Descubra qual é o preço da faculdade de Arquitetura

faculdade de arquitetura preço

Três pensamentos passam frequentemente na cabeça de futuros estudantes universitários: vestibular, carreira e dinheiro. Conquistar uma vaga de estudo, ter sucesso na vida profissional e conseguir pagar a graduação são preocupações constantes. Por isso, vamos falar do preço da faculdade de Arquitetura para os interessados no curso.

A opção de fazer um curso particular envolve muitos benefícios, mas é claro que é preciso pensar na parte financeira para conseguir arcar com esse compromisso.

Se você pretende ser um arquiteto e tem esse tipo de dúvida, não deixe de acompanhar toda a leitura pra descobrir várias informações!

Quanto custa a graduação em Arquitetura?

As faculdades privadas de Arquitetura consideram vários fatores na hora de estruturar o valor da mensalidade –– incluindo seus custos com toda a infraestrutura da instituição e a qualificação do seu corpo docente.

Por exemplo, os cursos EAD surgiram como uma alternativa econômica justamente por demandarem uma estrutura física enxuta. Por sua vez, as formações presenciais tendem a apresentar um valor mais alto por causa das despesas serem repassadas para os alunos.

A realidade é que os preços podem variar bastante, considerando ainda diferenças regionais e o posicionamento de cada faculdade no mercado. Em geral, um curso de Arquitetura não custa menos do que mil reais.

Para ter uma noção mais clara, a mensalidade da Unopar fica entre R$1.300,00 a R$1.400,00*. A boa notícia é que são várias unidades espalhadas pelo Brasil, e o curso também é oferecido no formato semipresencial, que combina o ensino a distância e aulas presenciais no polo de apoio para que os alunos tenham mais flexibilidade.

Como conseguir desconto em Arquitetura?

Apesar do desejo de se formar como arquiteto e construir uma carreira bem-sucedida, muitos estudantes não têm condições de arcar com os custos do curso. Porém, isso não deve ser motivo para desistir do sonho de conquistar o diploma.

Buscar alternativas para aliviar a questão financeira é uma excelente saída. Assim, você vai poder desenvolver o seu potencial profissional para depois aproveitar as melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Uma das soluções é procurar um financiamento. Com parcelas menores e um tempo maior para quitar todo o valor da faculdade de Arquitetura, o estudante consegue se capacitar para conseguir um bom emprego e terminar de pagar a dívida.

O FIES é o programa mais conhecido, sendo promovido pelo governo federal para ajudar a população de baixa a renda no acesso ao ensino superior. Sua grande vantagem é ter taxas de juros muito atrativas, com a possibilidade até de juro zero. Existem também as iniciativas privadas, que devem ser analisadas com cautela e podem resolver o problema do estudante.

Outra chance é tentar uma bolsa de estudos pelo Prouni (que também é do governo federal), que concede descontos de 50% e 100% para brasileiros que precisam de uma ajuda financeira.

Inclusive, muitas instituições se preocupam com isso e oferecem benefícios por conta própria. Aqui na Unopar, temos a opção da Bolsa Incentivo.

Para finalizar, você não pode deixar de saber que muitas faculdades dão outros tipos de abatimentos na mensalidade. Ainda que não seja um valor tão significativo quanto uma bolsa de estudos, toda ajuda pode ser bem-vinda, não é verdade? Para conseguir um dos descontos da Unopar é preciso atender os critérios definidos em cada categoria.

Como é o curso de Arquitetura?

Se você quer saber tudo sobre Arquitetura e Urbanismo antes de tomar sua decisão, está no caminho certo. Escolher uma carreira apenas pelo que imaginamos ou até mesmo pelo preço da faculdade não é o ideal.

Caso ainda não saiba, essa é uma graduação que faz parte das Ciências Sociais Aplicadas e é voltada para o desenvolvimento urbano. Uma das características mais interessantes da profissão é combinar conhecimentos de áreas diferentes que acabam se complementando, como arte, matemática e gestão.

O arquiteto normalmente é um profissional multidisciplinar, que reúne habilidades bem diversas e concilia o lado humano com o racional. Os estudos duram em torno de 5 anos, incluindo a realização de todas as matérias e realização do Trabalho de Conclusão de Curso para fechar o ciclo. O estágio em Arquitetura também é fundamental para o desenvolvimento prático dos estudantes.

O que fazer para escolher a melhor opção?

Se você está convencido a fazer uma faculdade de Arquitetura, o preço não pode ser o único fator de comparação entre as opções do mercado. É claro que esse é um aspecto importante, já que influencia diretamente o seu orçamento.

Só que a qualidade do curso também vai fazer toda a diferença na sua preparação e, consequentemente, no alcance de boas oportunidades ao longo da carreira. O que isso quer dizer? São vários os pontos que devem ser considerados para tomar a melhor decisão.

A infraestrutura da instituição é um deles, pois garante que os alunos tenham o suporte necessário para aprender e desenvolver suas habilidades. Quem optar pela Arquitetura EAD deve ficar de olho nas questões tecnológicas e no funcionamento das atividades a distância.

Outro diferencial é ter um corpo docente qualificado e experiente na área para transmitir todos os conhecimentos. Quando os professores são conectados com o mercado, os alunos tendem a ganhar muito com a troca de experiências.

Conhecer a grade curricular do curso é mais uma tarefa importante para quem pretende começar uma faculdade. Embora muitas disciplinas sejam iguais ou semelhantes, cada instituição tem liberdade para decidir sobre a sua composição curricular. Então, pode ser que pequenas diferenças deixem uma formação mais atraente e atual, por exemplo.

A boa notícia é que a Unopar reúne todas essas vantagens, além de um ótimo custo-benefício para você se formar.

Vem estudar na Unopar!

No fim das contas, o que importa é buscar uma graduação de qualidade e reconhecida no mercado. Além disso, a dedicação durante o curso e toda a carreira é primordial para o sucesso do profissional. Portanto, o preço da faculdade de Arquitetura é sim uma informação relevante, mas não podemos dizer que deve ser o único parâmetro para a sua escolha!

Gostou das nossas dicas? Aproveite a oportunidade e não deixe o seu sonho para depois! Faça sua inscrição no nosso curso de Arquitetura e comece a construir um novo capítulo da sua história.

*Valores sujeitos a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content