Como funcionam os estágios de Arquitetura na prática?

maquete de arquitetura

Desconto nota do Enem

Buscar uma carreira valorizada e com boas perspectivas no mercado, gostar de desenhar e ter criatividade de sobra é o que faz a Arquitetura ser a escolha de muitos profissionais. A graduação é um grande passo, pois nela você terá a formação necessária e realizará o estágio de Arquitetura para chegar pronto no mercado de trabalho.

Nessa experiência, o estudante vai além das aulas teóricas, aprende a colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso, desenvolvendo sua capacidade reflexiva diante de situações e problemas cotidianos da futura profissão.

Por ser tão importante para a formação, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unopar tem estágio curricular obrigatório nos dois últimos semestres. Além disso, nós apoiamos e incentivamos a realização de estágios não obrigatórios.

Quer descobrir como funciona o estágio de Arquitetura? Então, continue a leitura!

Como funciona um estágio de Arquitetura?

O estágio é obrigatório para a conclusão do curso. Nele, o estudante mobiliza os conhecimentos adquiridos e aprende como é o dia a dia na futura profissão, desde a elaboração de projetos de Arquitetura até a visita a obras.

Em geral, as empresas e escritórios de Arquitetura respeitam as diretrizes da Lei do Estágio (Lei nº 11.788/2008) que, entre outras coisas, define como deve ser a jornada de trabalho do estagiário. Veja só:

  • carga horária máxima de 6 horas por dia e 30 horas semanais;
  • programas de estágio com período máximo de 2 anos;
  • remuneração obrigatória, exceto se o estágio for obrigatório.

Quanto ao salário de Arquitetura e Urbanismo para estagiários, saiba que os programas de estágio não seguem a CLT. Porém, em geral, as bolsas têm valor próximo a R$ 1.124*. Além disso, todo o aprendizado e a experiência acumulada fazem valer a pena esse período da sua formação.

O estágio de Arquitetura também pode trazer benefícios complementares, como vale-alimentação, planos de saúde e odontológicos. São uma excelente oportunidade para aliar teoria e prática, bem como começar a construir o seu portfólio de Arquitetura.

Não por acaso, o salário, os benefícios e as oportunidades fazem com que muitos alunos busquem o estágio facultativo. Ao longo dos 5 anos de duração do curso de Arquitetura, você tem tempo para buscar mais experiência e complementar as atividades obrigatórias da graduação.

As atividades realizadas

Ao encontrar um estágio de Arquitetura, você verá que as tarefas do estagiário costumam contemplar todas as atividades que fazem parte da rotina do profissional no futuro. Desse modo, você pode:

  • participar da elaboração de projetos;
  • criar desenhos em CAD;
  • montar maquetes físicas;
  • fazer projetos de interiores;
  • realizar o georreferenciamento;
  • atender clientes;
  • conhecer rotinas administrativas;
  • participar de reuniões para consultoria etc.

Essas atividades podem ser desempenhadas em escritórios, em agências, em empresas públicas ou privadas etc. E diferentes tipos de Arquitetura demandam essas competências.

Como conseguir uma boa vaga de estágio?

Agora que você sabe como funciona o estágio de Arquitetura, confira algumas dicas para conquistar as melhores vagas!

Invista em uma formação de qualidade

O primeiro passo é começar uma graduação de qualidade. Aqui na Unopar, você pode desfrutar de um curso com projeto pedagógico moderno e alinhado às exigências do mercado, apoio personalizado e um sistema de ensino inovador.

Sem contar as oportunidades exclusivas para nossos alunos, como a Aula Destaque, em que a turma participa de encontros ministrados por profissionais de grande sucesso na área. Além disso, temos parceria com grandes empresas de tecnologia que disponibilizam cursos complementares para o seu desenvolvimento profissional.

Tenha uma boa trajetória acadêmica

Outra dica importante é se esforçar para ter uma boa trajetória acadêmica. Isso porque não é raro que programas de estágio avaliem o histórico do estudante como parte dos processos seletivos. Afinal, essa costuma ser a primeira experiência profissional na área da formação.

Assim, como as empresas não podem analisar experiências anteriores no mercado, optam por avaliar o desempenho do estudante. E não estamos falando apenas de notas boas! Para chamar a atenção de recrutadores, é legal participar de atividades extracurriculares, como:

  • eventos na área;
  • programas de monitoria;
  • cursos complementares;
  • projetos de pesquisa;
  • trabalho voluntário etc.

Uma grande vantagem da Unopar é que oferecemos o curso no presencial e semipresencial, modalidades de ensino a distância, com atividades presenciais. Nessa última, você tem flexibilidade na rotina e consegue organizar seu dia para encaixar as atividades extracurriculares com mais facilidade!

Aprenda a utilizar as ferramentas da área

É fundamental ter domínio das principais ferramentas utilizadas na área de Arquitetura e Urbanismo. O Autocad, utilizado para desenhos arquitetônicos, certamente está nessa lista, mas conhecer outros softwares também pode ser um diferencial no seu currículo.

A boa notícia é que existem muitos programas voltados para a Arquitetura que estão disponíveis online e gratuitamente. Desse modo, para quem não pode investir em uma licença de CAD, encontra uma ótima pedida para treinar as habilidades de desenho 3D. Alguns exemplos são o Autodesk Homestyler e o pCon.planner.

Invista em competências profissionais valorizadas

Nem só de certificados e diplomas se faz um perfil competitivo. As empresas buscam integrar seus times com profissionais que tenham características como a criatividade, bom trabalho em equipe, flexibilidade e comunicação eficiente. São as chamadas soft skills, ou habilidades de comportamento, cada vez mais procuradas no mercado.

Por isso, demonstrar competências profissionais pode ser decisivo na hora de encontrar um estágio de Arquitetura. Nesse sentido, você também deve contar com a sua faculdade para o desenvolvimento desses diferenciais.

Aqui na Unopar, nós temos uma série especial de disciplinas que buscam justamente trabalhar as habilidades digitais e comportamentais que o mercado exige — os Estudos Dirigidos (EDs). Olha só alguns dos temas que podem ser abordados:

  • gestão de pessoas;
  • estratégias competitivas;
  • cultura digital;
  • criatividade;
  • gestão de tempo etc.

Inscreva-se em sites de vagas de estágio de Arquitetura

Com uma boa formação em curso e um perfil repleto de competências e habilidades valorizadas por recrutadores, o próximo passo é procurar as melhores vagas de estágio em Arquitetura. Para tanto, você pode utilizar a internet em seu favor e se inscrever em sites com esse objetivo.

Nossos estudantes têm um grande diferencial: o Canal Conecta! Trata-se de um portal de vagas de estágio e emprego exclusivas para os alunos da Unopar. É isso mesmo! Basta se matricular em nosso curso para ter acesso à plataforma e conquistar as melhores oportunidades.

O que um arquiteto formado faz?

O arquiteto faz o planejamento e elaboração de ambientes físicos e paisagens. O papel desse profissional é criar projetos que atendam aos desejos e necessidades dos clientes, em relação à segurança, funcionalidade, sensações e estética de residências, apartamentos, áreas de convivência, salas comerciais, jardins, lojas etc.

Além disso, o mercado de trabalho da Arquitetura permite que o profissional atue no controle de qualidade, verificando se a execução está conforme o projeto e lidando com imprevistos. Igualmente, pode participar de pesquisa e perícia, usando dos conhecimentos adquiridos na graduação.

Tour pela prova do Enem

Por isso mesmo, o que faz um arquiteto contém diversos itens:

  • Paisagismo e Ambientes;
  • Luminotécnica;
  • Tecnologia da Construção;
  • Desenho de Mobiliário;
  • Pesquisa Científica e Tecnológica.

Durante o estágio, você realizará tarefas das principais áreas da Arquitetura, sempre com a supervisão de um profissional mais experiente. Confira!

Paisagismo e Ambientes

A principal tarefa do Arquiteto são os projetos de paisagens e ambientes. As primeiras correspondem aos locais ao ar livre, como praças, caminhos, trilhas e jardins. Já os segundos são os espaços físicos voltados para moradia, comércio, convivência, lazer etc.

Tais projetos podem envolver construções, modificações e restaurações. Aliás, boa parte do trabalho depende da capacidade de ouvir os desejos e necessidades do contratante. A partir daí, busca-se uma solução de Arquitetura que atenda ou supere às expectativas.

Luminotécnica

Já a luminotécnica consiste em planejar a aplicação da luz artificial nos projetos de Arquitetura. Aqui, o profissional precisa cuidar tanto da parte estética como da funcionalidade do ambiente ou paisagem.

Além disso, é comum a atuação nas empresas. Os problemas de iluminação podem causar problemas de saúde nos profissionais, e isso gera boas oportunidades para os arquitetos planejarem a iluminação de escritórios, lojas, fábricas e outros ambientes de trabalho.

A iluminação também está relacionada com a eficiência energética. Com o trabalho do arquiteto, é possível não só otimizar esse recurso para gerar economia, como criar ambientes mais sustentáveis.

Tecnologia da Construção

O arquiteto também aplica novas tecnologias, métodos de trabalho, materiais e outras soluções aos projetos de construção. Ao longo dos anos, os processos evoluíram bastante, especialmente com meios para reduzir custos e aproximar o projeto do resultado da obra, como acontece com as maquetes em 3D.

Aliás, uma das tendências do setor é a Arquitetura Digital, em que inovações recentes são aplicadas aos processos. Realidade virtual, inteligência artificial, softwares de gestão administrativo: tudo isso faz parte do futuro da profissão.

Aqui na Unopar, por exemplo, os alunos podem realizar cursos gratuitos para certificação com grandes empresas de tecnologia, como HUAWEI ICT Academy, AWS Academy, AWS Educate e CISCO. O objetivo é desenvolver competências digitais e deixar os graduados mais preparados para as tendências e inovações.

Os conhecimentos de tecnologia são relevantes até mesmo para entregar novas soluções para os clientes. Automação de residências, casas inteligentes, internet das coisas e outras tendências podem compor o portfólio do arquiteto.

Desenho de Mobiliário

Outra função que pode ser exercida pelo profissional formado é o planejamento do mobiliário, melhorando a funcionalidade e estética dos ambientes físicos. Além disso, é uma forma de entregar soluções mais personalizadas para os clientes, moldando todo o local para as suas necessidades.

Nesse ponto, existe uma grande sinergia entre as áreas de Arquitetura e Design de Interiores. Afinal de contas, o mobiliário faz parte da finalização e composição dos ambientes e contribui bastante para estética e funcionalidade.

Inclusive, ter um bom domínio dessa área pode ser um diferencial interessante, ao pensar um projeto para o seu cliente. Com esse conhecimento, o arquiteto pode planejar o trabalho de ponta a ponta, oferecendo mais opções para o contratante.

Pesquisa Científica e Tecnológica

O que a Arquiteto faz também abrange a produção de conhecimento e inovação, com pesquisas científicas e tecnológicas. As oportunidades podem surgir nos setores de pesquisa e desenvolvimento das empresas ou nas instituições de ensino superior.

Quem opta por esse segmento costuma se interessar pelos cursos de mestrado e doutorado. Neles, o foco é a pesquisa acadêmica, e a titulação traz vantagens nos processos seletivos para ser professor de faculdade e construir uma carreira acadêmica.

Vale ressaltar que o curso superior da Unopar não qualifica apenas para Arquitetura. O graduado pode atuar na área de Urbanismo, que cuida dos projetos de bairros, cidades e outros espaços públicos.  

Se quiser saber o que faz um urbanista e tirar outras dúvidas sobre o curso de graduação, recomendamos o conteúdo “Tudo sobre Arquitetura e Urbanismo”.

Qual é a média salarial de um profissional da Arquitetura?

O esforço realizado ao longo da graduação e no estágio de Arquitetura promove uma verdadeira transformação na vida do aluno. Para você ter uma ideia, a média salarial do arquiteto pleno está em R$ 4.593,40*, e você pode ganhar ainda mais se for um profissional de destaque nas empresas.

Algumas das especialidades mencionadas podem ter médias salariais diferentes do profissional generalista. O arquiteto paisagista, por exemplo, tem média salarial de R$ 2.940,52*, enquanto o urbanista recebe na faixa de R$5.383,88*. Por fim, um analista de projetos pleno ganha cerca de R$4.154,85*.

Você também pode abrir o próprio empreendimento. Muitas pessoas atuam como profissional autônomo ou iniciam uma empresa de Arquitetura. No primeiro caso, você presta os serviços diretamente, enquanto no segundo cria uma organização, contratando outros profissionais.

Arquitetura e Urbanismo é para mim? ? Faça o nosso teste e descubra!

Como você viu, o estágio é uma grande experiência, não só para incrementar seu currículo, mas para desenvolver ainda mais o seu perfil profissional e enriquecer seu portfólio de Arquitetura. Para tanto, não se esqueça de que é essencial fazer a graduação na área.

Estude na Unopar!

Aqui na Unopar, temos professores altamente qualificados, benefícios exclusivos e diversas iniciativas para que você consiga aliar teoria e prática na sua graduação. Logo, nosso curso é o melhor caminho para desenvolver competências e mudar de vida.

Sendo assim, agora que você já sabe o que se faz na área e qual é a importância do estágio em Arquitetura, invista em uma boa formação. Como visto, o diploma traz inúmeras oportunidades, mas é preciso estar qualificado para ser um profissional de sucesso.

Então, inscreva-se agora mesmo no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unopar e veja quais são as facilidades para começar a estudar com a gente!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados