Qual é a nota de corte do curso de Agronomia?

nota de corte agronomia

Desconto nota do Enem

Está pensando em prestar vestibular nos próximos meses? Então, imagino que sua cabeça esteja funcionando a todo vapor, não é? E isso não é para menos. O período de preparação para as provas é muito intenso e há muitas coisas para fazer. É quase como se não houvesse tempo o suficiente.

Além de organizar os estudos e entender todas as matérias, precisamos também estar sempre de olho nos conceitos que envolvem quantos pontos precisa para passar no vestibular, calendários de provas e o cálculo das notas. Por isso, estamos aqui para ajudar você a entender a nota de corte de Agronomia!

Se você pretende fazer um Bacharelado de Agronomia e ainda está começando a compreender todos os conceitos que envolvem esse mundo tão complexo, continue com a gente. Confira como funciona a nota de corte!

Qual é a nota de corte para Agronomia?

A nota de corte é definida como a desempenho obtido pelo último colocado entre o número de vagas disponíveis. Exemplo: se há 50 oportunidades para um determinado curso, ela será a pontuação do 50º candidato.

Os demais candidatos serão colocados na lista de espera. Por isso, se algum dos 50 primeiros desistir de fazer a matrícula, será feita uma segunda chamada para convocar os estudantes seguintes.

Com isso em mente, veremos as pontuações que fazem parte da nota de corte para o Bacharelado em Agronomia em diferentes programas!

Nota de corte do Enem

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova de vestibular que acontece de maneira simultânea em todo o Brasil. Todo ano, cerca de 5 milhões de pessoas realizam esse exame, que é composto de 180 questões sobre as matérias do ensino médio e uma redação.

A prova é dividida em dois dias, e sua pontuação dependerá de uma série de fatores, graças ao TRI (Teoria de Resposta ao Item). Esse mecanismo pode até mesmo prever se você chutou uma questão difícil.

De qualquer modo, não há uma “nota de corte para o Enem”. Você pode fazer a prova e obter uma pontuação acima de 200 — ela será válida para que você possa participar dos processos seletivos. Não se preocupe, mas dê o seu melhor!

Nota de corte do Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa do Governo Federal que oferece vagas em faculdades públicas de todo o Brasil. Aqui, o estudante pode participar na ampla concorrência ou com a política de cotas.

Participar do Sisu é algo que traz uma série de oportunidades para os alunos, já que permite que eles estudem de graça em faculdades extremamente renomadas. No entanto, há um problema: a concorrência.

Como há poucas vagas e muita gente interessada, é normal que as notas de corte para Agronomia no Sisu sejam bem altas. Elas giram em torno dos 650 pontos, mas pode chegar a expressivos 750 em muitas faculdades.

Nota de corte do Prouni

O Prouni (Programa Universidade para Todos) também faz parte da seleção de alternativas do governo para otimizar o ingresso dos jovens no ensino superior. Ele utiliza a nota do Enem como guia e o objetivo é oferecer bolsas (que podem ser de 50% ou 100%) aos estudantes de baixa renda do Brasil.

Para estar apto a participar, o estudante precisa ter feito pelo menos 450 pontos na média do Enem e não pode ter zerado a redação.

Tour pela prova do Enem

As notas de corte para Agronomia no Prouni são de 610 pontos, em média. Em 2020, a mais alta do programa foi de 650.

Nota de corte do FIES

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é dedicado às faculdades particulares, mas com uma diferença: aqui, não são concedidas bolsas, mas sim parcelamentos a juros baixos e que só começarão a ser pagos quando o aluno se formar.

Ah, e não podemos esquecer! O FIES também permite que você financie os 50% restantes do Prouni, caso você não tenha conseguido uma bolsa integral por aquele programa. Assim, essa é mais uma chance para você!

As notas de corte de Agronomia no FIES são de 560 pontos, em média. Lembrando que todas essas pontuações podem variar de ano para ano, ok? Então, as use apenas para ajudá-lo a se preparar!

E as faculdades particulares, como funcionam?

Para saber tudo sobre Agronomia e as notas de corte, você também precisa conhecer outra opção de ingresso: a entrada de forma direta pelas faculdades particulares.

Muitas instituições, como é o caso da Unopar, têm seus vestibulares próprios e também utilizam a nota do Enem dos candidatos como substituta a essa prova.

Nesse caso, não há notas de corte. O conceito trabalhado é o de nota mínima. Cada instituição definirá uma pontuação que deve ser alcançada para que o candidato consiga a sua tão sonhada vaga!

Como ingressar no curso de Agronomia da Unopar?

Você pode fazer parte da Unopar a partir de uma série de formas de ingresso. Algumas opções são:

Ao participar de nosso time, você entrará em uma instituição cheia de diferenciais e que certamente contribuirá para o seu amadurecimento e sucesso profissional! Um deles é o Canal Conecta, portal de empregabilidade exclusivo a nossos alunos.

E caso você esteja se perguntando sobre o valor da faculdade de Agronomia, já adiantamos: na Unopar, as mensalidades são a partir de R$ 399,00* ao mês. Mas dá para obter ajuda extra de bolsas e descontos concedidos pela instituição.

Outra pergunta muito comum é quantos anos dura a faculdade de Agronomia. Ele tem duração de 5 anos (10 semestres).

Por fim, saiba que, na Unopar, você também tem a opção de fazer o curso de Agronomia semipresencial. Assim, pode conciliar melhor seus estudos com outros aspectos de sua vida.

Agora é com você!

Gostou de saber como funciona a nota de corte de Agronomia? Agora é hora de se dedicar bastante aos estudos e não desistir. Em breve, você estará em uma graduação de qualidade, dando início a uma bela e promissora carreira em uma área que não para de crescer!

Para adiantar ainda mais o começo de seu sonho, que tal já aproveitar e se inscrever para o vestibular de Agronomia? Na Unopar, você faz a prova completamente online e pode garantir a sua vaga já para o próximo semestre!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 24

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados