7 motivos pelos quais a faculdade de Nutrição vale a pena

nutrição vale a pena

Desconto nota do Enem

Você é curioso quanto à composição nutricional dos alimentos e tem interesse em trabalhar pela saúde e bem-estar das pessoas? Então, saiba que o curso de Nutrição vale a pena, pois oferece uma bagagem grande de conhecimento, possibilitando trabalhar em diferentes áreas e com públicos diversos.

Estamos falando de um segmento profissional que ganha cada vez mais destaque, ou seja, que tem um mercado de trabalho sempre aquecido.

Se você ainda tem dúvidas se segue essa carreira, precisa conferir as informações que reunimos para você. Continue a leitura e fique por dentro dos 7 motivos para escolher a faculdade de Nutrição!

Grade curricular interessante

Se você busca saber se vale a pena fazer Nutrição, precisamos explicar como a matriz curricular desse curso é interessante. É uma faculdade da modalidade Bacharelado, que dura 8 semestres.

Na Unopar, você acompanha matérias teóricas e práticas que seguem as principais tendências do mercado, tudo com uma metodologia interativa. Entre os diferentes assuntos dessa graduação estão:

  • Composição dos Alimentos;
  • Avaliação Nutricional;
  • Bases para a Vigilância Sanitária de Alimentos;
  • Gastronomia Aplicada à Nutrição;
  • Tecnologia de Alimentos;
  • Educação Alimentar e Nutricional;
  • Nutrição, Exercício Físico e Estética;
  • Epidemiologia Nutricional;
  • Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição.
  • Segurança Alimentar e Nutricional;
  • Higiene e Controle de Alimentos.

A ideia é adquirir um vasto conhecimento e também as competências práticas para enfrentar todos os desafios dessa carreira tão promissora. Você estará apto a fornecer uma orientação nutricional de acordo com as necessidades de seu paciente, de modo que ele consiga estabelecer uma relação saudável com os alimentos e, assim, viver bem.

Possibilidade de estudar EAD

Agora que você já descobriu como é o curso de Nutrição, restaram dúvidas se as aulas se encaixam na sua rotina? Então, temos uma boa notícia! Na Unopar, você pode escolher fazer essa graduação na modalidade de ensino presencial e no EAD.

Funciona assim: no presencial, que é formato tradicional, você faz todas as aulas e atividades práticas na faculdade, tendo um contato mais constante com os colegas e professores.

Já a Nutrição EAD é no formato semipresencial. Tem uma dinâmica diferente, em que você assiste a uma parte das matérias no formato digital, por meio de uma plataforma virtual de ensino, e a outra na faculdade. Uma flexibilidade e tanto para estudar!

Os encontros presenciais ocorrem de uma a três vezes na semana e são voltados para as atividades práticas, como as de laboratório e clínicas-escola, e para aulas ao vivo com o professor por videoconferência.

As matérias de Nutrição EAD são as mesmas do modelo presencial. Além disso, nas duas opções de modalidade, você conta com professores capacitados e conquista um diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Dessa forma, é só pensar qual formato mais se encaixa no seu dia a dia para estudar com tranquilidade.

Alta empregabilidade

Já deu para conferir as vantagens do curso de Nutrição na parte dos estudos. Mas e depois de formado? Ao se tornar nutricionista, você se depara com um mercado que tem alta empregabilidade.

Vamos explicar: cada vez mais, as pessoas buscam qualidade de vida, valorizando uma alimentação saudável. Outra questão é a incidência da obesidade no Brasil, que passou de 12,2% da população adulta em 2002 para 26,8% em 2019, tornando, assim, um problema de saúde. É aí que entra a importância do profissional de Nutrição.

Tour pela prova do Enem

Desse modo, ao escolher uma faculdade de qualidade, você vai se dar bem na hora de procurar emprego nos grandes portais de vaga, como o Canal Conecta, e dar o primeiro passo rumo a uma trajetória profissional de sucesso.

Área estável e aquecida

Você que saber tudo sobre a graduação em Nutrição? Precisa ter em mente que escolherá um curso na área da saúde que está sempre aquecido. Independentemente das crises, as pessoas buscam o nutricionista para manter um estilo de vida saudável. Já a área de alimentação coletiva precisa desse profissional para oferecer cardápios equilibrados e gerenciar equipes.

Na indústria alimentícia, há sempre demanda por nutricionistas, especialmente com o crescimento do vegetarianismo (e veganismo) e a necessidade de criar opções alternativas, como carnes feitas de vegetais.

No setor hospitalar, o profissional tem papel especial, visto que elabora cardápios para pacientes com dietas restritivas e coordena a equipes da cozinha da instituição.

Dessa forma, para quem se mantém sempre atualizado na área, as possibilidades de trabalho são numerosas, tanto no serviço público como no privado. O salário para os profissionais da Nutrição gira em torno de R$ 2.858,36*, valor que pode ser ainda maior com o segmento de especialização, região de atuação ou tempo de experiência do nutricionista.

Vasto leque de atuação

Vale a pena fazer Nutrição, pois é uma carreira que oferece opções para diferentes perfis de profissional. Você pode trabalhar com sua clínica ou consultório próprios, empreendendo na área, mas não é só! Veja a seguir outras possibilidades de atuação para o nutricionista:

  • hospitais;
  • escolas;
  • saúde coletiva (postos de saúde, programas de saúde da família);
  • restaurantes;
  • academias;
  • clubes e equipes esportivas;
  • indústria alimentícia;
  • equipes multidisciplinares de saúde home care.

Especialização em diferentes segmentos

O nutricionista pode crescer ainda mais na área e valorizar o currículo fazendo uma especialização. É possível escolher a pós-graduação em diferentes segmentos, como:

  • Nutrição Clínica;
  • Nutrição Hospitalar e Ambulatorial;
  • Nutrição e Suplementação Esportiva;
  • Nutrição em Oncologia;
  • Nutrição Aplicada à Estética;
  • Obesidade e Emagrecimento;
  • Gestão em Saúde.

Alta nas redes sociais

Por fim, precisamos destacar que vale a pena cursar Nutrição porque essa é uma carreira em alta nos meios digitais, especialmente nas redes sociais. É um espaço em que os profissionais da área podem trazer esclarecimentos, informações de saúde e tirar dúvidas.

É uma estratégia interessante para divulgar os serviços e conquistar pacientes para o atendimento remoto, ou seja, orientação que ocorre a distância.

Faça a sua escolha!

Viu só como fazer Nutrição vale a pena? A dica é escolher uma faculdade com boa infraestrutura e grade curricular completa, para que você receba um aprendizado de qualidade para brilhar nessa área. E isso é tudo que você encontra na Unopar!

Não perca tempo e comece a planejar agora seu futuro. Quer saber como? Inscreva-se no vestibular Unopar e dê início à graduação em Nutrição com os melhores professores!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 115

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados