Arquitetura Digital: o que é e por que está em alta?

arquitetura digital

Desconto nota do Enem

A chegada da terceira década do século XXI está mostrando para a gente o quanto a transformação digital mudou as profissões e o mercado. Logicamente, esse boom de inovação tecnológica acontece em todas as áreas, que reinventam seus processos e criam soluções ou melhoram as já existentes, a fim de não ficar para trás em competitividade.

A Arquitetura faz parte disso tudo. Em alguns campos, ela já utiliza a tecnologia digital em todo o processo arquitetônico –– do atendimento ao cliente e conceito de design à entrega dos projetos.

Mas como essa é uma questão muito nova e gera muitas dúvidas até em arquitetos experientes, resolvemos criar este post para explicar o que é a Arquitetura Digital e como ela opera no mundo online. Vamos lá? Aproveite a leitura!

O que é a Arquitetura Digital?

A Arquitetura Digital diz respeito à união entre os conhecimentos arquitetônicos e o uso intensivo da tecnologia nas principais atividades de desenvolvimento dos projetos da área.

Com isso, há uma revolução na forma como os dados são reunidos e os projetos são pensados, de maneira que sua apresentação ganha realismo, e os clientes já conseguem ter uma noção real dos resultados.

Ou seja, cada detalhe passou a ser milimetricamente calculado, o que evita muitos erros e retrabalhos. Sem dúvida, é algo que facilitou e muito a vida dos profissionais.

Um dos pontos altos dessa revolução digital na Arquitetura é automatizar processos, como desenhos, cálculos e medições, para que o dia a dia do arquiteto flua sem perda de tempo com excesso de rascunhos e conferência de cálculos.

Mais ainda, com a Arquitetura Digital, o que o profissional pensa, ele entrega. Isso quer dizer que seu cliente terá 100% de clareza de que sua ideia foi atendida e que qualquer ajuste pode ser feito antes de a obra começar!

Como a Arquitetura Digital funciona na prática?

Para que a Arquitetura Digital funcione realmente, os profissionais precisam ter adaptabilidade a mudanças, especialmente nos seguintes aspectos:

  • saber ouvir seus clientes;
  • não ter resistência a imergir na tecnologia;
  • ter desenvoltura com aplicativos e programas comunicação digital;
  • investir em formação multidisciplinar;
  • saber trabalhar em um time;
  • ter o hábito de testar tudo o que pensa e não ser avesso a mudanças.

O principal ponto da Arquitetura Digital é que o trabalho ganha agilidade e transparência em todas as etapas, desde o planejamento até a venda. Logo, a satisfação dos clientes aumenta, influenciando os resultados do negócio.

Está pensando em seguir esta carreira? Leia aqui tudo sobre Arquitetura e Urbanismo!

Quais são as tecnologias relacionadas com o conceito?

Não são poucas as tecnologias que dão força à Arquitetura Digital. Como o intuito é facilitar e ampliar as possibilidades de criar as melhores soluções para os clientes, a área de TI tem oferecido para outros profissionais (como o arquiteto!) softwares e plataformas com os recursos abaixo.

Inteligência Artificial e Machine Learning

A Inteligência Artificial se trata dos robôs que aprendem com os dados. Essa tecnologia é totalmente relacionada com o Machine Learning (aprendizado de máquina), que consiste em fazer com que um programa aprenda a dar respostas mais fidedignas às expectativas do usuário, com o passar do tempo.

Na prática, os dados são inseridos, combinados e processados. Quanto mais o arquiteto usa o programa, mais combinações acontecem e as respostas acabam sendo bem corretas.

Internet das Coisas

A Internet das Coisas (Internet of Things) diz respeito a todos os aparelhos que são conectados à internet, com a capacidade de enviar e receber dados. Imagine como exemplo uma lâmpada que acende ou uma cortina que se abre pontualmente às 18h30, pois o proprietário da residência disparou uma alerta pelo celular.

Tour pela prova do Enem

O mesmo vale para os simuladores internos, em que os arquitetos podem demonstrar soluções aos clientes, antes mesmo da primeira pá de areia seja jogada.

Chatbots para atendimento

Os clientes querem respostas rápidas, 24h/dia. Os chatbots de atendimento online na Arquitetura são uma ferramenta e tanto, em especial para acalmar a ansiedade do primeiro contato. Basta que a pessoa acesse o site da empresa, e automaticamente um “robozinho” começa a conversar com ele.

Ferramentas de controle administrativo

Organizar uma equipe de trabalho e controlar seu desempenho, distribuir tarefas, acompanhar projetos, fazer a gestão financeira etc. Tudo isso está sendo muito mais fácil com softwares de gestão e controle administrativo. Eles têm a capacidade de integrar os setores e profissionais, a fim de que todo o negócio trabalhe de maneira coordenada, o que evita uma série de contratempos e dificuldades.

Como a realidade virtual pode ser vantajosa para o segmento?

A realidade virtual (RV) está entre as tecnologias que estão revolucionando ao presente e futuro da Arquitetura Digital. Aqui estão alguns dos principais benefícios para o setor.

Simulação de cenários do mundo real

Com a RV, é possível simular experiências reais, desde a sensação de estar dentro de um espaço até adversidades, como um incêndio. É possível projetar e testar, com mais precisão, grandes e pequenos elementos funcionais das construções.

Personalização de experiências individuais

Também dá para ver como uma construção ficará após a conclusão do projeto –– móveis, revestimentos e esquemas de cores se harmonizam. Outro benefício evidente é evitar problemas estruturais na obra.

Menor custo de implementação

Com baixo custo, a RV pode ser facilmente incorporada em um showroom para que os clientes em potencial visitem vários locais, layouts e edifícios, tudo em um lugar centralizado.

Treinamento de construção avançado

Novos arquitetos podem ser treinados com muito mais eficiência, já que as simulações dos projetos permitem uma experiência avançada, capazes de demonstrar, por exemplo, como aliar estilo, funcionalidade e segurança.

Qual é a importância de conhecer as inovações da Arquitetura?

Quando pensamos em Arquitetura Digital, estamos falando sobre as novas necessidades que conduzem a inovações. A tecnologia chegou para reduzir o esforço desnecessário, diminuir custos e garantir projetos mais sustentáveis.

Se você quer pertencer ao futuro da Arquitetura e se destacar como profissional, precisa começar com a escolha de uma faculdade moderna e antenada com o novo. Esse é o caso da Unopar, que está sempre atenta às novas expectativas do mercado, a fim de adequar seu projeto pedagógico e estrutura do Bacharelado de Arquitetura e Urbanismo ao que sua formação necessita hoje e daqui a alguns anos.

Venha para a Unopar!

Com um curso de Arquitetura EAD, ofertado em caráter semipresencial, você vai aprender da melhor forma, dentro do seu ritmo e com a ajuda de uma plataforma digital exclusiva e tutores especialistas! Não há por que adiar mais o início de sua carreira!

Agora você já sabe que a Arquitetura Digital chegou para ficar. Achou esse mundo fascinante? Então, dê o próximo passo e inscreva-se no vestibular de Arquitetura e Urbanismo da Unopar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados