Arquitetura EAD: como funciona o curso?

Arquitetura EAD

Desconto nota do Enem

A flexibilidade e a praticidade dos cursos a distância fizeram com que a modalidade se expandisse e abrangesse diversas áreas do saber. A Arquitetura, por exemplo, é uma das formações de nível superior mais buscadas no país e, hoje, é completamente possível cursar EAD! Ótima notícia para quem deseja ser um arquiteto, não é mesmo?

Na Unopar, o curso de Arquitetura e Urbanismo EAD é ofertado de forma semipresencial. Mas, você já sabe como essa modalidade funciona?

Foi pensando em tirar todas as suas dúvidas sobre o tema que preparamos este guia completo para o curso de Arquitetura EAD. Vamos acompanhar?

Como funciona o curso de Arquitetura EAD?

O curso de Arquitetura EAD dura 5 anos e tem objetivo de capacitar o aluno para planejar e organizar projetos de diferentes espaços — de ambientes como quartos e salas a edificações. Tudo isso considerando fatores como segurança, conforto, acessibilidade e sustentabilidade.

Com os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação, o aluno terá a bagagem necessária para atuar em áreas como construção civil, restauração de edifícios, urbanismo, paisagismo, Arquitetura de interiores, desenho de mobiliário, entre outras –– com salários que vão de R$ 5.469,58* a R$ 13.207,50*.

A modalidade semipresencial

Aqui na Unopar, a graduação em Arquitetura EAD é ofertada de forma semipresencial. Antes de entender como funciona essa modalidade de ensino, é importante destacar que ela vem atraindo cada vez mais estudantes por sua dinâmica diferenciada e vantagens únicas.

Nela, o aluno de Arquitetura EAD cursa parte da carga horária presencialmente em sala de aula, e o restante online, por meio de disciplinas virtuais. Ou seja, é possível desfrutar da praticidade do ensino a distância sem abrir mão dos benefícios de um curso presencial.

Os encontros na faculdade acontecem 1 vez por semana. Nesse momento, o aprendizado ocorre via teleconferência ao vivo com os professores junto aos colegas de turma. É também nessas ocasiões que a parte prática do curso é colocada em ação nos ateliês e laboratórios do polo de apoio.

Já as matérias online são cursadas no Ambiente Virtual de Aprendizado, plataforma interativa que centraliza todo o material didático para essas disciplinas.

Quais matérias compõem a grade curricular?

Agora que você já sabe como funciona a graduação em Arquitetura EAD, chegou o momento de descobrir quais matérias fazem parte da grade curricular do curso. Ter essa informação em mãos é muito importante, já que mostra o que o aluno deve esperar ao longo de cada período. Afinal, estar preparado nunca é demais, concorda?

Para começar, saiba que as disciplinas ofertadas no curso de Arquitetura são bem amplas. A variedade de campos do saber é tanta que muitas pessoas ainda não entendem se a graduação é de Humanas ou Exatas (como curiosidade, se trata de uma formação da área das Ciências Sociais aplicadas).

Abaixo, listamos algumas matérias que você estudará na graduação em Arquitetura EAD da Unopar:

  • artes plásticas;
  • história e teoria da arquitetura;
  • estética e história da arte;
  • ética, política e sociedade;
  • desenho arquitetônico;
  • desenho artístico;
  • educação ambiental;
  • construções sustentáveis;
  • planejamento urbano;
  • ecologia urbana;
  • paisagismo;
  • álgebra e geometria;
  • cálculo;
  • metodologia científica;
  • urbanismo e infraestrutura;
  • projeto e instalações prediais;
  • tecnologia das construções etc.

Quais são as vantagens da faculdade de Arquitetura EAD?

A modalidade semipresencial une o melhor do EAD e do ensino presencial. Para mostrar como, reunimos a seguir algumas das principais vantagens da faculdade de Arquitetura EAD. Veja só!

Tour pela prova do Enem

Flexibilidade

A flexibilidade é um benefício bem exaltado no curso EAD, justamente por ser tão bem-vindo. Afinal, em uma graduação do tipo, é o próprio aluno quem monta o seu cronograma para as disciplinas online e decide quando e de onde estudar, de acordo com o tempo que tem disponível.

Bom custo-benefício

Pensar em custo-benefício é muito importante quando o assunto é o investimento em uma graduação. Felizmente, outra vantagem de destaque do curso de Arquitetura EAD é o seu preço. Aqui, na Unopar, trabalhamos com mensalidades que cabem no seu bolso e possibilidade de reduzir os valores por meio de bolsas e descontos.

No entanto, a economia não para por aí. Como precisará ir à faculdade apenas uma vez por semana, os gastos com transporte e deslocamento são mínimos se comparados aos de um curso presencial. Sem falar nas despesas extras, como alimentação fora de casa, xerox de apostilas, entre outros.

Vivência digital

Ter uma vivência digital é extremamente importante para o futuro arquiteto. Afinal, grande parte do seu trabalho acontece no computador, por meio de programas específicos. Sem falar no portfólio de Arquitetura, que é feito também em modelo online.

Ao optar pela modalidade semipresencial, o aluno terá contato frequente com o ambiente virtual, o que é, inclusive, algo bem-visto pelo mercado.

O Ambiente Virtual de Aprendizado da Unopar foi preparado com todo o cuidado para que o aluno tenha o máximo de aproveitamento. Além disso, reúne funcionalidades que geram engajamento e colaboram justamente com a criação de uma vivência digital, como o fórum de debates, chat online etc.

Onde estudar Arquitetura a distância?

Por fim, é claro que não poderíamos deixar de falar sobre a escolha da faculdade, não é mesmo? Para trilhar uma carreira de sucesso, é fundamental optar por uma instituição de ensino que foque a trajetória do aluno, dando apoio tanto nos estudos quanto em seu ingresso no mercado de trabalho. Esse é o caso da Unopar!

Ao longo do texto, você já conferiu alguns de nossos diferenciais. Mas nossas vantagens não param por aí. Para mostrar que estudar com a gente é a melhor escolha, separamos alguns motivos abaixo. Confira:

  • nosso curso de Arquitetura EAD é reconhecido e bem-avaliado pelo MEC;
  • temos a infraestrutura completa para a realização do curso (laboratórios modernos, salas de desenho, ateliê etc.);
  • oferecemos o Canal Conecta, portal de vagas de empregos e estágios de Arquitetura exclusivo para os alunos da Unopar.

Arquitetura e Urbanismo é para mim? ? Faça o nosso teste e descubra!

Arquitetura EAD da Unopar espera você!

Agora você já tirou suas dúvidas sobre o curso de Arquitetura EAD e está pronto para dar esse passo importante em sua vida que é o ingresso na faculdade. Lembre-se de que escolher a melhor instituição é essencial para garantir a qualidade da sua formação. O que está esperando para vir estudar com a gente na Unopar?

Aproveite que está aqui para fazer a sua inscrição no vestibular e conhecer as formas de ingresso disponíveis.

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados