Qual a nota de corte para Psicologia no Enem?

nota de corte psicologia ENEM

Desconto nota do Enem

Sabemos que todas as carreiras são fundamentais para a sociedade, mas é inegável que a concorrência para algumas delas no vestibular é muito maior do que para outras. Isso acontece por uma série de fatores, como número de vagas disponíveis, quantidade de candidatos interessados e a existência de faculdades que ofereçam aquele curso.

Um dos principais reflexos da concorrência é o número de pontos que o candidato precisa fazer para ser aprovado na faculdade. É por isso que a nota de corte para Psicologia no Enem é uma das mais altas, já que esse é um dos cursos valorizados e que fazem a cabeça dos vestibulandos.

Quer ingressar em um curso de Psicologia? Então, você precisa saber mais sobre as notas necessárias para entrar na faculdade! Continue a leitura e tire suas dúvidas, além de descobrir algumas dicas para entrar em uma boa instituição com uma concorrência menor e, consequentemente, notas mais baixas.

Qual é a nota de corte de Psicologia no Enem?

A faculdade de Psicologia é uma das mais valorizadas pelo mercado de trabalho. E não é para menos: os cursos da área da saúde demonstram um crescimento constante, e os profissionais neles graduados são rapidamente absorvidos em vagas de alta qualidade.

A remuneração para quem se forma nessa graduação também é interessante. Recém-formados recebem cerca de R$ 2.700* para 33 horas trabalhadas por semana, valor que melhora com a realização de especializações, de cursos e com o ganho de experiência por parte do profissional.

Mas como isso reflete nas notas de corte para Psicologia no Enem? Descubra a seguir!

Prouni

Se o seu objetivo é conseguir bolsas integrais ou de 50% para faculdades privadas, o Prouni é o programa certo para você! Ele é destinado apenas aos estudantes com rendas baixas e que ainda não tenham um diploma de ensino superior.

Para participar, o candidato precisa prestar o Enem e conseguir uma média mínima de 450 pontos nas provas, sem ter zerado a redação. No entanto, notas altas significam maiores chances de conquistar uma vaga! De acordo com as notas médias entre os estudantes, com base em edições recentes, é preciso ao menos 650 pontos para garantir sua vaga em Psicologia pelo Prouni.

Sisu

O Sisu é o “Prouni para faculdades públicas”. Embora isso pareça muito bom na teoria, na prática, as coisas são um pouco diferentes. A concorrência para os cursos federais é muito alta, e a oferta de vagas, baixa.

Além disso, as notas de corte para Psicologia no Sisu são altíssimas. Em algumas instituições, ela pode chegar a mais de 800 pontos, um valor inatingível para muitos estudantes brasileiros. De acordo com as notas médias entre os estudantes, com base em edições recentes do Sisu, é preciso tirar de 678 a 834 pontos para garantir sua vaga em Psicologia numa instituição pública.

FIES

Ao contrário do Prouni, que concede bolsas e gratuidade nos cursos, o FIES é um programa de financiamento do Governo Federal. Ao longo da graduação, o estudante só paga algumas taxas, quitando o curso apenas depois de formado, a juros baixos e com parcelas modestas.

Para participar, a regra é a mesma: basta tirar pelo menos 450 pontos na média do Enem e uma nota maior que 0 na redação. Novamente, os candidatos com melhores pontuações são priorizados. Por isso, capriche nos estudos! De acordo com as notas médias, com base em edições recentes anteriores, é preciso ao menos 610 pontos para garantir sua vaga em Psicologia pelo FIES.

Ingresso direto em faculdades particulares

Algumas faculdades privadas também trazem o benefício da utilização da pontuação do Enem para substituir o vestibular comum. Sendo assim, a nota de corte varia bastante de instituição para instituição, além de outros fatores, como: período do curso, modalidade etc.

Na Unopar, você conta com essa facilidade que aumenta as chances de cursar Psicologia muito em breve! Para mais informações, entre em contato com a nossa equipe e tire suas dúvidas.

Tour pela prova do Enem

Como garantir uma bolsa para Psicologia sem a nota do Enem?

As faculdades privadas são uma ótima opção também para quem não quer utilizar a nota do Enem para ingressar. Ainda que não exista, por enquanto, uma graduação de Psicologia a distância, os cursos dessas instituições são muito valorizados e facilitam bastante a vida do estudante.

Na Unopar, contamos com uma graduação reconhecida pelo MEC e com toda a infraestrutura necessária para que o aluno possa trilhar um caminho brilhante em sua carreira. Nosso foco está na realização de estágios e na preparação do estudante para o mercado de trabalho, apresentando a ele, desde cedo, áreas como a Psicologia Infantil, a Psicologia Clínica e muitas outras.

Além de nossos diferenciais, que incluem o acesso a vagas de emprego exclusivas no Canal Conecta, temos também muitas opções de bolsas e descontos para quem sonha em fazer Psicologia, mas não dispõe de muito dinheiro para investir. Confira as alternativas a seguir!

Bolsa Incentivo

É um programa destinado aos estudantes que querem começar um curso superior, mas têm alguma dificuldade — por exemplo, financeira — para dar início a esse projeto.

Para participar, é fundamental escolher essa modalidade no ato da inscrição para o vestibular. Não deixe de conferir mais informações na página de resultados e regulamentos!

Bolsa Primeiro Semestre

Quer começar o seu curso de Psicologia, mas está com a grana curta? Não se preocupe! A Bolsa Primeiro Semestre, concedida pela Unopar, oferece descontos de até 20% nos primeiros 6 meses de curso.

Bolsa Transferência

Às vezes, uma mudança é algo muito positivo. E, quando o assunto é se transferir de outra instituição para a Unopar, isso se torna até mesmo necessário! Os alunos que participarem de processos de transferência externa também têm direito a descontos bem bacanas.

Nesse caso, os estudantes que se transferirem para cursos presenciais — como é o caso de Psicologia — podem receber até 60% de desconto nas mensalidades até o último mês do curso.

Amigo Vale-Prêmio

O programa Amigo Vale-Prêmio é outra vantagem concedida pela Unopar para alunos que se matricularem a partir de indicações. Com elas, o estudante consegue uma série de descontos e benefícios!

Você pode saber mais sobre essa alternativa visitando o site oficial do programa ou entrando em contato diretamente com a Unopar. O que está esperando?

Você está mais perto de uma carreira de sucesso!

Gostou de conhecer a nota de corte para Psicologia no Enem? Com essas informações — e também com todas as dicas sobre bolsas e descontos — fica muito mais fácil se programar para começar uma carreira brilhante nessa área, contando com a ajuda da Unopar!

Aproveitando o assunto, que tal começar agora mesmo? Inscreva-se no vestibular Unopar e não perca tempo! Agende a sua prova online e conquiste a sua merecida vaga em Psicologia em nossa instituição.

*Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 75

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados