Tipos de Arquitetura: conheça os principais do mercado

tipos de arquitetura

Pensando em se tornar um arquiteto? Essa é uma profissão com inúmeras oportunidades no mercado e que está se desenvolvendo bastante. Aliás, você conhece os tipos de Arquitetura? Isso mesmo! Existem diversas áreas de atuação para quem decide fazer essa graduação.

Desenvolver projetos de casas, prédios e empresas é apenas uma parte de tudo o que pode ser feito. Você ficará surpreso com o enorme campo de atuação do bacharel em Arquitetura e Urbanismo.

Preparamos este post para ajudá-lo a conhecer melhor o curso e descobrir se ele é o ideal para o seu perfil. Está pronto? Vamos lá!

As principais áreas de atuação na Arquitetura

curso de Arquitetura está entre os mais concorridos nos vestibulares, especialmente porque há uma tendência de valorização desse profissional. O estudante se torna um bacharel e pode fazer a graduação presencial ou até mesmo optar por cursar Arquitetura EAD.

Aqui, na Unopar, você pode fazer o seu curso na modalidade à distância, com o diferencial de ter à sua disposição uma infraestrutura moderna e polos presenciais espalhados por todo país.

Não há como negar que a Arquitetura seja fascinante, não é mesmo? A possibilidade de transformar ambientes e torná-los mais modernos, aconchegantes e usuais é muito interessante. Não é por acaso que o mercado de Arquitetura e Urbanismo cresce tanto.

Porém, toda pessoa que deseja fazer essa faculdade precisa conhecer melhor os principais tipos de Arquitetura:

  1. Paisagismo e Ambientes
  2. Planejamento Urbano
  3. Comunicação Visual
  4. Acompanhamento e Administração de Obra
  5. Projeto de Iluminação
  6. Restauro de Edifícios
  7. Tecnologia da Construção
  8. Desenho de Mobiliário

Confira, a seguir, um pouco mais sobre cada uma delas!

Paisagismo e Ambientes

O arquiteto especializado em Paisagismo e Ambientes, também chamada de Arquitetura de Interiores, tem um papel muito importante no mercado. Ele busca melhorar os espaços, tornando-os mais harmônicos e aptos a proporcionar bem-estar a todos que desfrutam dele.

Em razão do seu foco, esse profissional tem conhecimentos mais aprofundados em noções artísticas, ecológicas e botânicas. Aliás, atualmente, há a tendência de se valorizar o verde e opções sustentáveis.

Planejamento Urbano

O arquiteto que atua com Planejamento Urbano é aquele que planeja espaços públicos. Ou seja, bairros, cidades, escolas e praças.

Seu trabalho é bem amplo e engloba os projetos de saneamento básico, transporte e toda a infraestrutura necessária. Nesse caso, é fundamental conhecer as legislações municipais de onde atua.

Comunicação Visual

A Comunicação Visual é uma área de atuação que surgiu da fusão entre Marketing e Arquitetura. Sendo assim, seu foco é organizar fluxos, aperfeiçoar a identificação e locomoção nos locais.

Em outras palavras, temos um arquiteto pronto para lidar com questões visuais da cidade. Ele facilita a comunicação com os cidadãos e o próprio funcionamento dos espaços públicos, por meio do planejamento de instalação de placas, semáforos e sinalizações, por exemplo.

Acompanhamento e Administração de Obra

O arquiteto também pode atuar com Acompanhamento e Administração de Obras. Nesse caso, ele é um gestor e precisa cuidar da execução dos projetos, conduzindo o andamento de todas as etapas.

Vale destacar que é seu papel observar as normas de segurança e assegurar que os profissionais envolvidos não se envolvam em acidentes de trabalho.

Projeto de Iluminação

O profissional que cuida dos projetos de iluminação é bastante técnico e busca adequar o ambiente às suas funções. Para isso, ele precisa avaliar a quantidade de luz necessária e verificar a incidência de luz solar.

Seu papel é proporcionar conforto visual aos usuários do ambiente. Assim, ele melhora a estética e a usabilidade dos ambientes.

Restauro de Edifícios

Se você acha interessante a restauração de prédios antigos, essa área de atuação é perfeita para o seu perfil.

É preciso destacar que o trabalho pode ser bem minucioso e exigir bastante conhecimento técnico e histórico. Afinal, a restauração de prédios públicos e igrejas, por exemplo, é uma atividade muito complexa e deve manter a originalidade do projeto.

Tecnologia da Construção

Quando o arquiteto decide atuar na área de Tecnologia da Construção, deve saber que terá um cotidiano bem agitado. Entre suas funções, está a realização de pesquisas e estudos de aplicabilidade e uso de materiais e técnicas em uma obra.

Todos os seus esforços estão voltados para a otimização do tempo e dos gastos durante a execução de reformas e construções. Além disso, ele busca modernizar o processo de trabalho e minimizar os riscos e prejuízos.

Desenho de Mobiliário

Uma das características do arquiteto é a criatividade. Quem atua no segmento de Desenho Mobiliário pode exercer todo o seu potencial, criando objetos e móveis, sempre de olho em tendências e novas vertentes.

Esse profissional tem um campo de atuação interessante, pois costuma atuar em conjunto com outros arquitetos. Além disso, pode prestar consultoria para lojas de decoração e fábricas do setor. Para isso, é essencial montar um bom portfólio de Arquitetura.

As disciplinas do curso de Arquitetura

grade curricular do curso de Arquitetura é composta por disciplinas das Ciências Exatas e Humanas. Portanto, aquela ideia de que o arquiteto só faz cálculos e desenhos não é verdade.

Em geral, existem muitas atividades práticas, estágios, desenhos e conhecimentos históricos. Aliás, na Unopar, os acadêmicos são realmente preparados para o mercado de trabalho. Além de professores altamente capacitados, eles ainda têm acesso ao Canal Conecta — uma plataforma para impulsionar sua carreira.

Quer saber mais? Conheça as principais disciplinas que um estudante de Arquitetura precisa se dedicar!

História e Teoria da Arquitetura

Essa é uma disciplina teórica muito importante, pois dá ao estudante uma visão histórica da Arquitetura. Aqui, ele aprende como a ciência surgiu, seus pilares e evolução ao longo dos anos.

Desenho de Arquitetura e Urbanismo

Nessa disciplina, o estudante aprende a fazer um desenho arquitetônico. Ou seja, terá auxílio de professores altamente capacitados para desenvolver a habilidade de desenhar e projetar, considerando vários estilos de Arquitetura.

Estudos Sociais e Econômicos

A disciplina Estudos Sociais e Econômicos é voltada para a discussão de alguns conceitos fundamentais da Ciência Econômica. Porém, o foco é traçar um paralelo com os temas pertinentes à Arquitetura, dando uma visão mais ampla ao estudante.

Infraestrutura Urbana

Nessa disciplina, o estudante aprofunda seus conhecimentos sobre os princípios de planejamento e projeto da infraestrutura urbana, como pavimentação e construção de pontes.

Além dessas matérias, o estudante de Arquitetura tem uma grade curricular bem dinâmica e completa. Aqui, na Unopar, você aprenderá também:

  • Ecologia Urbana;
  • Ética, política e sociedade;
  • Geometria aplicada à Arquitetura;
  • Informática aplicada à Arquitetura;
  • Conforto ambiental térmico;
  • Maquete;
  • Instalações hidrossanitárias;
  • Resistência dos materiais.

O perfil do estudante de Arquitetura

Agora que você já sabe de tudo isso, deve estar pensando: será que tenho perfil para me tornar um arquiteto? Identificar essa aptidão não é uma missão impossível. Na verdade, existem alguns pontos fáceis de serem identificados, como:

  • interesse por desenho e artes;
  • perfil observador e detalhista;
  • criatividade;
  • sensibilidade;
  • facilidade para trabalhar com números.

Percebeu essas habilidades? Então, você pode estar diante da sua profissão ideal. Agora, basta pesquisar bem a instituição, escolher a modalidade de ensino e quem sabe até conseguir uma bolsa de 100% na faculdade de Arquitetura!

Aliás, vale a pena destacar o salário desses profissionais no mercado. Um arquiteto urbanista ganha, em média, R$ 6.164,89*.

Invista na qualificação!

O que você achou dos tipos de Arquitetura apresentados? Como é possível perceber, o arquiteto tem muitas oportunidades de atuação e pode escolher trabalhar em áreas com as quais mais se identifica. Além de definir bem sua faculdade, é importante se dedicar ao estudo e ficar sempre atento às tendências. Assim, as chances de se tornar um profissional de sucesso são maiores.

Está pronto para começar? Inscreva-se agora mesmo no vestibular da Unopar e dê o primeiro passo para sua carreira promissora!

*Sujeito a alterações.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.