Descubra a nota de corte de Engenharia da Computação

estudante de engenharia da computação

Você quer desenvolver novas tecnologias e projetar hardware e sistemas computacionais? Para conquistar a sua tão sonhada vaga no curso de Engenharia da Computação, é bom saber que a nota de corte nessa área é uma das mais altas. Afinal de contas, a graduação é bastante concorrida e promissora no campo das Exatas.

A pontuação pode variar de acordo com cada instituição de ensino e com o processo seletivo escolhido — Sisu, Prouni, FIES — para ingressar na faculdade. Para ajudar no seu preparo, reunimos todas as informações mais importantes sobre a nota de corte da Engenharia da Computação. Então fique de olho na leitura para saber como se preparar!

Afinal, o que é a nota de corte e para que serve?

Contar com um bom plano de estudos é essencial, mas sabia que esse não é o único passo importante rumo ao seu futuro profissional? Entender como é calculada a nota de corte de Engenharia da Computação ajuda a nortear o preparo para obter a aprovação.

De forma bem resumida, é a pontuação mínima que você precisa para passar no curso que escolheu. As graduações mais valorizadas são as que costumam ter as notas de corte altas no Sisu, Prouni, FIES e até mesmo no ingresso direto conforme o desempenho no Enem. Vale lembrar que temos essa opção aqui na Unopar.

Funciona assim: ao se inscrever em um dos processos seletivos, a sua nota “disputa” posições com as pontuações de outros candidatos no mesmo curso. Por exemplo, se a faculdade de Engenharia da Computação tiver 50 vagas, as 50 maiores entram na lista. Entendeu?

Não existe um número fixo. A pontuação varia para mais ou para menos de acordo com cada instituição, o nível de concorrência e o preparo do candidato. Ao conhecer a nota mínima para a Engenharia da Computação, você consegue se preparar melhor e com uma noção maior do que precisa acertar para aumentar as suas chances.

Por que a nota de corte de Engenharia da Computação é mais alta?

Seja qual for a Engenharia escolhida, essa carreira figura entre os cursos bastante procurados e as profissões mais bem-pagas. Quando falamos especificamente da Engenharia da Computação, há várias oportunidades no mercado de trabalho para profissionais qualificados.

Sem contar que a área de tecnologia, robótica e afins segue em ascensão. Com a demanda de vagas, a busca por capacitação no ensino superior aumenta. Isso faz com que a concorrência seja maior e, consequentemente, afeta a nota de corte. Dessa maneira, o curso acaba tendo uma das pontuações mais altas.

Qual é a pontuação mínima em cada processo seletivo?

Para aumentar as suas chances de ingresso na faculdade, recomendamos que você conheça as características de cada processo seletivo. Além do vestibular tradicional, aqui na Unopar adotamos as notas do Enem como uma porta de entrada a mais para os futuros alunos.

Os processos seletivos também se estendem para o Prouni e o FIES. Tem ainda o Sisu para quem busca uma vaga em faculdades públicas. A partir de agora, vamos apresentar melhor cada um deles, bem como as suas notas de corte para o curso de Engenharia da Computação.

Nota de corte pelo Sisu

O Sistema de Seleção Unificada é um dos processos mais concorridos, já que é dedicado a vagas no sistema público de ensino superior. A nota de corte do Sisu é a pontuação do último candidato aprovado e varia conforme o desempenho, a faculdade e o local do curso.

Para a Engenharia da Computação, a média geral chega perto dos 800 pontos, podendo até ultrapassar em algumas instituições. Devido à alta concorrência, só garante uma vaga quem tiver as maiores pontuações. Vale lembrar ainda que a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não pode ser zerada.

Nota de corte para bolsas do Prouni

Uma das formas de ingressar na faculdade de Engenharia da Computação aqui na Unopar é por meio do Programa Universitário para Todos. Se você quiser obter uma bolsa do Prouni em EAD ou nas modalidades presencial e semipresencial, é preciso ter somado ao menos 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação.

Já a nota de corte para conquistar o benefício de bolsas integrais (100%) ou parciais (50%) no curso, seguem uma média de 640 pontos. A mais alta, no entanto, pode ultrapassar os 800 pontos, enquanto a mais baixa segue a mesma soma da prova do Enem.

Nota de corte pelo FIES

Outra possibilidade que temos aqui na Unopar é o Fundo de Financiamento Estudantil. Com taxas de juros mais acessíveis, bons prazos e facilidade para o pagamento, é uma opção interessante para ingressar no ensino superior em uma faculdade particular. Há, inclusive, a opção de obter o FIES EAD para cursos a distância.

Para esse modelo, valem as mesmas regras do Prouni em relação aos requisitos do Enem. A nota de corte do FIES é um pouco menor em comparação com Sisu e Prouni. A média é de 550 pontos, podendo passar os 700 pontos em algumas instituições.

Nota de corte do Enem

Para completar as formas de ingresso na Unopar, existe ainda uma opção que dispensa o vestibular. Nesse caso, os futuros alunos podem usar apenas a nota do Enem como base, desde que tenha sido conquistada nos últimos três anos.

A pontuação deve ser maior que 200 pontos na prova de conhecimentos e na redação. Isso significa que o início da sua carreira só depende do seu bom desempenho. Caso você cumpra os pré-requisitos, basta fazer a matrícula e aproveitar o curso ao máximo.

A nota de corte de Engenharia da Computação é uma das mais altas. Por isso, só conquista uma vaga na faculdade quem se guia pelas maiores pontuações. Os futuros profissionais também aumentam as suas chances na Unopar graças às opções de ingresso pelo vestibular online ou tradicional, Prouni, FIES e a própria nota do Enem. Aqui, o seu desempenho é a sua porta de entrada. Então aproveite!

E aí, inspirou o plano de estudos para conquistar muitos pontos? Faça a sua inscrição aqui na Unopar e comece já a sua carreira na Engenharia da Computação.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.