Nutricionista: entenda o que faz esse profissional

Nutricionista

Desconto nota do Enem

Com muito prestígio no mercado de trabalho, o curso de Nutrição é um dos mais requisitados por quem vai prestar vestibular. Um dos motivos disso é que as pessoas estão mais preocupadas com a qualidade de vida, impactando a necessidade do nutricionista em diferentes segmentos.

Muita gente pensa que o profissional apenas prescreve dietas para os pacientes. Contudo, sua atuação vai muito além, e é possível trabalhar em indústrias, hospitais, clubes, academias e até em restaurantes.

Ficou interessado e quer conhecer as áreas de atuação do nutricionista? Então, continue a leitura!

O que é um nutricionista?

O nutricionista é o profissional da área da saúde que lida diretamente com a relação da pessoa com os alimentos. Ele é capacitado para atuar na recuperação, promoção e prevenção da saúde humana, avaliando, executando e planejando ações baseadas nos conhecimentos da alimentação e da Nutrição.

O objetivo principal é a prevenção de doenças, além de manter ou recuperar o bem-estar do paciente por meio da orientação a uma alimentação balanceada e rica em nutrientes. Por conta do seu amplo conhecimento, o nutricionista promove o melhor aproveitamento dos ingredientes e ajusta as suas quantidades e combinações, sempre com a intenção de promover uma melhora da saúde.

O que faz um nutricionista?

Quem se forma na faculdade de Nutrição encontra um mercado de trabalho aquecido. O profissional é responsável por ajudar os pacientes a terem mais saúde por meio da alimentação. Entre todas as atividades que exerce, o nutricionista ajuda a promover, recuperar ou manter uma vida mais saudável.

Muitas pessoas acreditam que ele apenas prepara cardápios e indica quais alimentos devem ser consumidos. No entanto, a atuação vai além disso, sabia? Algumas atividades desempenhadas são:

Tour pela prova do Enem
  • avaliar e elaborar produtos, de suplementos a alimentos;
  • controlar a qualidade do cardápio e dos alimentos de vários refeitórios e restaurantes;
  • elaborar um diagnóstico nutricional das pessoas, compreendendo seus acertos, falhas e rotinas;
  • indicar dietas, incluindo suplementos alimentares.

Vale ressaltar que o salário de quem se opta pela graduação em Nutrição é bastante atrativo. A média é de R$ 2.944,26* para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Quais são as áreas de atuação do nutricionista?

Como a gente viu, o nutricionista desempenha várias funções durante a sua rotina. Logo, escolher uma área de atuação é um processo que se inicia ainda na faculdade, com atividades diversas e estágios. Mas é possível adiantar o caminho ao conhecer alguns campos desde já:

  • Nutrição Clínica — dentro da própria clínica, o profissional atende pessoas que estão em busca de uma alimentação saudável;
  • Saúde Coletiva — conscientiza e educa a sociedade sobre a importância de manter uma alimentação saudável;
  • Indústria de alimentos — acompanha de perto toda a cadeia produtiva dos alimentos.

Agora que já conhece bastante sobre a atuação do profissional, deve estar curioso para saber como ser nutricionista, certo? O primeiro passo é fazer o curso superior em uma faculdade conceituada e reconhecida pelo mercado. A Unopar conta com professores altamente qualificados, que levam para a sala de aula não apenas a teoria, mas também e prática.

Além disso, a nossa infraestrutura é de ponta, com clínicas-escola, cozinhas industriais e laboratórios –– todos eles com espaços equipados. Também oferecemos bolsa para cursar Nutrição, ideal para quem não consegue arcar com os custos da faculdade.

Agora é com você!

Você já sabe o que faz o nutricionista, então, será que essa é a opção ideal? Ao pesquisar sobre o curso, o perfil do profissional e as áreas de atuação, é possível tomar uma boa decisão. A partir daí, lembre-se de estudar em uma faculdade reconhecida e de qualidade.

E aí, que tal começar a construir uma carreira de sucesso? Inscreva-se agora mesmo no vestibular online da Unopar!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados