Arquitetura e Design de Interiores: qual é a diferença?

arquitetura e design de interiores

Você sabe qual é a diferença entre Arquitetura e Design de Interiores? Essa é uma pergunta que bagunça a cabeça de muita gente que está pensando em seguir carreira na construção civil, mas não têm vontade de partir para a Engenharia. 

De maneira simples, digamos que o arquiteto cuida das grandes estruturas dos edifícios, residências e outras áreas construídas, pensando como será sua forma, visual externo e impactos na vida da comunidade e dos próprios usuários do espaço. Já os designers vão trabalhar em todo o conforto interno de edificações para que quem utilizar aquele espaço tenha ótimas funcionalidades e, ainda, ganhe em harmonia e bem-estar.

Mas vamos aprofundar esse assunto? Então, continue sua leitura e descubra mais sobre as profissões de Arquitetura e Design de Interiores!

O que é Arquitetura e Urbanismo?

Mesclando Matemática, Física, Desenho, Artes, Tecnologia e até História, a carreira de Arquitetura e Urbanismo desenvolve técnicas de construção para a criação de projetos arquitetônicos dos mais diferentes espaços –– por exemplo, residências, edifícios comerciais, praças, estádios, aeroportos e até rodovias. 

Por falar em nesses dois últimos, o outro viés da Arquitetura é o Urbanismo, que trata do planejamento e organização das cidades, para que ofereçam mobilidade, segurança, bem-estar e beleza a quem as ocupa. Aí, estão cuidados como o traçado urbano, fachadas arquitetônicas, paisagismo, mobiliário, políticas de urbanização e sustentabilidade.

Os melhores arquitetos são aqueles que sabem a técnica de edificações e estilística em obras que se fundem com o território e são, ao mesmo tempo, inovadoras e úteis para o ser humano. 

Com as devidas competências técnicas e um olhar de inovação sobre os projetos em que você tiver envolvimento, quem sabe, até poderá criar um estilo próprio –– sua assinatura pessoal ––, como foi o caso de nomes como Roberto Burle Marx ou Oscar Niemeyer.

Alguns dos principais tipos de Arquitetura são:

  • Arquitetura Comercial;
  • Arquitetura Residencial;
  • Arquitetura Sustentável/Verde
  • Arquitetura Industrial;
  • Arquitetura de Conservação;
  • Paisagismo;
  • Design Urbano;
  • Arquitetura de interiores.

O que é Design de Interiores?

Podemos dizer que o Design de Interiores é um braço da Arquitetura. É dedicado especificamente à decoração e finalização de espaços com acabamentos, revestimentos, acessórios, mobiliários, tapeçaria e equipamentos que tenham a ver com o estilo de vida e/ou gostos do cliente.

Ao serem contratados para projetar um espaço, os designers de interiores procuram entender a cabeça do cliente e/ou a relação dos usuários com aquele espaço –– caso este seja um ambiente coletivo, como um escritório, hotel ou uma clínica. 

A partir daí, existe o que eles chamam de “desenvolvimento conceitual”, que nada mais é do que a linha de trabalho do projeto, uma vez que todos os itens devem estar em perfeita harmonia, funcionalidade e segurança. Tirando essas ideias do papel, eles frequentemente estão envolvidos em visitas ao local e trabalham com gerenciamento de construção.

As ciências citadas no tópico acima também fazem parte da vida de quem se forma designer de interiores. Isso porque todas as composições artísticas criadas têm por trás a questão estrutural do ambiente. Isso exige conhecer técnicas de iluminação, fazer cálculos de área e estudar bastante sobre as diferentes tendências de estilo artístico e arquitetônico.

Assim como em Arquitetura, muitos designers se especializam em determinados tipos de edifícios, ambientes específicos ou mesmo um estilo. Alguns ainda trabalham em lojas de móveis planejados, fornecendo serviços de design para ajudar os clientes a escolher materiais e mobiliário do tamanho adequado para seu ambiente.

Algumas das principais áreas de Design de Interiores são:

  • Design Empresarial ou Corporativo;
  • Design da Área da Saúde;
  • Design de Ambientes;
  • Design Sustentável;
  • Design de Acessibilidade (para pessoas com deficiência).

Como são as graduações nessas áreas?

Existem algumas diferenças no estilo das graduações em Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores. Vamos explicar cada uma delas aqui. Confira os tópicos abaixo.

Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura e Urbanismo é um bacharelado com duração média de 5 anos. Atualmente, o curso é oferecido em nas modalidades de ensino presencial e semipresencial aqui na Unopar.

Nesta última, com o uso da tecnologia, as matérias teóricas são ministradas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e os estudos práticos e de campo contam com a participação presencial dos alunos.

O que diferencial de um curso semipresencial é que os alunos não precisam comparecer diariamente à faculdade, o que é excelente para quem necessita ter flexibilidade de horário.

Algumas das matérias que compõem a grade curricular de Arquitetura e Urbanismo são:

  • Conforto Ambiental (Térmico, Acústico e Lumínico);
  • Desenho de Arquitetura e Urbanismo;
  • Ecologia Urbana;
  • Estética e História da Arte;
  • Geometria Descritiva Aplicada à Arquitetura;
  • Informática Aplicada à Arquitetura e Urbanismo;
  • Instalações Hidrossanitárias;
  • Panejamento Urbano e Regional;
  • Técnicas Retrospectivas, Restauração e Patrimônio Histórico;
  • Sistemas Estruturais;
  • Tecnologia da Construção Civil.

Dica de leitura! Conheça aqui tudo sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo.

Design de Interiores

A graduação em Design de Interior é um curso de grau Tecnólogo com duração de 2,5 anos. É realizado na modalidade semipresencial, conjugando atividades teóricas online, por meio do AVA, com tarefas práticas em laboratórios específicos.

A estrutura online do curso conta com teleaulas, fóruns de discussão, ferramentas de comunicação, biblioteca digital, entre outras opções para o cotidiano do aluno.

Nesse curso, você ainda contará com tutoria presencial e a distância, que oferecerá todo o suporte e conhecimentos para que ao se formar você atenda aos requisitos necessários para atuar profissionalmente como designer de interiores. 

Veja algumas matérias da grade curricular de Design de Interiores:

  • Ambientação de Jardins;
  • Análise de Viabilidade e Funcionalidade do Projeto;
  • Conforto Ambiental e Luminotécnica;
  • Desenho Técnico e Arquitetônico;
  • Ergonomia e Desenho de Móveis;
  • Instalações Prediais Básicas;
  • Materiais, Acabamentos e Revestimentos;
  • Representação Gráfica Digital.

Dica de leitura! Leia aqui como funciona em detalhes o curso para designer de interiores.

Um arquiteto e um designer de interiores podem trabalhar juntos?

Como você viu ao longo do texto, Arquitetura e Design de Interiores são profissões que dialogam o tempo todo. Inclusive, os designers trabalham em estreita colaboração não só com arquitetos, mas também com engenheiros civis, engenheiros mecânicos e trabalhadores da construção para determinar como os espaços interiores funcionarão e serão mobiliados. 

Em muitos casos, as obras já são projetadas considerando o Design de Interiores, e tudo é feito com o auxílio de uma equipe interdisciplinar –– até porque as plantas devem ser produzidas de acordo com os códigos e regulamentos de construção.

Além disso, os designers de interiores produzem planos e desenhos para construção e instalação. Isso pode incluir demolição, layouts elétricos e hidráulicos, o que exige concordância geral sobre a estrutura da obra.

Por esse motivo, pensando em atender aos objetivos dos mais diversos clientes e setores, é comum que escritórios de Arquitetura contratem designers de interiores para atuarem em conjunto.

Faça a escolha com sabedoria!

Agora você já sabe a diferença entre Arquitetura e Design de Interiores. Independentemente da carreira, é essencial que você escolha as melhores faculdades, que estejam atentas às inovações do mercado, para que você tenha totais condições de competir com os melhores profissionais.

Aqui na Unopar, você tem tudo o que precisa para se desenvolver em qualquer uma das carreiras. Isso sem falar nos diferenciais exclusivos, como o Canal Conecta, portal de empregabilidade para nossos alunos.

Se você tem alguma dúvida de qual é essa instituição, aceite nosso convite. Inscreva-se agora mesmo no vestibular a Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content