio de um ambiente de aprendizagem virtual. Mas como é uma modalidade a distância, com atividades presenciais, é preciso ir à faculdade para provas e outras tarefas práticas.

Caso você prefira fazer a graduação na modalidade presencial, será preciso analisar bem as características do polo da instituição de ensino, notando se oferece materiais de qualidade para o desenvolvimento dos estudos.

Conheça a grade curricular do curso

Existem diferentes tipos de Arquitetura e caminhos possíveis para quem deseja se especializar no setor. No entanto, o curso geralmente conta com um conteúdo programático e curricular básico, que desenvolve as habilidades e competências necessárias nos futuros arquitetos. A graduação tem duração média de 5 anos, com carga horária total de 3.600 horas.

As principais disciplinas do Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo são:

  • Desenho de Arquitetura e Urbanismo;
  • Estudos Sociais e Econômicos;
  • Geometria Descritiva Aplicada à Arquitetura;
  • Estética e História da Arte;
  • Maquetes;
  • Informática Aplicada à Arquitetura e Urbanismo;
  • Marketing Digital para Microempreendedores;
  • Fundamentos de Topografia;
  • Tecnologia da Construção Civil;
  • Arquitetura Brasileira;
  • Sistemas Estruturais;
  • Gestão de Projetos;
  • Prática Profissional em Arquitetura.

Além disso, para obter o diploma de ensino superior, os estudantes de Arquitetura e Urbanismo devem realizar um estágio curricular supervisionado, além do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Entenda como a faculdade é vista no mercado

Para além de considerar o preço da faculdade de Arquitetura, é fundamental também entender como a instituição de ensino é vista e reconhecida no mercado e entre os empregadores do setor. O tempo de experiência, por exemplo, pode dar informações bastante úteis sobre os métodos e estratégias que ela utiliza na oferta de suas graduações.

Conhecendo a reputação, você pode entender como é o histórico da instituição, quais são os cursos oferecidos e, até mesmo, ter acesso a depoimentos de ex-alunos que já se formaram e estão atuando no mercado.

A qualidade da sua formação acadêmica também pode influenciar de forma direta a sua renda salarial. Atualmente, os arquitetos que contam com uma boa base teórica e prática no período da faculdade podem alcançar rendimentos médios de R$ 5.886,49*, considerando uma carga horária de 41 horas semanais de trabalho. 

Confira as formas de ingresso oferecidas

Hoje em dia, é possível ingressar em uma instituição de ensino superior de inúmeras maneiras. No geral, existem diferentes formas de ingresso para além do vestibular tradicional. Antes de se matricular em uma graduação, é fundamental notar quais são as alternativas que a faculdade oferece. Além disso, verifique também se ela aceita financiamentos ou oferece descontos e bolsas de estudo.

As instituições privadas têm oferecido cada vez mais opções para o acesso de novos alunos ao ensino superior. As diferentes alternativas representam uma verdadeira oportunidade de ingresso, principalmente para quem teve que pausar os estudos em algum período.

Uma forma bastante simples de se candidatar à graduação é por meio da nota do Enem. A depender da sua pontuação no exame, você pode se matricular facilmente na faculdade de Arquitetura e Urbanismo e começar os estudos no próximo semestre.

No entanto, tudo vai depender dos critérios e das regras da nota de corte de Arquitetura de cada instituição de ensino, combinado? Então, fique de olho!

Veja qual é a infraestrutura oferecida

Outro ponto que deve ser avaliado pelo estudante é em relação à infraestrutura oferecida. Assim, antes da matrícula, visite as instalações da faculdade e observe o clima do local. Analise também se a estrutura é boa e conta com laboratórios, salas de aula equipadas, bibliotecas, entre outros.

Além disso, é fundamental conversar com o coordenador do curso e conhecer mais sobre o corpo docente e o conteúdo programático do curso. O indicado é que a faculdade ofereça atividades extracurriculares, projetos de iniciação científica, parcerias com instituições renomadas no mercado e oportunidades de intercâmbio aos alunos.

Uma boa faculdade tem que prezar por um currículo adequado, instalações de qualidade e bons professores. Isso fará com que a sua graduação seja ainda mais valorizada e reconhecida pelos empregadores.

Sem dúvidas, a sua formação em Arquitetura se torna um diferencial entre os concorrentes, o que pode aumentar as suas chances de ocupar bons cargos e ter melhores rendimentos.

Aqui, o aluno conta com alguns programas que enriquecem o seu currículo, como a Certificação de Parceiros e a Aula Destaque. Uma das maiores vantagens é que o estudante aprende com quem tem experiência e longa trajetória em sua área de atuação. 

Seja um arquiteto de sucesso!

Se você está em busca das melhores faculdades de Arquitetura para iniciar os estudos, saiba que a Unopar se diferencia das instituições concorrentes por oferecer as bases essenciais para os futuros profissionais –– além dos diferenciais que vimos neste post. Na hora de fazer a sua escolha, considere estas dicas e priorize o seu futuro de sucesso na carreira.

Que tal aproveitar a visita e se inscrever agora mesmo no vestibular da Unopar para garantir a sua vaga no ensino superior? Estamos à sua espera!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content